Uns chamam-lhe de azar, outros falta de eficácia, eu tendo a apelidar o problema do Sporting como uma grande ausência de "detalhes". Não gostaria, pelo menos antes da eliminatória frente ao Brondby e até à conclusão da 4ª jornada, de me precipitar acusando PS de todos os males que enferma a equipa. Ao invés, olho para o passado recente e não consigo deixar de ver todas as razões para que jogos como o de Paços de Ferreira possam acontecer.
A pré-época trouxe coisas novas à equipa, mais pressão sobre o portador de bola do adversário, os alas mais incisivos e colados às faixas (fruto da disposição em 4-4-2), um bloco defensivo mais subido, mas também trouxe novos problemas. O maior de todos é a tendência que os nossos oponentes têm de colocar bolas nas linhas para extremos que não sofrem marcação directa pelos laterais. Infelizmente resultou para o Paços que mostrou ter a lição bem estudada.
A defesa que o Sporting apresenta para esta época está alicerçada em dois laterais que sendo rápidos têm muitas dificuldades com bolas metidas no espaço, a sua tendência natural em querer atacar (e isso é bom) fá-los hesitar entre subir com a equipa e resguardar as suas costas. Por exemplo Grimi não tem esse problema, pura e simplesmente não sobe o que ainda é pior. Tudo seria resolvido com uma boa compensação dos centrais e de um médio defensivo que quando o lateral sobe, imediatamente ocupam a lateral (no caso do extremo se posicionar para o contra-ataque) fechando o central o fundo da linha e o médio a zona de arranque do passe. Isto é ensinado na formação há anos e anos.
Outro dos equivocos da equipa é a forma de como sobe o bloco defensivo. Mais uma vez ressalvo que é uma opção muito válida, mas também que não sendo perfeitamente executada faz perder jogos. Todos reparámos a facilidade com os jogadores do Paços colocavam bolas entre linhas, ou seja, entre a linha de médios e a linha da defesa. Isso só é possível quando o avançado do Paços avança sem marcação para o passe no espaço vazio. Ao subir as linhas a zona deixa de ser tão eficaz, não há tanto tempo de reacção caso um jogador da equipa contrária execute uma movimentação inesperada, por isso os centrais e os médios mais defensivo devem "procurar" estar próximos tanto de quem passa com de quem recebe, se isto não é feito, mais tarde ou mais cedo vão aparecer avançados com a bola dominada em frente à área e com os centrais de costas para os mesmos, o que aconteceu por exemplo vezes demais na Mata Real.
Outra opção de defender com o bloco subido é geometricamente tornar complicada a vida a quem tenta executar passes em profundidade. Ao colocar os médios defensivos mais juntos no centro e estando os extremos na zona média das laterais, resta o espaço entre estes dois e se os centrais se colocarem a defender nesse eixo será muito complicado um avançado receber uma bola no espaço vazio, pode tentar o passe directo, mas isso será para Xavi´s, Iniesta´s, Guti´s ou Sneider´s e não para a maioria dos médios das equipas portuguesas.
Na minha opinião estes foram os dois grandes problemas defensivos que o Sporting exibiu nos últimos jogos, houve problemas ofensivos que falarei mais tarde mas, são problemas que uma equipa técnica competente resolverá. Acredito que aqueles que hoje ocupam o lugar tenham capacidade para isso. Se não tiverem...ai cá estaremos para "pedir" algo mais.
Até breve
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
domingo, 15 de agosto de 2010
Poeira para os olhos
"...O Sporting não venceu, mas este é o primeiro jogo do campeonato e ainda há muito para trabalhar e corrigir. Na próxima jornada os «leões» recebem o Marítimo, em Alvalade. Importante será encher as bancadas de Alvalade, para apoiar a equipa na conquista dos três pontos."
Nélida Gomes, in www.sporting.pt
Que eu saiba dos vários artigos de merchandising que o clube vende, não faz parte poeira para os olhos dos adeptos. O excerto de cima é apenas uma parte da crónica de jogo contra o Paços de Ferreira. Como adepto leonino envergonha-me termos este tipo de linha editorial no nosso site. Falta à verdade, é insultuoso para a dignidade de quem viu o jogo e entende alguma coisa de futebol, só pior o toque de demagogia no final.
1- "O Sporting não venceu, mas este é o 1º jogo..." O quê? O primeiro jogo não conta tanto como todos os outros? Não é importante ganhar todos os 3 pontos em disputa?
2- Será que o Porto e o Braga já não terão "...muito para trabalhar.." uma vez que ganharam?
3- "Importante será encher as bancadas de Alvalade, para apoiar a equipa na conquista dos três pontos." Ok, então a derrota não interessa, o que interessa é ter o estádio cheio, a senhora Nélida Gomes entende alguma coisa de futebol ou o que significa ser adepto?
Façam aos Sportinguistas um favor. Não nos tentem fazer lavagens cerebrais, de o clube joga mal, digam-no. Se joga pessimamente, escrevam-no e se como ontem à noite perde por falta de capacidade e talento, assumam-no. A verdade está acima de tudo e não serve de nada esconder a cabeça na areia e fingir que tudo está bem. Ninguém vai pedir a cabeça de um treinador que não tem jogadores para dominar partidas, ganhar com 5 golos de vantagem ou não deixar o oponente passar do meio campo.
Se não somos bons, mantemos a honra e avançamos, damos o máximo. Se o máximo não dá para ganhar ao Paços, paciência, damos os parabéns ao adversário e trabalhamos ainda mais. O trabalho, o esforço e o empenho é a única coisa que exigimos. Se não há talento, ao menos que os jogadores comam a relva e corram o dobro dos adversários. Sinceramente não vi essa dedicação na Mata Real e isso é que deve preocupar o treinador. Não tem uma equipa com arte, não tem uma equipa com força e muito menos um onze mais trabalhador que disfarce as duas primeiras. Com o tipo de comunicação a tentar "cobrir" estas verdades o clube só estará a levar os adeptos para um local mais distante onde dificilmente poderá receber apoio.
Até breve
Nélida Gomes, in www.sporting.pt
Que eu saiba dos vários artigos de merchandising que o clube vende, não faz parte poeira para os olhos dos adeptos. O excerto de cima é apenas uma parte da crónica de jogo contra o Paços de Ferreira. Como adepto leonino envergonha-me termos este tipo de linha editorial no nosso site. Falta à verdade, é insultuoso para a dignidade de quem viu o jogo e entende alguma coisa de futebol, só pior o toque de demagogia no final.
1- "O Sporting não venceu, mas este é o 1º jogo..." O quê? O primeiro jogo não conta tanto como todos os outros? Não é importante ganhar todos os 3 pontos em disputa?
2- Será que o Porto e o Braga já não terão "...muito para trabalhar.." uma vez que ganharam?
3- "Importante será encher as bancadas de Alvalade, para apoiar a equipa na conquista dos três pontos." Ok, então a derrota não interessa, o que interessa é ter o estádio cheio, a senhora Nélida Gomes entende alguma coisa de futebol ou o que significa ser adepto?
Façam aos Sportinguistas um favor. Não nos tentem fazer lavagens cerebrais, de o clube joga mal, digam-no. Se joga pessimamente, escrevam-no e se como ontem à noite perde por falta de capacidade e talento, assumam-no. A verdade está acima de tudo e não serve de nada esconder a cabeça na areia e fingir que tudo está bem. Ninguém vai pedir a cabeça de um treinador que não tem jogadores para dominar partidas, ganhar com 5 golos de vantagem ou não deixar o oponente passar do meio campo.
Se não somos bons, mantemos a honra e avançamos, damos o máximo. Se o máximo não dá para ganhar ao Paços, paciência, damos os parabéns ao adversário e trabalhamos ainda mais. O trabalho, o esforço e o empenho é a única coisa que exigimos. Se não há talento, ao menos que os jogadores comam a relva e corram o dobro dos adversários. Sinceramente não vi essa dedicação na Mata Real e isso é que deve preocupar o treinador. Não tem uma equipa com arte, não tem uma equipa com força e muito menos um onze mais trabalhador que disfarce as duas primeiras. Com o tipo de comunicação a tentar "cobrir" estas verdades o clube só estará a levar os adeptos para um local mais distante onde dificilmente poderá receber apoio.
Até breve
sábado, 14 de agosto de 2010
Um início completamente desmotivante
Tantas e tantas vezes falei aqui da importância de conseguir vitórias no principio da época. PS até já tinha mencionado a seriedade com que devia ser abordado este primeiro encontro em casa do Paços de Ferreira. De nada serviu, começamos a perder, continuamos a perder, ainda mal entrámos na competição e já estamos a 3 pontos do Porto, do Braga e talvez do Benfica.
Sei que todos os sportinguistas devem estar a sentir o mesmo que eu: uma autêntica "facada" no sonho, na esperança de mudar uma tendência de absoluta derrota, absoluta impotência. Não foi uma derrota humilhante, podia até nem ter sido uma derrota, tivessem os jogadores abordado o jogo com um pouco mais de calma. A ansiedade dominou a partida dos Leões e não houve "tempo" nas decisões. Ninguém se exibiu à altura do que é capaz e isso é muito preocupante.
A defesa não foi imponente, o meio campo não foi criativo nem dinâmico, o ataque não cumpriu a sua função principal, marcar. Estes "detalhes" como disse PS são só o mais importante e a verdade é que no primeiro teste de dificuldade média, o Sporting afundou-se. As melhorias da pré-época não foram à Capital do Móvel e ainda pior, a perder o Sporting nunca pareceu conseguir pressionar o adversário de modo a que este recuasse.
Onde esteve a pressão alta? Onde esteve a velocidade nas alas? Onde estiveram as tabelinhas? Onde parou a cabeça de Maniche? Para onde se escondeu Liedson? O que deu a PS para colocar Carriço a médio defensivo, quando a aposta já tinha falhado uma vez? Porque não jogaram André Santos ou Zapater? Porque é que a única opção de ataque é cruzar para a área....desespero? Porque é que Saleiro e Postiga precisam de 10 bolas de golo para marcar? Porque é que Fernandez nunca aproveita as oportunidades para provar o seu talento? Porque é que não conseguimos uma vitória frente a um treinador estreante Rui Vitória contra um Paços de Ferreira que nunca pareceu nada de especial?
Tantas perguntas que ficarão sem respostas. Tanta desilusão que deve ter percorrido o país hoje à noite. Ficará tudo a "marinar" calmamente durante uma semana, na esperança de que uma vitória contra o Maritimo traga o que foi perdido esta noite. Não o fará, mas é a resposta típica de JEB. Pior só mesmo o facto de termos de iniciar mais ano sem grande capital de confiança.
Até breve
Sei que todos os sportinguistas devem estar a sentir o mesmo que eu: uma autêntica "facada" no sonho, na esperança de mudar uma tendência de absoluta derrota, absoluta impotência. Não foi uma derrota humilhante, podia até nem ter sido uma derrota, tivessem os jogadores abordado o jogo com um pouco mais de calma. A ansiedade dominou a partida dos Leões e não houve "tempo" nas decisões. Ninguém se exibiu à altura do que é capaz e isso é muito preocupante.
A defesa não foi imponente, o meio campo não foi criativo nem dinâmico, o ataque não cumpriu a sua função principal, marcar. Estes "detalhes" como disse PS são só o mais importante e a verdade é que no primeiro teste de dificuldade média, o Sporting afundou-se. As melhorias da pré-época não foram à Capital do Móvel e ainda pior, a perder o Sporting nunca pareceu conseguir pressionar o adversário de modo a que este recuasse.
Onde esteve a pressão alta? Onde esteve a velocidade nas alas? Onde estiveram as tabelinhas? Onde parou a cabeça de Maniche? Para onde se escondeu Liedson? O que deu a PS para colocar Carriço a médio defensivo, quando a aposta já tinha falhado uma vez? Porque não jogaram André Santos ou Zapater? Porque é que a única opção de ataque é cruzar para a área....desespero? Porque é que Saleiro e Postiga precisam de 10 bolas de golo para marcar? Porque é que Fernandez nunca aproveita as oportunidades para provar o seu talento? Porque é que não conseguimos uma vitória frente a um treinador estreante Rui Vitória contra um Paços de Ferreira que nunca pareceu nada de especial?
Tantas perguntas que ficarão sem respostas. Tanta desilusão que deve ter percorrido o país hoje à noite. Ficará tudo a "marinar" calmamente durante uma semana, na esperança de que uma vitória contra o Maritimo traga o que foi perdido esta noite. Não o fará, mas é a resposta típica de JEB. Pior só mesmo o facto de termos de iniciar mais ano sem grande capital de confiança.
Até breve
Mínimos Olympiakos
Depois de Vukcevic ter levado com a porta no nariz do clube grego (o que acabou por ser uma benção) o Sporting parece disposto a repetir a gracinha com Stojkovic. Das duas uma, ou Costinha está com a fezada de acontecer ao sérvio o mesmo que o que se passou com o montenegrino numa espécie de "centro de recuperação de Pireu" ou então ficamos com a ideia de que quem fez abortar o empréstimo do "Simon" foi mesmo o próprio Sporting. Exclui-se desde logo a hipótese contrária, seria demasiada burrice repetir o mesmo erro no espaço de 3 semanas.
O nipónico e esquerdino Matsui pode ser emprestado ao Sporting por uma época com opção de compra por 2 milhões de euros. O internacional japonês pode fazer várias zonas do meio-campo tendo clara preferência pela ala esquerda. Caso se verifique a aquisição, teremos as seguintes duplas nas alas: na esquerda Matsui e Valdez e na direita Vukcevic e Izmailov...Salomão fica de reserva ou segue para empréstimo.
Tonel pode estar a cumprir a últimas horas em Lisboa, na Turquia, Grécia e Inglaterra há vários clubes com necessidade de um defesa experiente, Costinha estará à espera da subida de algumas propostas até ao final do mês.
Abel foi finalmente "libertado" para procurar clube. Em último ano de contrato o Sporting procura o melhor para os dois lados, um encaixe mínimo e a saída para jogar de um atleta sempre profissional e que merece jogar ainda uns bons anos. O Braga pode estar à espera de mais uma "borla", mas Costinha já deve ter "prevista" a opção de saída para a concorrência.
Ariel, já aqui muito referenciado, está em Santander a negociar a sua transferência, tenho muita pena que mais uma vez estes espanhóis do Racing estejam nas nossas "jogadas" de mercado. Vamos poder ver o argentino na Liga vizinha a marcar golos e a dizer "podiam ser nossos".
Até breve
O nipónico e esquerdino Matsui pode ser emprestado ao Sporting por uma época com opção de compra por 2 milhões de euros. O internacional japonês pode fazer várias zonas do meio-campo tendo clara preferência pela ala esquerda. Caso se verifique a aquisição, teremos as seguintes duplas nas alas: na esquerda Matsui e Valdez e na direita Vukcevic e Izmailov...Salomão fica de reserva ou segue para empréstimo.
Tonel pode estar a cumprir a últimas horas em Lisboa, na Turquia, Grécia e Inglaterra há vários clubes com necessidade de um defesa experiente, Costinha estará à espera da subida de algumas propostas até ao final do mês.
Abel foi finalmente "libertado" para procurar clube. Em último ano de contrato o Sporting procura o melhor para os dois lados, um encaixe mínimo e a saída para jogar de um atleta sempre profissional e que merece jogar ainda uns bons anos. O Braga pode estar à espera de mais uma "borla", mas Costinha já deve ter "prevista" a opção de saída para a concorrência.
Ariel, já aqui muito referenciado, está em Santander a negociar a sua transferência, tenho muita pena que mais uma vez estes espanhóis do Racing estejam nas nossas "jogadas" de mercado. Vamos poder ver o argentino na Liga vizinha a marcar golos e a dizer "podiam ser nossos".
Até breve
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Um bom avançado a custo zero
Ariel Nahuelpá está livre desde o final de Julho. Pergunto-me o que será que falta para ir buscar um jogador deste calibre, quando está a custo zero, depois de acabar contrato com o Curitiba? Não é representado por Jorge Mendes, mas será que isso o elimina das escolhas?
Aplicando as 10 perguntas sagradas para a compra de um avançado, temos um bom panorama do tipo de negócio que podiamos fazer:
1- É caro?
Não. O jogador está livre. Em termos salariais também não, vem do Curitiba, não do Manchester ou do Barcelona.
2- Tem altura?
Sim. 1,90m
3- Tem bom jogo de cabeça?
Sim
4- Tem bons pés ?
Sim, sendo que é esquerdino e logo aí uma dor de cabeça para os centrais
5- Marca golos?
Sim, muitos.
6- Quer vir para o Sporting?
Se negoceia com o Union do Chile, mais depressa viria para o Sporting
7-Que idade tem?
22 anos, logo muita margem de progressão
8- Qual o maior defeito de jogo?
Indisciplina, mas sendo um Argentino a jogar no Brasil...compreende-se.
9- Tem clubes interessados?
Sim, bastantes, à cabeça o Vasco da Gama e o mais adiantado nas negociações o Union do Chile.
10- É melhor que o Corradi?
Sim. Em todo e qualquer aspecto.
Senhor Costinha está à espera do quê?
Até breve.
Aplicando as 10 perguntas sagradas para a compra de um avançado, temos um bom panorama do tipo de negócio que podiamos fazer:
1- É caro?
Não. O jogador está livre. Em termos salariais também não, vem do Curitiba, não do Manchester ou do Barcelona.
2- Tem altura?
Sim. 1,90m
3- Tem bom jogo de cabeça?
Sim
4- Tem bons pés ?
Sim, sendo que é esquerdino e logo aí uma dor de cabeça para os centrais
5- Marca golos?
Sim, muitos.
6- Quer vir para o Sporting?
Se negoceia com o Union do Chile, mais depressa viria para o Sporting
7-Que idade tem?
22 anos, logo muita margem de progressão
8- Qual o maior defeito de jogo?
Indisciplina, mas sendo um Argentino a jogar no Brasil...compreende-se.
9- Tem clubes interessados?
Sim, bastantes, à cabeça o Vasco da Gama e o mais adiantado nas negociações o Union do Chile.
10- É melhor que o Corradi?
Sim. Em todo e qualquer aspecto.
Senhor Costinha está à espera do quê?
Até breve.
Paulo Sérgio
Quando soube da confirmação da escolha de Paulo Sérgio para a vaga de treinador do Sporting não pude deixar de sentir algum desânimo. De Paulo Bento para Carvalhal e deste para Paulo Sérgio (PS), a sensação foi sempre semelhante. Em ambas as transições esperou-se sempre mais arrojo e mais “desembolso” o que era apoiado em declarações de JEB que disse coisas como “vocês vão ter uma surpresa” ou “é um treinador que não deixa dúvidas a ninguém que o clube estará bem entregue”…enfim.
Os sportinguistas são do mais paciente que há e a cada queda segue-se sempre um levantar lento mas convicto. A PS foi dado mais um dos muitos “cheques em branco” de confiança, embora seja evidente que há muitos pés atrás na comunidade leonina.
Ninguém que ser pessimista e acabar com uma hipótese de sucesso prematuramente, muitos treinadores começaram assim, sem margem, sem esperança e alguns mantiveram-se firmes, com sorte e vitórias estratégicas. Alguns souberam agarrar a oportunidade e dar um salto para a alta roda do futebol europeu. Artur Jorge, Eriksson, Mourinho são bons exemplos de tudo isto. Será Paulo Sérgio?
A herança deixada pelas últimas épocas é pesadíssima. Qualquer treinador com alguma carreira evitaria pegar neste momento no Sporting. O clube não ganha um título importante (campeonato ou taça europeia) há quase 10 anos, não tem um plantel de valor absoluto, tem as finanças debilitadas por um processo de endividamento atroz e mais do que tudo tem uma grande massa adepta impaciente e descrente. Das poucas coisas boas que pode oferecer é um grande mediatismo e uma estrutura física e humana de excelência.
Qualquer treinador, quando escolhe um clube olha também muito para os que serão os seus superiores, um jovem Presidente ambicioso e um ainda mais jovem e ainda mais ambicioso Director Desportivo Costinha são uma estrutura de “força” mas ainda por testar a sério, ainda com muitos erros de inexperiência nos cargos para dar no futuro. Carvalhal por exemplo sofreu estas lacunas na pele e outros pensaram muito mais do que 2 vezes antes de lhe “calçar os sapatos”.
Mas houve um que não teve medo, PS aceitou, ao que consta sem hesitar, o desafio de construir uma equipa do nada, do zero, com todas as duvidas e incertezas possíveis e imaginárias. No Guimarães preparava-se para fazer história ao pegar no clube em posição de descida e entregá-lo no final da época em lugares de acesso à Liga Europa. Mas um último jogo desastrado em casa com o Marítimo estragou o conto fantástico e PS sai da cidade berço com um amargo sabor a “quases”.
Levantou-se então a polémica, porquê PS quando Villas Boas já tinha até um pré-acordo? A história ainda revelará o que se passou para uma mudança de direcção tão abrupta e o certo era que o benjamim de Mourinho acabaria no rival FC Porto tal e qual como todos os bastidores sempre afirmaram. Seria de facto a escolha de Pinto da Costa, ou JEB teria furado os planos do presidente Portista, não lhe deixando outra alternativa?
PS não é um mestre de táctica como Jesualdo, não segue uma linha dura como Paulo Bento, não é um técnico de ratices como Inácio, não é particularmente motivante como Robson ou Mourinho, mas tem um ponto que todos concordam ser uma vantagem: tem de tudo um pouco. É um técnico completo e sem ser brilhante em nenhuma área, não apresenta fraquezas em nenhuma das mesmas. Outra vantagem que Costinha e JEB tiveram em conta é a sua capacidade para “construir” uma base de exibição sólida nas suas equipas.
Depois da equipa mecânica de Paulo Bento e da equipa sem referências de jogo de Carvalhal, os dirigentes leoninos optaram por alguém que não fazendo milagres é conhecido por dar às suas equipas uma ideia de jogo não imutável (como PB) e que se adapta bem a qualquer tipo de ambição, no Paços o objectivo era vencer o possível, no Guimarães dava para ganhar a maior parte dos jogos e no Sporting espera-se que chegue para perder o menor número de pontos.
A pré-época exibe muito trabalho, muitos mecanismos desenhados, novas tácticas e movimentações. Por agora vê-se o início de algo que pode ou não servir para dar à equipa uma nova personalidade. É cedo e é preciso jogos para atestar do sucesso e inteligência do que foi criado. Pode ser fantástico e pode ser um rotundo fracasso, mais uma vez tudo depende da bola dentro da baliza, algo que parece ter melhorado quando ainda Liedson se está a adaptar, o que deixa uma esperança depositada num futuro próximo.
PS irá depender de muitas coisas e dependerá acima de tudo do que as novidades do plantel podem fazer dentro de campo. Saíram dois fortes argumentos, os patrões do meio-campo Veloso e Moutinho eram o motor e coração da equipa, por vezes velozes, por vezes “gripados”, depois da chegada de Mendes estabilizaram com a confiança, estabilidade e certeza do “escocês”. Este novo ano existe um novo motor, um novo coração e até um novo cérebro. O chassis é mais ou menos o mesmo. Evaldo, Vukcevic, Zapater e Maniche darão mais cilindrada ao motor, Liedson, Postiga e Valdez e quem sabe Izmailov um coração mais estável e Fernandez um cérebro com mais neurónios assim o treinador lhe encontre espaço para jogar.
No início há esperança, não tanta na conquista de títulos, mas mais a curto-prazo, em boas vitórias e exibições nos primeiros jogos, algo que dê a confiança para mais no futuro. Passos pequenos, para quem tem ainda muito caminho a percorrer, sabendo que só uma grande força e dinâmica de equipa “empurrará” o clube para candidaturas reais a “títulos”. As últimas declarações de PS vão nesse sentido. Se as palavras equivalerem aos actos, então temos época.
Até breve.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Vendo o copo meio-cheio
Quando já aqui falei tanto do copo meio-vazio, sobre possíveis aquisições, é hora de "virar o copo" e ver que talvez mais importante que as entradas, falta sair muita gente. PS afirma que quer um plantel de 26 jogadores no máximo. Olhando para a foto acima, entendemos a tarefa que isso vai exigir a Costinha. São nada mais, nada menos que 36 jogadores! Mais 10 do que o ideal. Com este quadro em cada convocatória vão ficar tantos jogadores dentro como os que ficam fora da mesma. É muito e depois de tantos meses a preparar a época ainda estão muitos "resistentes" no plantel. Ainda iremos a tempo?
Até breve
Oportunidades
Todos os anos existem verdadeiros negócios de ocasião e clubes que dispensam ou não renovam com jogadores que pela idade, fim de ciclo ou qualquer outra razão estão no mercado à procura de clube, livres de valores de transferência. Entre muitos, destaco aqui:
Guarda-redes:
Timo Hildebrand (Hoffenheim)
18 Interna. Alemanha, 31 anos (outros clubes - Estugarda, Valencia)
Michael Rensing (Bayern Munich)
18 Intern. Alemanha Sub21
Defesas:
François Clerc (Lyon)
13 Intern. França, 27 anos (o.c. - Toulouse)
José Gonçalves (Hearts)
7 Intern. Portugal Sub21, 24 anos (o.c.- Basileia, Veneza, Nuremberg)
Gérémi (Ankaragücü)
118 Intern. Camarões, 31 anos (o.c.- Real Madrid, Chelsea, Newscastle)
Ilsinho (Shakhtar Donetsk)
5 Intern. Brasil, 24 anos (o.c.- Palmeiras)
Mickaël Silvestre (Arsenal)
40 Intern. França, 33 anos (o.c.- Inter, Man Utd, Rennes)
William Gallas (Arsenal)
80 Intern. França, 32 anos (o.c. - Chelsea, Marselha, Caen)
Médios:
Peter Luccin (Zaragoza)
5 Intern. França Sub21, 31 anos (o.c.- Atl.Madrid, Paris SG, Bordeus)
Hamed Namouchi (Freiburg)
18 Intern. Tunisia, 26 anos (o.c.- Cannes, G.Rangers, Lorient)
Yildiray Bastürk (Blackburn)
49 Intern. Turquia, 31 anos (o.c.- Leverkusen, Estugarda, Hertha)
DaMarcus Beasley (Rangers)
93 Intern. EUA, 28 anos (o.c.- PSV, Man City)
Denílson (Kavala)
61 Intern. Brasil, 32 anos (o.c. - Betis, Palmeiras, Bordéus)
Avançados:
Benjani (Man City)
43 Intern. Zimbabwe, 32 anos (o.c.- Sunderland, Auxerre, Grasshopper)
F.Morientes (Marselha)
47 Intern. Espanha, 34 anos (o.c.- Valência, Liverpool, R.Madrid)
Há muito ainda por escolher e jogadores muito interessantes que a muito baixo custo podiam ser boas opções para Costinha enviar mensagens. Só como exemplo, para ponta-de-lança , preferia o Morientes um milhão de vezes ao Corradi.
Até breve
Guarda-redes:
Timo Hildebrand (Hoffenheim)
18 Interna. Alemanha, 31 anos (outros clubes - Estugarda, Valencia)
Michael Rensing (Bayern Munich)
18 Intern. Alemanha Sub21
Defesas:
François Clerc (Lyon)
13 Intern. França, 27 anos (o.c. - Toulouse)
José Gonçalves (Hearts)
7 Intern. Portugal Sub21, 24 anos (o.c.- Basileia, Veneza, Nuremberg)
Gérémi (Ankaragücü)
118 Intern. Camarões, 31 anos (o.c.- Real Madrid, Chelsea, Newscastle)
Ilsinho (Shakhtar Donetsk)
5 Intern. Brasil, 24 anos (o.c.- Palmeiras)
Mickaël Silvestre (Arsenal)
40 Intern. França, 33 anos (o.c.- Inter, Man Utd, Rennes)
William Gallas (Arsenal)
80 Intern. França, 32 anos (o.c. - Chelsea, Marselha, Caen)
Médios:
Peter Luccin (Zaragoza)
5 Intern. França Sub21, 31 anos (o.c.- Atl.Madrid, Paris SG, Bordeus)
Hamed Namouchi (Freiburg)
18 Intern. Tunisia, 26 anos (o.c.- Cannes, G.Rangers, Lorient)
Yildiray Bastürk (Blackburn)
49 Intern. Turquia, 31 anos (o.c.- Leverkusen, Estugarda, Hertha)
DaMarcus Beasley (Rangers)
93 Intern. EUA, 28 anos (o.c.- PSV, Man City)
Denílson (Kavala)
61 Intern. Brasil, 32 anos (o.c. - Betis, Palmeiras, Bordéus)
Avançados:
Benjani (Man City)
43 Intern. Zimbabwe, 32 anos (o.c.- Sunderland, Auxerre, Grasshopper)
F.Morientes (Marselha)
47 Intern. Espanha, 34 anos (o.c.- Valência, Liverpool, R.Madrid)
Há muito ainda por escolher e jogadores muito interessantes que a muito baixo custo podiam ser boas opções para Costinha enviar mensagens. Só como exemplo, para ponta-de-lança , preferia o Morientes um milhão de vezes ao Corradi.
Até breve
O não da Udinese
Existem negócios que "rezo" para que não sejam concretizados. O de Corradi é um deles. Como bom sportinguista, assim que assine terá o apoio de todos os outros. Mas não terá tanta margem com a imprensa. É justo, é uma contratação que tem muito para dar errado.Tem 34 anos, uma carreira muito intermitente, recheada de lesões, não é um atleta que brilhe nos grandes jogos.
Claro que o futebol é rico em surpresas e já não seria a primeira vez que uma aposta deste tipo saía bem ao clube de Alvalade. Mas muito honestamente penso que estaremos mais perto de um Angulo do que de um Acosta. O jogador há muitos anos que não faz uma boa época e tem sido um avançado de 3ª linha em Itália, ou seja, se o titular se lesionar há o suplente e se este tiver o mesmo azar, então sim, entra o Corradi. É pouco para de repente lutar por lugar no onze do Sporting, ou pelo menos, deveria ser o suficiente para não ser encarado como uma opção.
É completamente diferente ir buscar um jogador com 32 anos, sem historial de lesões com uma utilização constante no onze e com bons níveis de produtividade, ora este italiano não se encaixa neste perfil, encaixa-se sim no perfil de um jogador a custo zero. O Sporting parece ter "cheirado" esta possibilidade e depois de um primeiro contacto ficou a saber que a Udinese conta com o jogador. Em boa verdade, o clube italiano conta com o atleta sim, mas para o banco. Em Udine joga-se com o um ponta-de-lança e Corradi tem o internacional italiano Di Natale, o internacional chileno Alexis Sanchez e agora o italo-argentino Denis à sua frente para o lugar.
Compreende-se o não da Udinese, Denis só poderá jogar em dois meses e além disso, um activo de um clube italiano não é vendido a custo zero a não ser que seja da vontade do clube dispensar o jogador, o que não é o caso. Resta a Costinha pagar à volta de 500 mil euros pela desvinculação. Parece pouco, mas na minha opinião é excessivo por um atleta que dificilmente fará mais do que uma época sem lesões. Por isso agradeço aos dirigentes italianos a sua recusa em dispensar gratuitamente o jogador. Evita-se mais um caso "penoso" de geriatria em Alvalade.
Até breve
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Sondagem 4 - Quem marcará mais golos?
Perguntei aos leitores do Blog quem seria o jogador que iria marcar mais golos esta época. De um lote de avançados que não incluía intencionalmente Liedson (tornaria óbvia a escolha) os resultados foram os seguintes:
A sondagem foi realizada entre os dias 2 e 10 de Agosto e contou com 36 votos.
Postiga parece ver reconhecida a confiança dos adeptos face ao arranque de época em que revela mais energia e convicção. Pongolle que no passado ficaria facilmente em último, toma a segunda posição nas preferências, partilhando da mesma subida exibicional do vencedor. Já Saleiro e Djaló vêm diminuída a sua "expressão" nas opções dos que votaram, por motivos diferntes, o primeiro joga pouco e o último joga nas alas, o que acresce o facto de poder nem ficar no plantel.
Um grande obrigado aos que votaram.
Até breve
A sondagem foi realizada entre os dias 2 e 10 de Agosto e contou com 36 votos.
Postiga parece ver reconhecida a confiança dos adeptos face ao arranque de época em que revela mais energia e convicção. Pongolle que no passado ficaria facilmente em último, toma a segunda posição nas preferências, partilhando da mesma subida exibicional do vencedor. Já Saleiro e Djaló vêm diminuída a sua "expressão" nas opções dos que votaram, por motivos diferntes, o primeiro joga pouco e o último joga nas alas, o que acresce o facto de poder nem ficar no plantel.
Um grande obrigado aos que votaram.
Até breve
Grandes jogadas
Já se sabia que Pinto da Costa iria ser testemunha abonatória de Queirós no seu processo disciplinar, mas confesso que fiquei surpreendido com a ferocidade com que o “homem do norte” defendeu o Seleccionador. Em boa verdade o presidente portista não defendeu muito, preferiu o ataque e “bateu” forte e feio nos “senhores” da Federação. Todos sabemos que com esta manobra, PC joga em dois tabuleiros: o das convocatórias de jogadores do Porto quando interessa e a poupança dos mesmos quando dá jeito e por outro lado aproveita para dar uma boa “dentada” na direcção da Federação.
Esta “solidariedade” toda é difícil de explicar e estando a falar de PC é certo que não vai sair de borla. A forma como o presidente dos dragões extremou o discurso, hostilizando e de que maneira os “acusadores” poderá ser uma “fruta” envenenada para CQ. De facto, ao quebrar a trégua, PC poderá estar a criar uma reacção, algo que depois deste caso resolvido, distancie ainda mais o Seleccionador de uma convivência suportável com os restantes órgãos directivos da FPF. Como dizia Scolari, para PC “é uma situação ganha ganha”.
Penso que no final estaremos, com a estupidez da Federação a atingir níveis históricos, a repetir ponto por ponto a história de Domenech. Um treinador sem apoio dos adeptos, sem apoio dos jogadores e com o apoio meramente institucional da Federação. Será possível ninguém entender que a asneira está feita e que agora não resta nenhuma alternativa a não ser pagar a cláusula de rescisão?
Talvez se cumpra a profecia de CQ proferida no final de um jogo em Itália, e o seleccionador consiga mesmo “limpar a porcaria toda” da FPF, isto depois da demissão em bloco dos dirigentes da mesma, isto com a instituição sem as garantias de uma “utilidade pública desportiva”.
Tenho mais de 20 anos a seguir o fenómeno desportivo e nunca vi um acto de coragem e inovação na FPF e na Liga. São duas “empresas” de gestão de interesses, tribunais de força politica e económica, bastidores de carreiras falhadas. Nos entretantos vão fingindo que são dirigentes desportivos.
Até breve
Esta “solidariedade” toda é difícil de explicar e estando a falar de PC é certo que não vai sair de borla. A forma como o presidente dos dragões extremou o discurso, hostilizando e de que maneira os “acusadores” poderá ser uma “fruta” envenenada para CQ. De facto, ao quebrar a trégua, PC poderá estar a criar uma reacção, algo que depois deste caso resolvido, distancie ainda mais o Seleccionador de uma convivência suportável com os restantes órgãos directivos da FPF. Como dizia Scolari, para PC “é uma situação ganha ganha”.
Penso que no final estaremos, com a estupidez da Federação a atingir níveis históricos, a repetir ponto por ponto a história de Domenech. Um treinador sem apoio dos adeptos, sem apoio dos jogadores e com o apoio meramente institucional da Federação. Será possível ninguém entender que a asneira está feita e que agora não resta nenhuma alternativa a não ser pagar a cláusula de rescisão?
Talvez se cumpra a profecia de CQ proferida no final de um jogo em Itália, e o seleccionador consiga mesmo “limpar a porcaria toda” da FPF, isto depois da demissão em bloco dos dirigentes da mesma, isto com a instituição sem as garantias de uma “utilidade pública desportiva”.
Tenho mais de 20 anos a seguir o fenómeno desportivo e nunca vi um acto de coragem e inovação na FPF e na Liga. São duas “empresas” de gestão de interesses, tribunais de força politica e económica, bastidores de carreiras falhadas. Nos entretantos vão fingindo que são dirigentes desportivos.
Até breve
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Los Tres
Antes que comece o campeonato e já depois da Supertaça podemos olhar para os candidatos crónicos ao titulo e aferir das mudanças nos plantéis. Em regra geral os 3 grandes melhoraram as suas soluções, uns mais em quantidade, outros em qualidade. Parece concreta a ideia de que nenhum dos 3 tem o plantel fechado. No Sporting o lugar de guarda-redes, extremo direito e avançado ainda pode ser reforçado. No Porto pode ainda chegar alguém para a posição de central. Já o Benfica procura um médio que substitua Ramires e um extremo que compense realmente a saída de DiMaria.
Sporting
Moutinho e Veloso terão como substitutos naturais Zapater e Maniche. É incerto o rendimento do espanhol, parece que pode ser uma grande referência, mas carece de confirmação. Para já Maniche surge como um bom substituto de Veloso, até porventura mais dinâmico e combativo, o que numa táctica de 4-4-2 pode ser decisivo. Tonel e Caneira darão o seu lugar a Torsiglieri e Coelho o que além de dar centímetros, dá juventude. Perde-se o espírito guerreiro de Tonel, mas o argentino parece ter o mesmo perfil do português, oxalá se verifique. Adrien e Pereirinha foram emprestados e para o seu lugar chegaram Valdez e André Santos, ganha a equipa e muito em experiência e ambição. O abandono esperado de P.Silva e André Marques foram compensados por Cedric Soares (Abel também pode estar de saída) e Evaldo, sendo esta última troca a mais vantajosa do plantel. O luso-brasileiro que chegou do Braga tem até surpreendido os adeptos com a qualidade e esforço das suas exibições. Em suma parece melhor esta equipa, mais experiência e imaginação e mais rendimento, Vukcevic, Izmailov, Stojkovic e Polga sendo recuperada a sua “disponibilidade” para jogar vêem somar muito talento ao clube. Salomão é um “poker” que por agora vai espreitando oportunidades. Ronaldo também começou assim.
Benfica
As transferências de DiMaria e Ramires, sem contar com a provável venda de David Luiz ao Real Madrid ou ao City, são saídas difíceis de colmatar. Gaitan e Jara não são extremos e Fernandinho do S.Paulo pode vir a resolver não um, mas dois erros de casting. Tantos milhões de euros depois, parece que o clube da Luz investiu em bons jogadores, mas não para os lugares em que perdeu activos. A compra de Roberto ainda não se justificou (aliás aproveito para corrigir aqueles que dizem que o espanhol era o titular da baliza do Atlético até se ter lesionado – falso – o titular era Ansenjo e depois foi Degea, Roberto era a terceira opção) e pior está a surgir uma nova “piada” que pode substituir a já clássica presença no banco de Mantorras. O angolano teve este ano confirmado o seu fim de ciclo na luz e chega Rodrigo, do Real Madrid B. O internacional sub21 espanhol, que é brasileiro, tem um futuro auspicioso à sua frente e apesar da verba avultada da sua transferência pode ser uma grande surpresa no campeonato. Pior só mesmo a vaga que Ramires deixou em aberto, Wesley não é nem por sombras metade do que era o internacional brasileiro na equipa do Benfica. O “queniano” provou numa época que é a par de David Luiz um valor muito acima da mediana qualidade das competições nacionais, só encontro paralelo recente em Lucho Gonzalez. Resumindo, o plantel parece menos equilibrado, na baliza e na defesa podem surgir alguns problemas, sobretudo quando se quer disputar uma Liga dos Campeões até fases tardias.
Porto
O pessimismo da imprensa quanto ao valor dos portistas esfumou-se em apenas um jogo oficial. O benfiquismo de muitos “opinion makers” da imprensa torciam para um Porto de Villas Boas perdido e fraco. Foi o que se viu. Quem olhar para as mexidas no plantel dos dragões vê muitas melhorias. Com alguma azia, confirma-se a entrada de Moutinho no onze e só se pode dizer que fará uma linha média de respeito ao lado de Micael, Fernando e Belluschi. Varela parece ter provado que está um jogador fantástico, eclipsando o valor explosivo de Hulk. Nem a saída de Bruno Alves e Raul Meireles desfaz a ideia que este Porto é muito mais forte que a época passada. Para estes lugares chegam Moutinho e talvez Otamendi, o argentino era, só, o titular que Torisiglieri iria substituir, a venda do primeiro há muito que estava prevista. É um grande jogador e não sendo ainda um Bruno Alves capitão, será um grande defesa neste campeonato. James Rodriguez já deu boas indicações o que somado a uma grande expectativa quanto ao rendimento de Walter e Sousa faz com que se esteja o formar um peso-pesado para os lados das Antas.
Apesar da tentativa de reflectir imparcialmente nesta análise, não tenham dúvidas, espero que tudo corra bem aos nossos reforços e que não se confirmem as melhores previsões dos nossos adversários.
Até breve
Sporting
Moutinho e Veloso terão como substitutos naturais Zapater e Maniche. É incerto o rendimento do espanhol, parece que pode ser uma grande referência, mas carece de confirmação. Para já Maniche surge como um bom substituto de Veloso, até porventura mais dinâmico e combativo, o que numa táctica de 4-4-2 pode ser decisivo. Tonel e Caneira darão o seu lugar a Torsiglieri e Coelho o que além de dar centímetros, dá juventude. Perde-se o espírito guerreiro de Tonel, mas o argentino parece ter o mesmo perfil do português, oxalá se verifique. Adrien e Pereirinha foram emprestados e para o seu lugar chegaram Valdez e André Santos, ganha a equipa e muito em experiência e ambição. O abandono esperado de P.Silva e André Marques foram compensados por Cedric Soares (Abel também pode estar de saída) e Evaldo, sendo esta última troca a mais vantajosa do plantel. O luso-brasileiro que chegou do Braga tem até surpreendido os adeptos com a qualidade e esforço das suas exibições. Em suma parece melhor esta equipa, mais experiência e imaginação e mais rendimento, Vukcevic, Izmailov, Stojkovic e Polga sendo recuperada a sua “disponibilidade” para jogar vêem somar muito talento ao clube. Salomão é um “poker” que por agora vai espreitando oportunidades. Ronaldo também começou assim.
Benfica
As transferências de DiMaria e Ramires, sem contar com a provável venda de David Luiz ao Real Madrid ou ao City, são saídas difíceis de colmatar. Gaitan e Jara não são extremos e Fernandinho do S.Paulo pode vir a resolver não um, mas dois erros de casting. Tantos milhões de euros depois, parece que o clube da Luz investiu em bons jogadores, mas não para os lugares em que perdeu activos. A compra de Roberto ainda não se justificou (aliás aproveito para corrigir aqueles que dizem que o espanhol era o titular da baliza do Atlético até se ter lesionado – falso – o titular era Ansenjo e depois foi Degea, Roberto era a terceira opção) e pior está a surgir uma nova “piada” que pode substituir a já clássica presença no banco de Mantorras. O angolano teve este ano confirmado o seu fim de ciclo na luz e chega Rodrigo, do Real Madrid B. O internacional sub21 espanhol, que é brasileiro, tem um futuro auspicioso à sua frente e apesar da verba avultada da sua transferência pode ser uma grande surpresa no campeonato. Pior só mesmo a vaga que Ramires deixou em aberto, Wesley não é nem por sombras metade do que era o internacional brasileiro na equipa do Benfica. O “queniano” provou numa época que é a par de David Luiz um valor muito acima da mediana qualidade das competições nacionais, só encontro paralelo recente em Lucho Gonzalez. Resumindo, o plantel parece menos equilibrado, na baliza e na defesa podem surgir alguns problemas, sobretudo quando se quer disputar uma Liga dos Campeões até fases tardias.
Porto
O pessimismo da imprensa quanto ao valor dos portistas esfumou-se em apenas um jogo oficial. O benfiquismo de muitos “opinion makers” da imprensa torciam para um Porto de Villas Boas perdido e fraco. Foi o que se viu. Quem olhar para as mexidas no plantel dos dragões vê muitas melhorias. Com alguma azia, confirma-se a entrada de Moutinho no onze e só se pode dizer que fará uma linha média de respeito ao lado de Micael, Fernando e Belluschi. Varela parece ter provado que está um jogador fantástico, eclipsando o valor explosivo de Hulk. Nem a saída de Bruno Alves e Raul Meireles desfaz a ideia que este Porto é muito mais forte que a época passada. Para estes lugares chegam Moutinho e talvez Otamendi, o argentino era, só, o titular que Torisiglieri iria substituir, a venda do primeiro há muito que estava prevista. É um grande jogador e não sendo ainda um Bruno Alves capitão, será um grande defesa neste campeonato. James Rodriguez já deu boas indicações o que somado a uma grande expectativa quanto ao rendimento de Walter e Sousa faz com que se esteja o formar um peso-pesado para os lados das Antas.
Apesar da tentativa de reflectir imparcialmente nesta análise, não tenham dúvidas, espero que tudo corra bem aos nossos reforços e que não se confirmem as melhores previsões dos nossos adversários.
Até breve
Subscrever:
Mensagens (Atom)



