segunda-feira, 9 de agosto de 2010

20 dias, 20 noites

É o que falta para o plantel do Sporting estar fechado. Para já, está demasiado aberto, com muitos a quererem sair e outros a resistir à saída, se fosse por dedicação ao clube, mas não é. Os que querem, estão fartos (eu também) de pedir para ir embora, os que querem ficar, fazem-no em conflito com o interesse do Sporting. Em linguagem popular dir-se-ia “Isto está bonito!”.

Com pouco mais de duas semanas até ao encerramento da janela de transferências, há muitos “casos” por resolver. Stojkovic, Golas, P.Silva, Caneira, Abel, Cedric, Tonel, Djalo, Izmailov, Salomão, nenhum destes sabe se ficará no plantel e alguns vão fazer tudo para que não o façam. É mais de um terço da equipa!

Hoje, segunda-feira, o plantel do Sporting tem 4 guarda-redes, 3 laterais direitos, 6 centrais e nenhum “verdadeiro” extremo direito (Izmailov está lesionado e em conflito com o clube) além de Postiga estar a disfarçar o lugar de ponta-de-lança goleador que falta à equipa. O ex-portista está de facto a fazer um bom arranque, mas pode-se depender dele e de Saleiro mais Pongolle para marcar os golos que faltam à equipa? Eu não arriscaria.

A imprensa e alguns bloggers falam da ausência de um grande central que domine a área e imponha o seu talento na defesa, um internacional experiente e com cartel. Mas está tudo parvo? Quanto é que custa um jogador desses? 9 milhões? 12 milhões? 20 milhões? Isto com 6 centrais na equipa?

Os reforços “reais” penso que chegarão par a ala direita (Vukcevic e Valdês na esquerda darão garantias) para o lugar de avançado (ao lado de Liedson ou Postiga) e para a baliza, isto se entretanto emprestarmos Golas e “resolvermos” Stojkovic. São três posições num onze, o que a menos de uma semana do início do campeonato, é muito!

Penso que esta semana é decisiva e muito da época se jogará nas decisões que forem tomadas nos próximos dias. Não chovem propostas em Alvalade e não se vêem aquisições à vista. Tal como o tempo, a coisa está quente e sem “brisas”, o barco parece “parado” e não sopra vento nas velas. Ou alguém liga o “motor” ou podemos ter uma época de pequenos motins, em tudo semelhante à anterior, com derrotas a exporem os “casos” não resolvidos (houve tanto tempo para os resolver) e a imprensa a “capitalizar” toda e qualquer contradição em constante prejuízo da confiança dos adeptos.

Espero nos próximos dias escrever mais neste blog sobre resoluções e não sobre dúvidas. Era bom podermos concentrar as nossas ideias em como joga esta equipa, e não em como jogará quando este ou aquele saírem ou entrarem.

Até breve.

1 comentário:

  1. Amigo Verdão,

    Eu também gostaria que a Direcção se desfizesse de todas as maçãs podres para não ter desculpas, no final da época, para mais uma época de desaire que nós, adeptos, nunca perdoaríamos.

    No final se verá quem era/é, de facto, podre.

    Rugidos de instalbilidade psicológica

    ResponderEliminar