É muito curiosa esta fase da pré-época. Não estamos em fase de competição (a equipa dinamarquesa não é um Twente e muito menos uma Fiorentina) mas também já não estamos em tempos de treino de adaptação e preparação física. Esta janela que durará até ao jogo de Paços de Ferreira é um período estranho ao futebol leonino, tanta calma chega até a parecer “negativa”.
Esta sensação é sobretudo provocada, pelo menos em mim, pela confirmação das saídas de Moutinho, Veloso e agora Djaló e a não chegada de contratações. Zapater é uma “moeda de troca” e na minha opinião, por melhor que seja o negócio, não é uma aquisição directa.
Não tenho dúvidas que Costinha anda por aí à procura dos melhores reforços para o plantel respondendo aos pedidos suaves do treinador PS e aos anseios menos suaves dos adeptos. Se na época passada se disse que os Sportinguistas entraram em pânico com os reforços do Benfica, este ano parece que já estamos habituados e nem as goleadas sucessivas do nosso arqui-rival provocam qualquer estado de espírito.
Penso que é visível a preocupação que os adeptos verde e brancos neste ano se prende exclusivamente com a nossa equipa e a necessidade de ver melhorias, leia-se reforços, em qualidade e quantidade. Não é para menos, além de uma razia de empréstimos oportunos e dispensas de excedentários evidentes. Valdez, Maniche e Torsiglieri souberam a pouco, não no talento, mas no número.
Se a saída de Moutinho pode estar debelada com a entrada de Zapater, a saída de Veloso já estaria segura pela presença de Maniche e se é um facto que Mendes parece ter lugar assegurado, também é verdade que tendo este uma qualquer lesão (como acontece neste momento) resta apenas a solução AS o que é pouco para atacar títulos.
Agora que se vai vender Djaló (não creio que seja englobado nenhum jogador do Tottenham como moeda de troca) vão faltar ainda mais posições para reforçar, nomeadamente uma das alas, já que PS dificilmente iria colocar Djaló ao lado de Liedson. Se é certo e sabido que o Sporting procura um guarda-redes, um extremo e um avançado, não é menos verdadeiro que Mendes, A.Santos, Maniche e Zapater no meio campo podem ser pouco para uma época inteira, que costuma trazer lesões, castigos, baixas de forma, etc.
Por isso enquanto não surgem novidades, vamos vivendo este silêncio expectante, sabendo que o plantel não está fechado, mas desconhecendo o que o futuro nos reserva. Tudo isto se agrava quando ninguém sabe até se o Sporting usará estes encaixes financeiros para garantir algum reforço. Para já a coisa parece calma, demasiado calma para o gosto de muitos dos que irão sentar nas bancadas de Alvalade.
Aguardemos.
Até breve
terça-feira, 3 de agosto de 2010
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Que pomar?
Não gosto de “maçãs futebolísticas”. Sejam maduras, podres, frescas ou com bicho. Em todos os plantéis existem jogadores mais e menos disciplinados, mais ou menos ambiciosos. É função de um treinador entender a psique do homem-jogador e trabalhar com ela de modo a rentabilizar ao máximo as suas capacidades em função da equipa. A disciplina não é um ponto de partida é um último recurso.
Já aqui defendi as qualidades do treinador Paulo Bento, mas como qualquer técnico com 4 épocas de primeira divisão, tinha algumas lacunas. Toda agente sentiu que a disciplina foi um dos seus maiores pecados. É vasta a lista de jogadores que no “reinado” de Bento se incompatibilizou ou esteve perto de o fazer com o técnico. A linha dura seguida pelo ex-internacional português não dava muita margem de manobra e atleta que caísse na sua “lista negra” passava efectivamente um mau bocado.
Ninguém sabe o que fez Stojkovic, oficialmente foi considerado “muito grave”. Também ninguém o que poderia ter rendido este guarda-redes se depois de um incidente num jogo contra o FC Porto tivéssemos defendido o profissional de acusações de culpa. Recordam-se todos da polémica do atraso de bola que deu livre-directo e golo para o Porto num derby no Dragão.
Como digo a disciplina é a última carta, Paulo Sérgio provou isso mesmo ao resolver com classe o “pseudo-caso” Liédson. Ninguém sabe o que fez e o que disseram um ao outro, mas é assim que deve ser. Eu não quero saber, só quero que o “levezinho” jogue e marque golos e que respeite as opções do treinador.
Ao olhar para Vukcevic entendemos que dificilmente o montenegrino é um grande jogador de equipa, entendemos que terá sempre a tentação de driblar mais um adversário, de rematar quando a melhor hipótese é passar. No basket americano este tipo de jogadores são apelidados de “game winners” ou “first choice”. São individualistas e querem sempre ser eles a decidir os jogos, do princípio ao fim, principalmente no fim. Negar esta essência é negar que Drogba, Ronaldinho, Rooney ou Stankovic sejam grandes jogadores.
Entender o perfil de um futebolista é o primeiro passo para não ter casos de indisciplina. Não se pode “quebrar” a forma de jogar de um atleta por muito que isso se encaixe numa táctica colectiva. Anular diferenças ou qualidades em vez de as potenciar é um erro e mais vale transferir o jogador do que “provocá-lo” a uma reacção. Já se entendeu que Vukcevic dificilmente dará de borla o seu lugar na equipa. Ninguém sabe quanto tempo este estado de graça se irá manter, mas todos esperamos que não seja Paulo Sérgio a fazê-lo.
Assim como esperamos que em vez de contratarmos um novo guarda-redes, seja testada a relação entre o Sérvio e PS e ver se não conseguimos tirar outro “excluído” da cartola.
As finanças agradeciam e a capacidade para reforçar outros sectores também. É completamente diferente ter 2 ou 4,5 milhões para um avançado.
Até breve
Já aqui defendi as qualidades do treinador Paulo Bento, mas como qualquer técnico com 4 épocas de primeira divisão, tinha algumas lacunas. Toda agente sentiu que a disciplina foi um dos seus maiores pecados. É vasta a lista de jogadores que no “reinado” de Bento se incompatibilizou ou esteve perto de o fazer com o técnico. A linha dura seguida pelo ex-internacional português não dava muita margem de manobra e atleta que caísse na sua “lista negra” passava efectivamente um mau bocado.
Ninguém sabe o que fez Stojkovic, oficialmente foi considerado “muito grave”. Também ninguém o que poderia ter rendido este guarda-redes se depois de um incidente num jogo contra o FC Porto tivéssemos defendido o profissional de acusações de culpa. Recordam-se todos da polémica do atraso de bola que deu livre-directo e golo para o Porto num derby no Dragão.
Como digo a disciplina é a última carta, Paulo Sérgio provou isso mesmo ao resolver com classe o “pseudo-caso” Liédson. Ninguém sabe o que fez e o que disseram um ao outro, mas é assim que deve ser. Eu não quero saber, só quero que o “levezinho” jogue e marque golos e que respeite as opções do treinador.
Ao olhar para Vukcevic entendemos que dificilmente o montenegrino é um grande jogador de equipa, entendemos que terá sempre a tentação de driblar mais um adversário, de rematar quando a melhor hipótese é passar. No basket americano este tipo de jogadores são apelidados de “game winners” ou “first choice”. São individualistas e querem sempre ser eles a decidir os jogos, do princípio ao fim, principalmente no fim. Negar esta essência é negar que Drogba, Ronaldinho, Rooney ou Stankovic sejam grandes jogadores.
Entender o perfil de um futebolista é o primeiro passo para não ter casos de indisciplina. Não se pode “quebrar” a forma de jogar de um atleta por muito que isso se encaixe numa táctica colectiva. Anular diferenças ou qualidades em vez de as potenciar é um erro e mais vale transferir o jogador do que “provocá-lo” a uma reacção. Já se entendeu que Vukcevic dificilmente dará de borla o seu lugar na equipa. Ninguém sabe quanto tempo este estado de graça se irá manter, mas todos esperamos que não seja Paulo Sérgio a fazê-lo.
Assim como esperamos que em vez de contratarmos um novo guarda-redes, seja testada a relação entre o Sérvio e PS e ver se não conseguimos tirar outro “excluído” da cartola.
As finanças agradeciam e a capacidade para reforçar outros sectores também. É completamente diferente ter 2 ou 4,5 milhões para um avançado.
Até breve
Soltas
1- Tarda a confirmação dos valores da transferência de Miguel Veloso o que não se entende. Não está o negócio fechado?
2- Djaló está deserto para sair? Outra vez? Mas estes empresários não sabem calar a boca? Só prejudicam a imagem dos seus jogadores nas equipas em que jogam.
3- Pedro Mil Homens veio confirmar o que já era visível, salvo excepções do tipo Ronaldo, Nani, Moutinho ou Veloso, os jogadores da formação não podem ter entrada directa no plantel principal. Patrício, Adrien e Pereirinha entenderam-no da forma mais difícil, com assobios e no caso dos jogadores de campo com muito tempo no banco.
4- Cedric Soares foi "anexado" no plantel. Uso este termo para não dizer "promovido", que pressupõe algum tipo de condições para melhorar. Não entendo esta lógica de colocar jovens a gravitar à volta de uma oportunidade que nunca surge. Lembro-me de um jovem chamado Santamaria, defesa central, que fez longas épocas nos não convocados do Sporting, acho que mais alguém se devia lembrar destes erros passados.
5- Para quem não notou a contradição entre o ponto 3 e o ponto 4, recomendo uma segunda leitura.
Até breve
2- Djaló está deserto para sair? Outra vez? Mas estes empresários não sabem calar a boca? Só prejudicam a imagem dos seus jogadores nas equipas em que jogam.
3- Pedro Mil Homens veio confirmar o que já era visível, salvo excepções do tipo Ronaldo, Nani, Moutinho ou Veloso, os jogadores da formação não podem ter entrada directa no plantel principal. Patrício, Adrien e Pereirinha entenderam-no da forma mais difícil, com assobios e no caso dos jogadores de campo com muito tempo no banco.
4- Cedric Soares foi "anexado" no plantel. Uso este termo para não dizer "promovido", que pressupõe algum tipo de condições para melhorar. Não entendo esta lógica de colocar jovens a gravitar à volta de uma oportunidade que nunca surge. Lembro-me de um jovem chamado Santamaria, defesa central, que fez longas épocas nos não convocados do Sporting, acho que mais alguém se devia lembrar destes erros passados.
5- Para quem não notou a contradição entre o ponto 3 e o ponto 4, recomendo uma segunda leitura.
Até breve
sábado, 31 de julho de 2010
Um jardim sem rosas...
Não sei que jogadores terá o Beira Mar para que o seu treinador considere que Diogo Rosado não encaixa no plantel. O jovem emprestado pelos leões é assim devolvido à origem e em boa hora, é sempre preferível colocar um atleta num local em que jogue. Mau pronúncio para a equipa de Aveiro, algo me diz que é com uma gestão deste género (prescindir de talento sabe-se lá por quê) que se volta para a liga de honra bem rapidinho.
Até breve.
Até breve.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
7º Reforço - Alberto Zapater
25 anos. 1,80m e muita alma. Este jogador da cantera do Zaragoza é um jogador que não se poupa, excelente níveis atléticos e uma entrega total ao jogo. Maradona apelidou-o de “El toro” e não se pode dizer que seja mal atribuída a alcunha. É curioso o cognome, uma vez que foi também no mesmo clube que jogou o primeiro “El Toro”, de nome Acuña um grande jogador internacional Paraguaio e com semelhanças no estilo de jogo. A venda para o Génova por 4.5 milhões de euros não espelhou o valor do jogador, mas o clube aragonês precisou e ainda hoje precisa de equilibrar as suas finanças. Fez uma boa época em Itália, mas não o suficiente para entrar nos planos de um presidente bastante ambicioso que queria à força Miguel Veloso, um jogador muito apreciado em Itália. Chega ao Sporting não por vontade, mas porque é um jogador de equipa e não teve a “força” para resistir à vontade do clube genovês.
Pontos fortes:
Entrega ao jogo, forte atleticamente e um forte pontapé. Marca bem livres de meia distância.
Pontos fracos:
O passe, aliás foi o que o “tramou” em Itália. Os treinadores italianos não têm muita paciência para jogadores que falham passes, mesmo que poucos.
O historial do jogador:
04/05 - Zaragoza
05/06 - Zaragoza
06/07 - Zaragoza
08/09 - Zaragoza
09/10 - Génova
Carreira clubes
5 épocas de futebol profissional, com 205 jogos, tendo apontado 8 golos.
Carreira Selecção Espanhola
19 internacionalizações nos sub19 e sub21, 1 golo marcado.
Espero que não tenha nenhuma lesão “não declarada” e faça esquecer completamente o esquerdino Veloso. Tem capacidade para ser o patrão do meio campo ao lado de Mendes e Maniche. É muito mais um médio de criação de jogo e não um “stopper” mais defensivo. Para mim o substituto natural de Moutinho e não de Veloso. Tem o potencial para ser um jogador da “Roja” num futuro próximo, para já não o é, mas isso também o sabiam Juventus e Lazio que estavam na expectativa de o poder contratar.
Até breve
A tal renovação…revolução
Quando se confirmarem as saídas de P.Silva, Caneira, Tonel, Moutinho, Veloso e Djaló e quando já foram emprestados Pereirinha, Adrien, Mexer, R.Baptista teremos consumado aquilo que é de facto uma revolução no plantel do Sporting. É também o maior abanão de balneário desde que entrámos na era “Roquette”. A gestão da última década foi o que se pode dizer de conservadora, com uma certa preferência para continuidades, cumprimentos integrais de contrato, para uma estabilidade a todo o custo.
Custou demasiado, exigiu muitas vezes a ingenuidade de pensar que a postura altiva e séria pode comandar os desígnios de um clube de futebol em Portugal. Casos como o de Moutinho, Djaló, Veloso, Vukcevic e Izmailov abriram os olhos a JEB de uma forma tal que é visível que não havia alternativa…o Sporting deve ter uma postura agressiva no mercado e o mercado também está dentro do Sporting.
As diferenças orçamentais agravaram-se tanto que hoje o Sporting é um verdadeiro outsider na luta pelo título e não há um Sportinguista que não saiba que só com um plantel extra-produtivo e uma dinâmica de vitórias acima do que se espera, o emblema do leão lutará esta época por uma taça.
Para esta época está a ser feito um esforço para romper com o passado e realmente reforçar a equipa. Isso irá custar provavelmente a saída dos jogadores com mais mercado (Veloso, Moutinho, Djaló) por valores muito abaixo do seu potencial, mas depois de uma época desastrada, não há milagres e os valores de mercado são ditados pelo passado recente da produtividade de um jogador e não do seu potencial.
Como o dinheiro não cai do céu, só se contratou na função das vendas e sendo estas de pouca monta, não deu para mais do que Evaldo, Torsiglieri, Maniche e Valdez. Chega agora Zapater e chegarão ainda mais um avançado e um extremo direito. Mérito seja dado, são boas contratações, o que atenua o orgulho ferido da massa adepta em ver o “capitão” e o “diamante” da equipa vendidos a um rival histórico e a um clube menor italiano. Atenuará ainda mais se os tais reforços futuros forem jogadores de qualidade aproximada aos que já entraram.
Mas uma revolução é isto mesmo, tem de se abrir feridas e nem sempre a cura parece melhor que a doença. Resta saber para onde nos leva esta mudança. Acredito que haja um plano para colocar o clube no seu devido lugar e que esta época seja o ano zero. Mais para a frente ficará uma outra revolução, a financeira. Isso explica o curto prazo de validade dos jogadores Maniche, Mendes, Evaldo e Valdez. Trazem mais experiência e vão abrir espaço para outros reforços em próximas épocas, jogadores com a mesma capacidade de dar força à equipa e com mais margem de crescimento.
Para esta época deseja-se apenas o máximo. Se isso for bom futebol e uma atitude de trabalho e esforço, penso que o lema do clube estará a ser cumprido. Não quero atitudes de kamikaze no Sporting, deixo isso para outros clubes, mais vermelhos e sempre mais desesperados. O maior trabalho deverá ser a reestruturação económica, sem ela não sairemos desta lógica de vender o melhor para comprar o acessível e não se valoriza ninguém.
Até breve
Custou demasiado, exigiu muitas vezes a ingenuidade de pensar que a postura altiva e séria pode comandar os desígnios de um clube de futebol em Portugal. Casos como o de Moutinho, Djaló, Veloso, Vukcevic e Izmailov abriram os olhos a JEB de uma forma tal que é visível que não havia alternativa…o Sporting deve ter uma postura agressiva no mercado e o mercado também está dentro do Sporting.
As diferenças orçamentais agravaram-se tanto que hoje o Sporting é um verdadeiro outsider na luta pelo título e não há um Sportinguista que não saiba que só com um plantel extra-produtivo e uma dinâmica de vitórias acima do que se espera, o emblema do leão lutará esta época por uma taça.
Para esta época está a ser feito um esforço para romper com o passado e realmente reforçar a equipa. Isso irá custar provavelmente a saída dos jogadores com mais mercado (Veloso, Moutinho, Djaló) por valores muito abaixo do seu potencial, mas depois de uma época desastrada, não há milagres e os valores de mercado são ditados pelo passado recente da produtividade de um jogador e não do seu potencial.
Como o dinheiro não cai do céu, só se contratou na função das vendas e sendo estas de pouca monta, não deu para mais do que Evaldo, Torsiglieri, Maniche e Valdez. Chega agora Zapater e chegarão ainda mais um avançado e um extremo direito. Mérito seja dado, são boas contratações, o que atenua o orgulho ferido da massa adepta em ver o “capitão” e o “diamante” da equipa vendidos a um rival histórico e a um clube menor italiano. Atenuará ainda mais se os tais reforços futuros forem jogadores de qualidade aproximada aos que já entraram.
Mas uma revolução é isto mesmo, tem de se abrir feridas e nem sempre a cura parece melhor que a doença. Resta saber para onde nos leva esta mudança. Acredito que haja um plano para colocar o clube no seu devido lugar e que esta época seja o ano zero. Mais para a frente ficará uma outra revolução, a financeira. Isso explica o curto prazo de validade dos jogadores Maniche, Mendes, Evaldo e Valdez. Trazem mais experiência e vão abrir espaço para outros reforços em próximas épocas, jogadores com a mesma capacidade de dar força à equipa e com mais margem de crescimento.
Para esta época deseja-se apenas o máximo. Se isso for bom futebol e uma atitude de trabalho e esforço, penso que o lema do clube estará a ser cumprido. Não quero atitudes de kamikaze no Sporting, deixo isso para outros clubes, mais vermelhos e sempre mais desesperados. O maior trabalho deverá ser a reestruturação económica, sem ela não sairemos desta lógica de vender o melhor para comprar o acessível e não se valoriza ninguém.
Até breve
quinta-feira, 29 de julho de 2010
FC Nordsjaelland - Sporting CP 0 - 1 Comentário
O primeiro jogo oficial da temporada trouxe uma vitória. Não foi a exibição que se esperava e não houve nada que o impedisse. O adversário foi e é fraco. O relvado estava em boas condições e de dimensões regulares, não chovia, não fazia vento e pronto, foi uma vitória. Paulo Sérgio conseguiu que equipa fosse "mandona" mas não impediu uma certa estagnação do meio-campo para a frente.
Salta a vista que os avançados de tanto procurarem fazer a "pressão alta" e tentarem recuperar a bola ficam...extenuados e sem fôlego quando chegam à área. Falta algum doseamento no esforço, Postiga e Saleiro correram a todas as bolas! Espero que seja corrigido esta falha rapidamente senão vamos ver muitos nulos no nosso marcador. A defesa esteve segura, o meio campo dinâmico, o ataque não aproveitou as fragilidades defensivas dos dinamarqueses.
No geral foi um jogo razoável, com bons apontamentos de alguns jogadores, mas foi fácil de observar a dificuldade que o Sporting tem em transformar em golos as oportunidades de golo. Falta Liedson e mais alguém.
Análise individual:
Pontuação de 0 a 10
Patricio (5)
Surpresa no onze. Esperava-se Tiago. Boa partida com 2 boas intervenções. Jogo perigoso de um avançado contrário quase o apanhava desprevenido. Sem grande participação.
Pereira (6)
Começa bem a época. Veloz, combativo, subiu sempre e quase marcava numa jogada em que os defesas nórdicos abriram uma passadeira vermelha só para si.
Evaldo (6.5)
Muito bem. Bem a atacar, bem a defender. Subiu, cobriu bem os espaços. Jogo quase perfeito, pena a equipa não ter mostrado mais vontade em acelerar.
Polga (6)
Mostrou que é para continuar o bom momento. Não sentiu dificuldades em marcar os avançados e ainda teve tempo para errar mais uns passes longos. Alguém tem de dizer ao brasileiro que este ano tem laterais para iniciar o jogo.
Carriço(6.5)
O capitão mostrou que ainda pode ser melhor que na época passada. Só isso. Não houve jogo nem adversários para mais. Inicio de jogo algo desatento, a corrigir.
Mendes (6)
Saiu lesionado no final da primeira parte. Esteve bem, o seu costume. Não subiu no terreno, compensou muitas vezes Maniche, esse sim gosta de andar lá bem perto da área.
Maniche (6.5)
Falta só um pouquinho assim para ter pernas para 90 minutos de correria. Experiente, seguro e focado. Fez assistência para golo e começa definir-se como uma peça importante do onze.
Vukcevic (7.5)
O melhor jogador. Foi dinâmico, fintou, passou, rematou e marcou. O que querem mais dele? Saiu ao 70 minutos esgotado, convém lembrar que começou a treinar mais tarde que a maioria dos seus colegas.
Djaló (5.5)
Não fez uma grande partida, longe disso. Teve uma atenuante, os dinamarqueses não deram espaços nas linhas e como não é um driblador não conseguiu nunca "resgatar" o espaço para explodir, ao contrário de Vukcevic nunca esteve ligado no jogo.
Saleiro (5)
Não foi fácil a vida aos avançados, mas Saleiro tem de entender dentro do jogo que não se pode dar à marcação durante 90 minutos. Só toques de bola em tabelinhas na entrada da área é muito pouco para um avançado. Teve 0 remates. Precisa urgentemente de umas explicações de PS.
Postiga (6)
Ao contrário de Saleiro procurou a bola e procurou marcar. Uma bola ao poste e muita luta durante os 90 minutos. Se perder o lugar não será pela vontade, garra ou motivação. Se marcasse golos era o avançado que o Sporting precisa.
Veloso (5.5)
Talvez o jogo de despedida do médio. Bem, mas semelhante aos jogos de preparação, ainda sem ritmo. Tentou conduzir a bola até à área, mas o cansaço dos avançados não lhe deu os espaços para aplicar o seu passe.
Valdez (5)
Também lhe falta ritmo e sobretudo jogos. Um bom remate e algumas trapalhadas fruto da vontade em mostrar serviço.
Liedson (5)
Em principio será dele um dos lugares da frente, mas PS não lhe vai dar o lugar, se o quiser, vai ter do o conquistar. Brilhante a coragem de Paulo Sérgio, muitos o apregoaram mas só ele o fez.
Até breve.
Dinheiro e desculpas
Estive a ver os números das transferências dos 3 grandes nas épocas 07/08, 08/09 e 09/10 e os números dizem muita coisa. Ora vejam:
FCPorto
Aquisições: 84 milhões de euros
Vendas ou empréstimos : 211 milhões de euros
Benfica
Aquisições: 104.4 milhões de euros
Vendas ou empréstimos : 69.4 milhões de euros
Sporting
Aquisições: 38.1 milhões de euros
Vendas ou empréstimos : 37.2 milhões de euros
Para reflectirmos um pouco.
Até breve.
FCPorto
Aquisições: 84 milhões de euros
Vendas ou empréstimos : 211 milhões de euros
Benfica
Aquisições: 104.4 milhões de euros
Vendas ou empréstimos : 69.4 milhões de euros
Sporting
Aquisições: 38.1 milhões de euros
Vendas ou empréstimos : 37.2 milhões de euros
Para reflectirmos um pouco.
Até breve.
Sondagem "Quem seria o melhor reforço?"
A primeira sondagem que realizei aqui no VerdeàsListas perguntava aos visitantes qual seria, na sua opinião a melhor contratação para o plantel do Sporting, ficam aqui os resultados:
A votação teve lugar entre os dias 2 e 28 de Julho e contou com 27 votos.
Resta saber se algum destes "potenciais" jogadores alguma vez vestirá de verde e branco. Se os 2 primeiros são hipóteses já descartadas, os últimos 3 são possíveis, Fábio é mesmo o "eleito" para o caso de haver verbas para ir ao mercado.
Espero contar com o vosso apoio e contribuição nestes "barómetros" de vontade sportinguista. É sempre bom saber o que outros pensam, mesmo que seja diverso da opinião de cada um.
Até breve.
A votação teve lugar entre os dias 2 e 28 de Julho e contou com 27 votos.
Resta saber se algum destes "potenciais" jogadores alguma vez vestirá de verde e branco. Se os 2 primeiros são hipóteses já descartadas, os últimos 3 são possíveis, Fábio é mesmo o "eleito" para o caso de haver verbas para ir ao mercado.
Espero contar com o vosso apoio e contribuição nestes "barómetros" de vontade sportinguista. É sempre bom saber o que outros pensam, mesmo que seja diverso da opinião de cada um.
Até breve.
Tantas vezes a noticia vai à fonte...
...que um dia leva um Veloso para Génova.
Parece que é desta. Segundo os media italianos, dos quais já sou leitor virtual (resolvi ir directo à fonte e dispensar os intermediários portugueses e acreditem que os nossos jornalistas lêem coisas que nunca foram escritas) já haverá acordo entre as 4 partes do negócio (Sporting, Veloso, Génova e Zapater).
Como já é a 17ª vez que isso se garante, é óbvio que a noticia carece de confirmação oficial, algo que só deverá acontecer depois do jogo na Dinamarca. Navegando portanto num cenário hipotético (para já) de o Sporting receber Zapater como acréscimo a uma verba a rondar os 9 milhões de euros, pergunto-me se eu fosse o Costinha, o que faria com 9 milhões de euros?
É sabido que P.Sérgio aguarda por reforços, jogadores que dêem mais opções à uma equipa com 14, 15 opções válidas neste momento. O lugar de guarda-redes, médio defensivo, estremo direito e avançado parecem prioritários (para defesas centrais PS já estará satisfeito com a nova motivação de Polga e os bons apontamentos de Coelho e Torsiglieri e para médio Zapater pode ser uma opção).
Com 9 milhões de euros, numa divisão puramente aritmética, Costinha poderia ir ao mercado gastando 3 milhões de euros em cada lugar, não é bom, é excelente. Se este cenário tivesse acontecido há um mês provavelmente jogadores como Boghossian, Carrizo e Dátolo não tinham escapado. Mas jogadores há muitos e quando se têm dinheiro o cenário muda totalmente.
É claro que a noticia da venda de Veloso vai correr meio mundo e seja a que porta o Sporting for bater para adquirir jogadores, eles vão certamente pedir grande parte do dinheiro noticiado. Por isso espero que se todas as noticias forem reais, Costinha já tenha fechado verbas com os clubes vendedores. É que depois da oficialização da transferência vai ficar bem mais difícil, isto é, caro.
Até breve
Parece que é desta. Segundo os media italianos, dos quais já sou leitor virtual (resolvi ir directo à fonte e dispensar os intermediários portugueses e acreditem que os nossos jornalistas lêem coisas que nunca foram escritas) já haverá acordo entre as 4 partes do negócio (Sporting, Veloso, Génova e Zapater).
Como já é a 17ª vez que isso se garante, é óbvio que a noticia carece de confirmação oficial, algo que só deverá acontecer depois do jogo na Dinamarca. Navegando portanto num cenário hipotético (para já) de o Sporting receber Zapater como acréscimo a uma verba a rondar os 9 milhões de euros, pergunto-me se eu fosse o Costinha, o que faria com 9 milhões de euros?
É sabido que P.Sérgio aguarda por reforços, jogadores que dêem mais opções à uma equipa com 14, 15 opções válidas neste momento. O lugar de guarda-redes, médio defensivo, estremo direito e avançado parecem prioritários (para defesas centrais PS já estará satisfeito com a nova motivação de Polga e os bons apontamentos de Coelho e Torsiglieri e para médio Zapater pode ser uma opção).
Com 9 milhões de euros, numa divisão puramente aritmética, Costinha poderia ir ao mercado gastando 3 milhões de euros em cada lugar, não é bom, é excelente. Se este cenário tivesse acontecido há um mês provavelmente jogadores como Boghossian, Carrizo e Dátolo não tinham escapado. Mas jogadores há muitos e quando se têm dinheiro o cenário muda totalmente.
É claro que a noticia da venda de Veloso vai correr meio mundo e seja a que porta o Sporting for bater para adquirir jogadores, eles vão certamente pedir grande parte do dinheiro noticiado. Por isso espero que se todas as noticias forem reais, Costinha já tenha fechado verbas com os clubes vendedores. É que depois da oficialização da transferência vai ficar bem mais difícil, isto é, caro.
Até breve
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Prémios de Julho
Muito material ouve para a atribuição dos prémios relativos a Julho. O mercado a mexer, as primeiras exibições, as análises das forças e fraquezas das equipas, as declarações foram muitas e as temperaturas elevadas fizeram o resto. Assim, sem mais demora vamos aos vencedores.
Prémio “Ganda Malha!” Julho de 2010
Em duas edições deste prémio, Jesus faz o pleno. O lisboeta não parece dar hipótese à concorrência. Instado a comentar a ausência de Roberto no particular frente ao Sunderland, Jesus respondeu com nova pergunta "Por que motivo falam sempre do Roberto?" Oh...Jesus, terá alguma coisa relacionada com o facto de ser provavelmente o pior guarda-redes dos planteis do 3 grandes e na calha de se transformar num Ovchinikov ou num Moretto? Ou pelo insignificante detalhe de ter custado 8,5 milhões de euros? Porventura será porque o Benfica contratou para titular da sua baliza um guardião que apenas fez meia época num clube espanhol que lutou até à ultima jornada para não descer e que aos 24 anos fez apenas 24 jogos na 1ª divisão?
Prémio “Favas com chouriço” Julho de 2010
Muito se disse sobre a transferência de Moutinho para o FC Porto, mas Varela, também ele ex-Sporting foi o que rebentou a escala na verborreia de "falar para o povo". "Moutinho escolheu o melhor" disse Varela. Todos acreditam que é a sua opinião, mas o extremo esqueceu-se de acrescentar esse facto. Na verdade ele sabe como vai correr a época e sabe também que o ex-capitão leonino vai ser titular e ainda mais, sabe que vai fazer grandes exibições. Varela sabe mesmo muito, tem dotes de premonição, pena que não tenha feito uso deles quando andava a dizer nos jornais que o Sporting era o seu clube do coração. Um prémio para ele.
Prémio “Floribela” Julho de 2010
Já se sabe que o Luisão do Benfica quer um contrato melhor, ou que o deixem sair seja para onde for, o homem vê os seus melhores anos a ficar para trás e o amor à camisola não compra casas e carros. Mas as últimas declarações do central são memoráveis, uma das últimas merece mesmo um prémio: "O importante é continuar a ser feliz". É de um catolicismo e um desprendimento total, só a felicidade interessa. Resta saber por quanto é que Luisão fica feliz.
Para o mês há mais.
Até breve.
Estes italianos tem cá uma lata
O Miguel e o Sporting podem até já ter tudo acertado com o Génova (o que ainda não vi confirmado por ninguém dos Leões) mas colocar o jogador num onze quando ainda não há nenhuma oficialização de contrato é obra. Sabe-se da agressividade da imprensa desportiva italiana, até é conhecida a tendência chauvinista dos italianos, mas chegar a este ponto é muita fezada.
Não sou nenhum anjinho e acredito que um dos melhores jornais desportivos mundiais não põe boatos e rumores nas suas capas, mas algo de estranho se passa com este "caso" entre Sporting e Génova. Não sei se o presidente do clube italiano é uma espécie de Vale e Azevedo genovês, mas há duas semanas que o homem diz que já está tudo acertado. Será um caso de demência italiana ou encobrimento sportinguista?
Tendo para acreditar que tudo depende do acordo entre Veloso e o Génova e entre Zapater e o Sporting, ambas as negociações devem estar a correr mal. Por mim podem correr horrivelmente mal uma vez que imagino o passe do internacional português valer no futuro bem mais do que 9 milhões, mesmo que com o espanhol como "rebuçado".
Até breve
Subscrever:
Mensagens (Atom)





