quinta-feira, 17 de março de 2011

O meu voto

O meu coração, o meu lado irracional dará sempre o voto a Dias Ferreira, pois admiro a sua força, a sua predisposição para o combate e muitas vezes sinto que tem o tipo de sportinguismo que fizeram deste clube enorme e vibrante. Mas nestas eleições joga-se muito mais do que ter um clube apaixonado por si próprio. Joga-se a viabilidade e o futuro do clube.

Neste sentido, com pena minha, DF não soube incorporar a mensagem de futuro, especialmente a da mudança sustentada em rigor. A não existência de programa a 10 dias das eleições e a pouca clareza nas soluções financeiras, faz-me pensar numa gestão semelhante às mais recentes, mais vivida, mais inteligente, mas semelhante.

Não tenho qualquer problema em afirmar que não vejo nenhum problema com a escolha de Futre, não entendo de “traições” ao ponto de rejeitar ainda por mais a um sócio, com plenos direitos, um cargo que pelos vistos até está habilitado a ocupar. Não sei realmente qual será a maior traição: sair do clube com 18 anos e quando se acenam com verbas que podem mudar a vida de toda uma família ou recusar ajudar o clube numa função em que se tem boas soluções.

Para mim a traição de Futre seria dizer não nesta altura e não o que fez em tenra idade, que atire a primeira pedra quem ache que teria feito diferente. Não é de todo essa a fraqueza da candidatura de Dias Ferreira e o próprio deveria assumir isso.

Posto esta ressalva, vamos ao que interessa. A razão. A parte inteligente da coisa.

Apoio clara e inequivocamente o candidato Bruno de Carvalho. Assumo-o e convido todos os que lêem este blog a compreender o meu raciocínio.

1/ Foi de longe o que até agora procurou (ousou) a novas soluções.
2/ Personaliza um discurso de mudança com um novo rumo para construir
3/ Assume um programa com o qual não concordo inteiramente, mas também sei que são linhas gerais e não dogmas fechados a debate.
4/ É o candidato mais em contacto com uma ideia jovem e ambiciosa do clube, rompendo com a ideia de um Sporting “sexagenário”
5/ Tem revelado o tipo de ambição e persistência que faz falta ao clube. Os presidentes anteriores estiveram apagados, sem chama, sem capacidade de motivar e galvanizar os sócios
6/ Apesar de todos os golpes baixos, tem sabido ser ágil e resistente, não perdendo tempo e energia em respostas que não servem para esclarecer nada, apenas desviar o centro do debate e colocá-lo numa posição defensiva, invertendo a situação “atacante” que tem, muito bem, mantido.

Estas são as razões. Chegam-me. Decidi fazer esta declaração antes do anúncio do treinador, para que não se pense que hesitei apenas por esse motivo. Continuo a achar Rijkaard uma óptima solução. Aliás continuarei a comentar a campanha de igual forma, o mais justo possível, pois não sou um braço de campanha de BdC. Mas penso ser mais honesto manifestar a minha pré-intenção de voto antes de entrarmos na fase decisiva do debate.

Até breve.

8 comentários:

  1. Bem-vindo verdão. Precisamos imenso da sua ajuda, da ajuda de todos os bloggers influentes do Sporting. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Grande Verdão!! Eu sabia que não me irias desiludir! Vamos lá malta! Vamos ganhar esta merda!! Com o Carvalho, manda-mos todos para o Caralho!!

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com o seu voto. Deveriamos ter cuidado com estes paraquedistas!

    ResponderEliminar
  4. Sou da Guarda e dia 26 lá estarei para dar o meu voto ao Bruno! Parabéns Verdão!

    ResponderEliminar
  5. paraquedista porquê? Por acaso conhece o trabalho do Bruno de Carvalho em prol do Sporting através da Fundação Aragão Pinto ou das acções de comemoração do centenário?

    ResponderEliminar
  6. Caro Verdão,

    Faltaria à verdade se não lhe transmitisse a minha grande satisfação pela sua decisão.
    Benvindo ao "clube da mudança"!...
    Comparo o percurso que o trouxe até aqui, com aquele que definiu a minha posição e quero afirmar-lhe que a blogosfera foi decisiva para mim: em si Verdão, o lado racional nas muitas análises que tem feito, em Marta Aragão Pinto - Sporting Apoio - a emoção do sportinguismo no seu estado mais puro.
    A si Verdão e a todos aqueles que nos seus blogs vem lutando pela mudança, eu vos incito a continuar. O adversário é poderoso e está instalado. Só com muito esforço, dedicação e devoção conseguiremos desalojá-lo.
    Todos com BRUNO DE CARVALHO !!!...
    Pelo glorioso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !!!...
    SL

    ResponderEliminar
  7. Caro Verdão,

    Volto para novo comentário e para fazer uma chamada de atenção, se me permite, ao Anónimo que disse "... Vamos ganhar esta m ...!! Com Carvalho, manda-mos (deveria ter escrito mandamos) todos para o C...!!" que, como sportinguista não me revejo na terminologia que usou. Estou com ele e com todos os que defendem BdC, mas não é necessário usar termos menos próprios como ele usou. Não estou armado em "donzela ofendida" mas ... é nestes pequenos (ou grandes ?!...) pormenores que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é diferente.
    Obrigado.
    SL

    ResponderEliminar
  8. Verdão:

    Obrigado pela sua coragem. Não tem sido fácil ler blogger's com qualidade, arriscar e dizer em quem pensam votar. Anda tudo muito retraído. Se as eleições fossem hoje o meu sentido de voto seria semelhante ao seu. Porém "até ao lavar dos cestos é vindima" e a minha decisão poderá alterar-se. Voto pq (numa perspectiva péssimista) parece-me ser o menos mau. Alguns sapos terei que engolir, mas, bem vistas as coisas, muitos mais teria que engolir se votasse noutra lista que não a de BdC.

    SL

    ResponderEliminar