Gente que passa a vida a fazer declarações na imprensa, apontando o dedo aos responsáveis do clube, mas que depois, na hora de proporem soluções e ajudar, alegam que não têm saúde, tempo ou “disponibilidade profissional” para o fazer, são para mim piores, muito piores que os que dirigirem e cometem os referidos erros.
Todos somos geniais, olhando de fora para dentro. Eu próprio tenho consciência que as minhas verborreias sobre o clube são muito mais fáceis de escrever do que por em prática. Em democracia a liberdade de criticar está garantida, mas não isenta ninguém do dever de participar e contribuir.
Em alguns países é obrigatório votar o que é uma forma extrema de garantir a solidez do regime democrático, mas é só um exemplo das necessidades que a governação representativa tem e sempre terá. No Sporting a democracia existe e é efectiva, apesar de uma tendência para uma chefia totalitária dentro da equipa ela ainda não se transmitiu aos órgãos sociais do clube.
Mas se a democracia existe, também existem “notáveis” que devem adorar ver as suas fotos nos jornais associadas a notícias sobre o Sporting. A instituição é neste caso apenas um meio para o alimento do ego, uma vez que nunca um destes depoimentos ajudou a resolver o que quer que fosse, eles sabem-no, mas mesmo assim a tentação é sempre maior.
A razão invocada é normalmente a que sendo mais “iluminados” do que o “povo”, tem o dever de ajudar a formar a sua opinião. O problema é que quando a equipa ganha só sabem fazer elogios e quando a equipa perde só produzem frases como “estou muito preocupado com…” ou “causa-me apreensão…”. Na maior parte dos casos, esta gentinha só tem direito de antena quando a época corre mal, tempo em que as acusações e rótulos de incompetência são amplamente divulgados por uma imprensa sequiosa de mais achas para as suas fogueiras.
Acho que a acção destes “notáveis”, ela sim, é prejudicial ao clube. São estes que devem ser impedidos de entrar em Alvalade. Eu sei que não teria nenhum impacto já que muitos deles há anos que não compram um bilhete ou lugar de época, mas definitivamente estou um pouco farto destas comadres de vão de escada, que nunca deram nada ao Sporting.
Até breve.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Superficial
Tinha a desconfiança que a entrevista de Bettencourt fosse um bom tempo de antena para "passar" em revista o insucesso atroz da equipa de futebol como um problema de sorte ou azar, bola na rede ou na trave. Pois com pena minha confirmou-se. Gosto do estilo do nosso presidente, tenho até a convicção que será um fantástico gestor de homens e de instituições. Mas o pior é que não percebe nada de futebol.
Só assim se explica que entenda o fracasso do Sporting como um problema de azar. Que será resolvido com um clique. Absurdo. Chega a ser caricato como defende Paulo Sérgio e a sua forma de trabalhar. Bettencourt não sabe mas muitos treinadores e ex-treinadores podem-lhe dizer o que acham da nossa equipa e não tenho dúvidas que se todos formos honestos podemos facilmente constatar que este Sporting é uma versão bem pior do que o da última época.
Quero ver onde JEB porá tanta calma e paciência quando formos assolados por mais uma ou duas humilhações, derrotas, péssimos jogos, aliás penso até que com este voto de confiança pública dado ao treinador, o presidente se colocou ainda mais a jeito para ter de dar mais peito a ainda mais balas no futuro. Isto porque não acredito na recuperação desta equipa. Porquê: Porque apenas num jogo esta época (Brondby fora) foi capaz de ultrapassar as barreiras do que se esperava dela, nas restantes partidas e já são muitas é uma profunda e total desilusão.
Dizer que este Sporting joga bom futebol é o mesmo que dizer que os burros são como os cavalos, assim a 900 metros parece quase a mesma coisa. Mas não é. É bem diferente e quem gosta de ver jogar boas equipas entende claramente a diferença. Aliás as equipas que jogam bom futebol, normalmente ganham, o Sporting normalmente empata ou perde, e normalmente vê-se aflito para marcar golos a equipa como o Beira Mar ou o Olhanense.
Se Bettencourt quiser continuar a enganar-se achando que tem um bom treinador, pois que lhe faça bom proveito, por mim manterei a minha posição: cada semana com Paulo Sérgio é menos uma semana que temos para sair do buraco em que estamos metidos. Aos meus camaradas Sportinguistas recomendo que se lembrem sempre o que sentem quando assistem a um jogo do Sporting esta época, é gosto ou desgosto?
Até breve.
Só assim se explica que entenda o fracasso do Sporting como um problema de azar. Que será resolvido com um clique. Absurdo. Chega a ser caricato como defende Paulo Sérgio e a sua forma de trabalhar. Bettencourt não sabe mas muitos treinadores e ex-treinadores podem-lhe dizer o que acham da nossa equipa e não tenho dúvidas que se todos formos honestos podemos facilmente constatar que este Sporting é uma versão bem pior do que o da última época.
Quero ver onde JEB porá tanta calma e paciência quando formos assolados por mais uma ou duas humilhações, derrotas, péssimos jogos, aliás penso até que com este voto de confiança pública dado ao treinador, o presidente se colocou ainda mais a jeito para ter de dar mais peito a ainda mais balas no futuro. Isto porque não acredito na recuperação desta equipa. Porquê: Porque apenas num jogo esta época (Brondby fora) foi capaz de ultrapassar as barreiras do que se esperava dela, nas restantes partidas e já são muitas é uma profunda e total desilusão.
Dizer que este Sporting joga bom futebol é o mesmo que dizer que os burros são como os cavalos, assim a 900 metros parece quase a mesma coisa. Mas não é. É bem diferente e quem gosta de ver jogar boas equipas entende claramente a diferença. Aliás as equipas que jogam bom futebol, normalmente ganham, o Sporting normalmente empata ou perde, e normalmente vê-se aflito para marcar golos a equipa como o Beira Mar ou o Olhanense.
Se Bettencourt quiser continuar a enganar-se achando que tem um bom treinador, pois que lhe faça bom proveito, por mim manterei a minha posição: cada semana com Paulo Sérgio é menos uma semana que temos para sair do buraco em que estamos metidos. Aos meus camaradas Sportinguistas recomendo que se lembrem sempre o que sentem quando assistem a um jogo do Sporting esta época, é gosto ou desgosto?
Até breve.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Quando o céu cai
Todos os clubes têm pilares, pontes, alicerces onde assenta a sua identidade e a sua segurança. O Sporting para mim sempre foi um clube organizado, ordeiro, brioso dos seus valores e uma bandeira de bom futebol, arte e magia dentro dos relvados. Há cerca de 10 anos, começámos a copiar um modelo à Porto, um modelo de luta, querer ganhar, sempre contra qualquer coisa. Começamos a ver os "sistemas" e a olhar demasiado para as nossas costas sempre com medo que nos roubem o "pão" das vitórias.
Deixámos de olhar para a equipa, para os bons jogadores, a estimar a casa onde formamos aqueles que sempre foram os nossos melhores atletas. Nos últimos 20 anos os símbolos do Sporting foram sempre formados no clube (Carlos Xavier, Figo, Ronaldo, Moutinho, Sabrosa, Peixe, Nani, etc) excepção será Yordanov e Balakov dois enormes jogadores que fizeram parte da última grande tentativa de Sousa Sintra em sair de décadas de insucesso, mas nunca de mau futebol.
Deixámos de olhar para nós próprios e demasiado para os nossos rivais, demasiado atentos ao que faziam e como o faziam. Perdemos o sentidos de nós próprios. A equipa que hoje sobe aos relvados em nada respeita o passado e a história do clube. Não sou saudosista, sei que tudo evolui e muda. Mas a minha pergunta é: Muda para o quê? Qual é a filosofia do clube neste momento?
Quando vamos buscar jogadores de 29 e 30 e tal anos para suprir carências da equipa, estamos apenas a tentar contornar problemas financeiros, ou a inverter um modelo de investimento no futuro, que sempre foi nosso apanágio. Todas as épocas a equipa do Sporting era a mais jovem e com mais margem de progressão. Era, já não é. Todos os anos o Sporting tinha 1 ou 2 jogadores que pela sua fantasia e criatividade empolgava o clube e o transportava nas camisolas de jovens e crianças. Tinha, já não tem. Sempre me habituei a ver o clube fora de polémicas, atritos, a evitar fissões e discussões internas. Evitava, mas já não evita.
O que é este Sporting? O que ganhámos em mudar? De que adiantou os passos decididos rumo a novos modelos de organização e financiamento? O que lucrou o clube em mudar a sua politica de formação, com pazadas de brasileiros, romenos e outras nacionalidades que não advém de nenhuma referência e ligação à nossa cultura nacional? Quem ganhou com um novo estádio que arruinou as finanças e elevou o preço dos bilhetes? As gamebox são um bom produto, mas quando vejo Alvalade num início de época com 20 mil espectadores e me recordo outros inícios com 40 ou 50 mil, pergunto-me onde está a evolução?
Onde é que nós estamos?
Nada do que está escrito são acusações a JEB, mas uma vez que é Presidente é sua obrigação preocupar-se, pensar, re-pensar, ouvir, seja o que for que ache melhor fazer no sentido de entender como é que passámos de uma grande instituição para uma grande desilusão. É que já nem a formação, essa virgem prenha de messias escapa e é hoje mais um calvário de conflitos e egos exacerbados. Onde está a palavra, a honra, a virtude, o amor e dedicação ao clube? Para onde nos leva tanto profissionalismo?
Se cair, quero cair de pé e não a chorar-me pelos cantos a ser espezinhado por "moinhos de vento".
Até breve.
Deixámos de olhar para a equipa, para os bons jogadores, a estimar a casa onde formamos aqueles que sempre foram os nossos melhores atletas. Nos últimos 20 anos os símbolos do Sporting foram sempre formados no clube (Carlos Xavier, Figo, Ronaldo, Moutinho, Sabrosa, Peixe, Nani, etc) excepção será Yordanov e Balakov dois enormes jogadores que fizeram parte da última grande tentativa de Sousa Sintra em sair de décadas de insucesso, mas nunca de mau futebol.
Deixámos de olhar para nós próprios e demasiado para os nossos rivais, demasiado atentos ao que faziam e como o faziam. Perdemos o sentidos de nós próprios. A equipa que hoje sobe aos relvados em nada respeita o passado e a história do clube. Não sou saudosista, sei que tudo evolui e muda. Mas a minha pergunta é: Muda para o quê? Qual é a filosofia do clube neste momento?
Quando vamos buscar jogadores de 29 e 30 e tal anos para suprir carências da equipa, estamos apenas a tentar contornar problemas financeiros, ou a inverter um modelo de investimento no futuro, que sempre foi nosso apanágio. Todas as épocas a equipa do Sporting era a mais jovem e com mais margem de progressão. Era, já não é. Todos os anos o Sporting tinha 1 ou 2 jogadores que pela sua fantasia e criatividade empolgava o clube e o transportava nas camisolas de jovens e crianças. Tinha, já não tem. Sempre me habituei a ver o clube fora de polémicas, atritos, a evitar fissões e discussões internas. Evitava, mas já não evita.
O que é este Sporting? O que ganhámos em mudar? De que adiantou os passos decididos rumo a novos modelos de organização e financiamento? O que lucrou o clube em mudar a sua politica de formação, com pazadas de brasileiros, romenos e outras nacionalidades que não advém de nenhuma referência e ligação à nossa cultura nacional? Quem ganhou com um novo estádio que arruinou as finanças e elevou o preço dos bilhetes? As gamebox são um bom produto, mas quando vejo Alvalade num início de época com 20 mil espectadores e me recordo outros inícios com 40 ou 50 mil, pergunto-me onde está a evolução?
Onde é que nós estamos?
Nada do que está escrito são acusações a JEB, mas uma vez que é Presidente é sua obrigação preocupar-se, pensar, re-pensar, ouvir, seja o que for que ache melhor fazer no sentido de entender como é que passámos de uma grande instituição para uma grande desilusão. É que já nem a formação, essa virgem prenha de messias escapa e é hoje mais um calvário de conflitos e egos exacerbados. Onde está a palavra, a honra, a virtude, o amor e dedicação ao clube? Para onde nos leva tanto profissionalismo?
Se cair, quero cair de pé e não a chorar-me pelos cantos a ser espezinhado por "moinhos de vento".
Até breve.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Afinal ele existe
Amanhã Quinta-feira, por volta das 21h00, José Eduardo Bettencourt será o convidado de Judite de Sousa na Grande Entrevista. Não espero nada de especial neste espaço, a repórter está mais adaptada a contextos políticos, mas a aparição do Presidente do Sporting em prime time na TV prova 3 coisas: 1- Ele está vivo 2 - Ele ainda é Presidente do Sporting 3- Ele vai responder a perguntas sobre o clube.
Acho que esta aparição vem muito tarde, sabe-se que tem sido convidado por quase todos os espaços de debate televisivo sobre futebol, mas ainda assim, mais vale tarde que nunca. Peço a JEB que não se refugie em questões de "inimigos internos" ou "oposições maquiavelicas "...esse caminho de auto cegueira e desculpabilização foi percorrido durante mais de 8 anos pelo Benfica com os resultados que se conhecem.
Mas como tudo tem corrido tão mal a este presidente, que é bem capaz de passar uma hora a mandar recados para dentro do clube, passando por cima dos reais problemas do Sporting. A ver vamos.
Até breve.
Acho que esta aparição vem muito tarde, sabe-se que tem sido convidado por quase todos os espaços de debate televisivo sobre futebol, mas ainda assim, mais vale tarde que nunca. Peço a JEB que não se refugie em questões de "inimigos internos" ou "oposições maquiavelicas "...esse caminho de auto cegueira e desculpabilização foi percorrido durante mais de 8 anos pelo Benfica com os resultados que se conhecem.
Mas como tudo tem corrido tão mal a este presidente, que é bem capaz de passar uma hora a mandar recados para dentro do clube, passando por cima dos reais problemas do Sporting. A ver vamos.
Até breve.
Calma...só estamos em 10º lugar...(?)
Assisto às últimas notícias e declarações com uma indiferença total. Se Bettencourt foi dar alento à equipa no final do jogo com o Beira Mar, se Paulo Sérgio acha que vai ser bom ter um interregno para recuperar a equipa e se André Santos acha que todos os maus resultados se explicam com uma enorme falta de sorte…pois bem, isso para mim é pouco ou nada.
Izmailov continua uma cruzada para conseguir ir-se embora e não tenho dúvidas que ganhará este braço de ferro com os responsáveis do clube, a táctica de Moutinho levada ao extremo dá nisto. Ao menos o ex-capitão nunca deu entrevistas como a que deu agora o russo, jogando na lama e no ridículo a acção (algo polémica, mas defensável) de Costinha.
Enfim tudo está mal e assisto com perplexidade a um serenar dos ânimos com promessas de melhoria e outras poeiras que vêm tarde para o momento em que se encontra a consideração e confiança dos adeptos pela sua equipa. Acho que por este caminho, a calma e o deixar passar o tempo, só vamos garantir um total afundamento na tabela classificativa, um total abandono de espectadores de Alvalade, um total apoio a oposições internas que acusam esta direcção de inactividade.
Tarda Bettencourt em entender a gravidade do momento que se vive, se lesse apenas um das muitas dezenas de blogs, que quer se queira quer não, são bastante representativos, para perceber que o Sporting está neste momento num possível ponto de ruptura. São precisas medidas imediatas, incisivas e de grande impacto. A equipa de futebol está muito próxima de perder completamente os seus seguidores, muito próxima de ser ridicularizada num futuro encontro com uma equipa mais forte, muito próxima de deixar se ser equipa.
Aveiro expôs a dificuldade que onze jogadores têm em fazer coisas juntos, coordenados, algo que se verificou nos últimos jogos da era Paulo Bento, prova de um nervosismo de fim de linha, de uma urgência terrível de conseguir bons resultados. Se alguém reparou no jogo de Maniche, saltou à vista uma impaciência total, ele que é só o mais experiente da equipa. Quando se chega a este nível, o fim para o treinador está muito próximo, e na próxima jornada com o Rio Ave em casa, podemos assistir ao fim de um grande erro chamado Paulo Sérgio. Se perder ou empatar, será quase uma “justa causa” em cima da mesa, se ganhar, lamento dizer só estará a adiar o inadiável, ou seja, a iludir-nos mais uma semana.
Tinha alguma esperança que o Sporting entendesse, que fosse quem fosse que dirigisse a equipa, podia até ser o Mourinho, com os resultados conseguidos e sobretudo com as exibições (as pessoas confundem muito corrida e remates com jogar bem à bola) um treinador num clube como o Sporting tem de se demitir ou ser demitido. Não o fazer dá sinais claros de complacência com o fracasso, sinais claros que os responsáveis ficarão satisfeitos em não descer de divisão, o que com o orçamento do Sporting é impressionantemente ofensivo.
Despedir faz parte e não é um botão de nenhuma bomba atómica. A estabilidade não pode ser conseguida à custa da hipoteca prematura de uma época inteira de mau futebol, derrotas e humilhações. Para ilustrar o que digo, deixo umas perguntas: quantos dos novos sócios angariados nos últimos anos deixarão esta época de pagar as cotas, quantos novos sócios entraram para o clube nos últimos meses, quantos espectadores, sem gamebox adquirida compraram bilhete nas últimas 3 ou 4 partidas em Alvalade, qual foi a percentagem de quebra de vendas de mercahandising no último mês?
Até breve.
Izmailov continua uma cruzada para conseguir ir-se embora e não tenho dúvidas que ganhará este braço de ferro com os responsáveis do clube, a táctica de Moutinho levada ao extremo dá nisto. Ao menos o ex-capitão nunca deu entrevistas como a que deu agora o russo, jogando na lama e no ridículo a acção (algo polémica, mas defensável) de Costinha.
Enfim tudo está mal e assisto com perplexidade a um serenar dos ânimos com promessas de melhoria e outras poeiras que vêm tarde para o momento em que se encontra a consideração e confiança dos adeptos pela sua equipa. Acho que por este caminho, a calma e o deixar passar o tempo, só vamos garantir um total afundamento na tabela classificativa, um total abandono de espectadores de Alvalade, um total apoio a oposições internas que acusam esta direcção de inactividade.
Tarda Bettencourt em entender a gravidade do momento que se vive, se lesse apenas um das muitas dezenas de blogs, que quer se queira quer não, são bastante representativos, para perceber que o Sporting está neste momento num possível ponto de ruptura. São precisas medidas imediatas, incisivas e de grande impacto. A equipa de futebol está muito próxima de perder completamente os seus seguidores, muito próxima de ser ridicularizada num futuro encontro com uma equipa mais forte, muito próxima de deixar se ser equipa.
Aveiro expôs a dificuldade que onze jogadores têm em fazer coisas juntos, coordenados, algo que se verificou nos últimos jogos da era Paulo Bento, prova de um nervosismo de fim de linha, de uma urgência terrível de conseguir bons resultados. Se alguém reparou no jogo de Maniche, saltou à vista uma impaciência total, ele que é só o mais experiente da equipa. Quando se chega a este nível, o fim para o treinador está muito próximo, e na próxima jornada com o Rio Ave em casa, podemos assistir ao fim de um grande erro chamado Paulo Sérgio. Se perder ou empatar, será quase uma “justa causa” em cima da mesa, se ganhar, lamento dizer só estará a adiar o inadiável, ou seja, a iludir-nos mais uma semana.
Tinha alguma esperança que o Sporting entendesse, que fosse quem fosse que dirigisse a equipa, podia até ser o Mourinho, com os resultados conseguidos e sobretudo com as exibições (as pessoas confundem muito corrida e remates com jogar bem à bola) um treinador num clube como o Sporting tem de se demitir ou ser demitido. Não o fazer dá sinais claros de complacência com o fracasso, sinais claros que os responsáveis ficarão satisfeitos em não descer de divisão, o que com o orçamento do Sporting é impressionantemente ofensivo.
Despedir faz parte e não é um botão de nenhuma bomba atómica. A estabilidade não pode ser conseguida à custa da hipoteca prematura de uma época inteira de mau futebol, derrotas e humilhações. Para ilustrar o que digo, deixo umas perguntas: quantos dos novos sócios angariados nos últimos anos deixarão esta época de pagar as cotas, quantos novos sócios entraram para o clube nos últimos meses, quantos espectadores, sem gamebox adquirida compraram bilhete nas últimas 3 ou 4 partidas em Alvalade, qual foi a percentagem de quebra de vendas de mercahandising no último mês?
Até breve.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Estado de choque
Depois do meu último post, o qual foi escrito com uma desilusão planetária, confesso que ainda me sinto na mesma. Ou pior. Esperava, ou melhor, tinha a ilusão de acordar hoje de manhã e ler na imprensa alguma reacção por parte dos responsáveis do Sporting, depois do verdadeiro descalabro que foi o jogo de ontem em Aveiro. Já li todos os blogs e constato que o meu estado não é exclusivo, a nação sportinguista está em estado de choque. Não é para menos, a equipa de futebol, que sejamos honestos é 90% do que é o Sporting, é uma fonte de desilusão permanente e desfaz-se como uma miragem de uma (não grande, já passámos há muito esse nível) boa equipa de futebol.
Não vale a pena colocar um ar sábio, maduro e calmo e enfrentar a situação como se fossemos todos velhos marinheiros de cachimbo na boca, o caso é muito grave e cada ano que passa tem vindo a ser pior. Não é pelos jogadores, não é pelo treinador, nem pelo director desportivo, valha-nos a verdade nem sequer é pelo presidente. Simplesmente é por tudo. Todos estes intervenientes tem escolhido mal e tem sido mal escolhidos. É um problema de projecto desportivo e muito, mesmo muito, por não ter um plano ambicioso para o futebol profissional.
Acordamos agora para uma dura realidade: o Sporting está mal preparado em termos de recursos humanos e não tem noção estratégica sobre nada do que diz respeito à equipa de futebol profissional. Tenho ligeiras desconfianças de que se alinhássemos com uma equipa 100% oriunda da formação orientada por um bom treinador teríamos mais pontos do que temos agora. A pergunta para 1 milhão de dólares não é onde é que está o problema, mas sim como se resolve. Tenho para mim que JEB é um homem inteligente, capaz e embora com pouco jogo de cintura para o futebol, é capaz de delegar num director desportivo as grandes decisões no que diz respeito à equipa. Mas esta incapacidade de entender o jogo, faz com que não reaja, o que somado a um director desportivo ainda muito imaturo, se abandone a equipa a um treinador ainda sem currículo e voz autorizada.
É preciso uma voz de comando, murros na mesa, berros e até às vezes um "chicote" moral para agitar uma equipa de futebol com medo de tudo, alguém que avive as hormonas masculinas de 26 jogadores para que ultrapassem esta crise de confiança adolescente. Mas não existe esta figura. São tudo gestores calmos e muito reflectidos que vão assistindo de dicionário debaixo do braço ao descalabro da equipa. Paulo Sérgio é apenas um bom homem, mal preparado e ainda incapaz de liderar uma equipa sozinho.
Voltando à solução. Dia 13 há Assembleia Geral. Penso que a AAS já vai tentar colocar na ordem de trabalhos um ponto dedicado à discussão do projecto desportivo do clube. Sei e todos sabem que isso não resolve nada, numa assembleia todos ralharão e provavelmente ninguém fará sair nenhuma deliberação útil para o destino do clube. Não é o local mais indicado. O local que todos vêem é o mesmo, a secretária de JEB.
Nessa secretária está um contrato assinado com Paulo Sérgio e está um telefone. Para começar a resolver os problemas da equipa de futebol JEB pode pegar nele, ligar o número de Paulo Sérgio e dizer qualquer coisa do género: "Paulo, desculpa lá, como é? Pedes a demissão? A equipa está a 10 pontos do líder com 7 jornadas, a equipa joga miseravelmente e tenho os sócios prontos para na próxima Assembleia Geral me darem um voto expresso que isto não pode continuar...como é? Ah não pedes a demissão...achas que vais dar a volta por cima....ah sim...ok. Então estás despedido. O erro foi meu, tu não tens culpa nenhuma."
Eu sei que esta medida nada resolveria, mas também sei que era um bom começo. E vamos por partes:
1- Pedir a demissão do treinador e se ela não existir, demiti-lo (ao contratar Paulo Sérgio o Sporting podia e devia ter salvaguardado a sua rescisão, é um treinador sem currículo e sem grandes brilharetes, era do maior bom senso pelo menos imaginar que podia não resultar).
2- Contratar um bom treinador, mas bom mesmo, sem discussões. Nada de promessas.
3- No mercado de inverno assegurar a vinda de um bom avançado.
4- Reformular o plano estratégico do departamento de futebol, adquirindo um manager técnico de grande valia, alguém que avalie bem as prospecções e planeie não a próxima época, mas as próximas 4 épocas. Calendário desportivo, empréstimos, aquisições, participações em torneios, acompanhamento do futebol de formação e ligação ao departamento profissional.
5- Começar já a canalizar o máximo de capital para o início da próxima época. Se este manager técnico existir, construirá com Costinha e o próximo treinador uma "comisssão" responsável pelas aquisições da próxima época, mas com dinheiro e ainda mais bom senso do que temos tido. Gastamos muito dinheiro mal gasto.
6- Existe uma grande percentagem de jogadores na actual equipa que já passou o seu tempo no clube e porque não joga ou quando o joga não rende, deve sair para dar lugar a novas "energias".
Estas são medidas urgentes, fáceis de compreender e fáceis de implementar se houver mais coragem e decisão. Só existe uma pessoa que o pode por em marcha. Uma pessoa onde tudo pode começar e também acabar. Essa pessoa é JEB e tem faltado muito ao clube pela sua aparente não capacidade para tomar grandes decisões em momentos oportunos.
Até breve.
Não vale a pena colocar um ar sábio, maduro e calmo e enfrentar a situação como se fossemos todos velhos marinheiros de cachimbo na boca, o caso é muito grave e cada ano que passa tem vindo a ser pior. Não é pelos jogadores, não é pelo treinador, nem pelo director desportivo, valha-nos a verdade nem sequer é pelo presidente. Simplesmente é por tudo. Todos estes intervenientes tem escolhido mal e tem sido mal escolhidos. É um problema de projecto desportivo e muito, mesmo muito, por não ter um plano ambicioso para o futebol profissional.
Acordamos agora para uma dura realidade: o Sporting está mal preparado em termos de recursos humanos e não tem noção estratégica sobre nada do que diz respeito à equipa de futebol profissional. Tenho ligeiras desconfianças de que se alinhássemos com uma equipa 100% oriunda da formação orientada por um bom treinador teríamos mais pontos do que temos agora. A pergunta para 1 milhão de dólares não é onde é que está o problema, mas sim como se resolve. Tenho para mim que JEB é um homem inteligente, capaz e embora com pouco jogo de cintura para o futebol, é capaz de delegar num director desportivo as grandes decisões no que diz respeito à equipa. Mas esta incapacidade de entender o jogo, faz com que não reaja, o que somado a um director desportivo ainda muito imaturo, se abandone a equipa a um treinador ainda sem currículo e voz autorizada.
É preciso uma voz de comando, murros na mesa, berros e até às vezes um "chicote" moral para agitar uma equipa de futebol com medo de tudo, alguém que avive as hormonas masculinas de 26 jogadores para que ultrapassem esta crise de confiança adolescente. Mas não existe esta figura. São tudo gestores calmos e muito reflectidos que vão assistindo de dicionário debaixo do braço ao descalabro da equipa. Paulo Sérgio é apenas um bom homem, mal preparado e ainda incapaz de liderar uma equipa sozinho.
Voltando à solução. Dia 13 há Assembleia Geral. Penso que a AAS já vai tentar colocar na ordem de trabalhos um ponto dedicado à discussão do projecto desportivo do clube. Sei e todos sabem que isso não resolve nada, numa assembleia todos ralharão e provavelmente ninguém fará sair nenhuma deliberação útil para o destino do clube. Não é o local mais indicado. O local que todos vêem é o mesmo, a secretária de JEB.
Nessa secretária está um contrato assinado com Paulo Sérgio e está um telefone. Para começar a resolver os problemas da equipa de futebol JEB pode pegar nele, ligar o número de Paulo Sérgio e dizer qualquer coisa do género: "Paulo, desculpa lá, como é? Pedes a demissão? A equipa está a 10 pontos do líder com 7 jornadas, a equipa joga miseravelmente e tenho os sócios prontos para na próxima Assembleia Geral me darem um voto expresso que isto não pode continuar...como é? Ah não pedes a demissão...achas que vais dar a volta por cima....ah sim...ok. Então estás despedido. O erro foi meu, tu não tens culpa nenhuma."
Eu sei que esta medida nada resolveria, mas também sei que era um bom começo. E vamos por partes:
1- Pedir a demissão do treinador e se ela não existir, demiti-lo (ao contratar Paulo Sérgio o Sporting podia e devia ter salvaguardado a sua rescisão, é um treinador sem currículo e sem grandes brilharetes, era do maior bom senso pelo menos imaginar que podia não resultar).
2- Contratar um bom treinador, mas bom mesmo, sem discussões. Nada de promessas.
3- No mercado de inverno assegurar a vinda de um bom avançado.
4- Reformular o plano estratégico do departamento de futebol, adquirindo um manager técnico de grande valia, alguém que avalie bem as prospecções e planeie não a próxima época, mas as próximas 4 épocas. Calendário desportivo, empréstimos, aquisições, participações em torneios, acompanhamento do futebol de formação e ligação ao departamento profissional.
5- Começar já a canalizar o máximo de capital para o início da próxima época. Se este manager técnico existir, construirá com Costinha e o próximo treinador uma "comisssão" responsável pelas aquisições da próxima época, mas com dinheiro e ainda mais bom senso do que temos tido. Gastamos muito dinheiro mal gasto.
6- Existe uma grande percentagem de jogadores na actual equipa que já passou o seu tempo no clube e porque não joga ou quando o joga não rende, deve sair para dar lugar a novas "energias".
Estas são medidas urgentes, fáceis de compreender e fáceis de implementar se houver mais coragem e decisão. Só existe uma pessoa que o pode por em marcha. Uma pessoa onde tudo pode começar e também acabar. Essa pessoa é JEB e tem faltado muito ao clube pela sua aparente não capacidade para tomar grandes decisões em momentos oportunos.
Até breve.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Aos que defendem Paulo Sérgio
Depois de uma goleada...um empate. Péssima exibição, sem calma, sem combinação, sem equipa. Mais 2 pontos pelo caminho...no final da 7ª jornada, podemos ficar a 12 pontos do Porto, já estamos a 3 pontos do Benfica. Miserável. Aos que defendem a estabilidade e a manutenção do técnico...digo-vos que todas as semanas é mais uma semana para um técnico que está a dar provas evidentes de elevada incompetência porque:
1- Porque o Beira Mar podia ter ganho o encontro, dispôs de 3 ou 4 oportunidades no final da partida.
2- Porque o Beira Mar tem uma equipa fraquíssima, de pontapé para a frente.
3- Porque o Sporting esqueceu tudo o que fez de bom na última partida.
4- Porque em 7 jogos, temos 3 empates, 2 vitórias e 2 derrotas.
5- Porque a equipa não existe, vive de momentos individuais.
6- Porque a equipa não está preparada fisicamente para fazer 2 jogos numa semana.
7- Porque estou farto de humilhações, todas as semanas.
8- Porque se um treinador do Sporting não consegue ganhar a Olhanense, a Beira Mar, a Nacional, ao Paços de Ferreira e com o Marítimo foi o que se viu, o que podemos esperar quando defrontarmos Braga, Porto, Guimarães?
Chega. Sou só eu que vejo uma equipa perdida, sem pontos de apoio no jogo, completamente improvisada e sem noção nenhuma de estratégia? Só eu?
Por favor JEB e Costinha, não esperem mais uma semana. Despeçam Paulo Sergio. A paragem da liga não servirá de nada com Paulo Sérgio, o trabalho que se diz estar a ser feito valerá zero na próxima jornada. Mas poderá ser o período ideal para a mudança de equipa técnica. Não haverá mais como esta e se tal não for decidido tenho a sensação que iremos assistir a muitos jogos como o de hoje. Estou farto da desculpa da concretização, blá, blá, blá, blá....e pontos? E vitórias?
Não há opção, alternativa, escolha, estratégia ou ponderação. Esse espaço esvai-se com as jornadas a passar, ESTAMOS NO 10º LUGAR!!!! EMPATADOS COM O VITÓRIA DE SETÚBAL!!!
Se isto não é razão para despedir um treinador, lamento mas o Sporting não será mais um grande, apenas um clube resignado com a mediocridade.
Até breve.
1- Porque o Beira Mar podia ter ganho o encontro, dispôs de 3 ou 4 oportunidades no final da partida.
2- Porque o Beira Mar tem uma equipa fraquíssima, de pontapé para a frente.
3- Porque o Sporting esqueceu tudo o que fez de bom na última partida.
4- Porque em 7 jogos, temos 3 empates, 2 vitórias e 2 derrotas.
5- Porque a equipa não existe, vive de momentos individuais.
6- Porque a equipa não está preparada fisicamente para fazer 2 jogos numa semana.
7- Porque estou farto de humilhações, todas as semanas.
8- Porque se um treinador do Sporting não consegue ganhar a Olhanense, a Beira Mar, a Nacional, ao Paços de Ferreira e com o Marítimo foi o que se viu, o que podemos esperar quando defrontarmos Braga, Porto, Guimarães?
Chega. Sou só eu que vejo uma equipa perdida, sem pontos de apoio no jogo, completamente improvisada e sem noção nenhuma de estratégia? Só eu?
Por favor JEB e Costinha, não esperem mais uma semana. Despeçam Paulo Sergio. A paragem da liga não servirá de nada com Paulo Sérgio, o trabalho que se diz estar a ser feito valerá zero na próxima jornada. Mas poderá ser o período ideal para a mudança de equipa técnica. Não haverá mais como esta e se tal não for decidido tenho a sensação que iremos assistir a muitos jogos como o de hoje. Estou farto da desculpa da concretização, blá, blá, blá, blá....e pontos? E vitórias?
Não há opção, alternativa, escolha, estratégia ou ponderação. Esse espaço esvai-se com as jornadas a passar, ESTAMOS NO 10º LUGAR!!!! EMPATADOS COM O VITÓRIA DE SETÚBAL!!!
Se isto não é razão para despedir um treinador, lamento mas o Sporting não será mais um grande, apenas um clube resignado com a mediocridade.
Até breve.
Leão sem dentes
Este é provavelmente o meu 497º post sobre o problema ponta-de-lança na equipa do Sporting. Foi frustrante a época passada e continua este ano a pouca produtividade dos nossos avançados. Na reabertura do mercado no ano passado investimos loucamente num Pongolle feito ao banco do Atlético de Madrid que nunca trouxe a fartura de golos que 6.7 milhões de euros podiam supor.
Nesta pré-época, apesar dos constantes alertas, Costinha não consegui alienar nenhum dos avançados existentes. Nem Djaló, nem Postiga, nem Pongolle interessaram suficientemente a outros clubes, e Pongolle sai com a certeza de que seria mais um ano para esquecer. Saleiro é uma espécie de “projecto” de grande ponta-de-lança que tarda em concretizar.
Em jeito de balanço, existem 2 avançados realmente capazes de ser o homem-golo que o Sporting precisa e mesmo estes (Liedson e Postiga) estão longe de dar descanso às noites de Paulo Sérgio. Liedson mostra uma quebra de eficiência (não de desempenho e trabalho) natural da fase da carreira que atravessa e Postiga emerge só agora de uma letargia anímica que durou 3 anos!!! Pior só mesmo o facto de não sabermos como evoluirão estes dois casos.
Uma coisa é segura, é preciso um bom avançado para dar golos a uma boa equipa. De nada serve ter um grande guarda-redes, grandes defesas e médios e depois ter avançados razoáveis. Simplesmente não funciona. A miopia que atacou os analistas internos do futebol do Sporting, capaz de dispensar a vinda de um avançado para esta época, deverá ser debelada o quanto antes, de modo a atacar o mercado de Janeiro com mais certezas do que dúvidas.
Que se empreste o Saleiro a um clube Belga ou Suíço, que se venda o Djaló por uns 5 ou 6 milhões a quem o quiser, o que gostava era de ver alguém para dar mais banco a Liedson e concorrência a Postiga. Era mais do que bom que remetesse estes dois para o banco, mas já não peço tanto, fico-me pela concorrência. A desculpa da falta de dinheiro terá de acabar um dia e quando se trabalha num dossier atempadamente, encontra-se de certeza algum avançado, num planeta inteiro, que queira vir para o Sporting. Já agora resolvam o caso do Caneira, não há paciência para estes “outcasts” desportivos. O salário deste podia muito bem pagar a jorna a um internacional do leste europeu.
Até breve.
Breves
Pongolle marcou dois golos. Só este facto era o suficiente para um post de muitos caracteres, mas fico-me pelo espanto do francês já ter marcado tantos golos neste início de época com o Zaragoça, como em 1 ano no Sporting. Por sinal foi um empate e Pongolle levou a equipa do 0-2 até ao 2-2 final.
Vai haver caça às bruxas (ou gambuzinos, não sei bem) em Alvalade. Aqueles que insistirem em denegrir o Sporting serão proibidos de entrar no estádio. Não que tipo de tribunal irá ser instalado no Campo Grande, mas acho que em vez de perseguir inimigos imaginários, JEB devia era olhar para o seu departamento de futebol profissional e preocupar-se com a forma de como estamos claramente a perder força competitiva.
Liedson lesionou-se e não vai jogar em Aveiro. Paulo Sérgio continua a ter demasiados jogadores lesionados no plantel e espero que este início de época não seja uma pequena amostra do que será o futuro do departamento médico do Sporting.
Há jogo em Aveiro e apesar do Beira-Mar ser mais ou menos da mesma valia do Levski, algo me diz que não vamos ter tantas facilidades. Espero que PS não invente e que ponha exactamente a mesma equipa em campo. Pode ser mais previsível, mas seguramente não devemos dar um tiro na confiança dos jogadores que golearam a equipa búlgara.
Até breve.
Vai haver caça às bruxas (ou gambuzinos, não sei bem) em Alvalade. Aqueles que insistirem em denegrir o Sporting serão proibidos de entrar no estádio. Não que tipo de tribunal irá ser instalado no Campo Grande, mas acho que em vez de perseguir inimigos imaginários, JEB devia era olhar para o seu departamento de futebol profissional e preocupar-se com a forma de como estamos claramente a perder força competitiva.
Liedson lesionou-se e não vai jogar em Aveiro. Paulo Sérgio continua a ter demasiados jogadores lesionados no plantel e espero que este início de época não seja uma pequena amostra do que será o futuro do departamento médico do Sporting.
Há jogo em Aveiro e apesar do Beira-Mar ser mais ou menos da mesma valia do Levski, algo me diz que não vamos ter tantas facilidades. Espero que PS não invente e que ponha exactamente a mesma equipa em campo. Pode ser mais previsível, mas seguramente não devemos dar um tiro na confiança dos jogadores que golearam a equipa búlgara.
Até breve.
sábado, 2 de outubro de 2010
A lei da procura
Quando olho para para a equipa do Sporting de 93/94 dá-me dores de cabeça. Esta sensação desagradável só tem piorado de ano para ano e a razão é muito simples. Era suposto com a constante profissionalização dos departamentos de prospecção, melhorar também o aproveitamento dos reforços. Muito mais quando se tem cada vez menos capital de investimento.
Mas não, só tem piorado. Safa-nos a rentabilidade dos escalões de formação, esses sim têm sido fonte dos grandes reforços ultimamente. Na tal época de sonho e pesadelo de 93/94 tínhamos só…Figo, Balakov, Valckx, Juskowiak, Cherbakov, Nelson, Paulo Torres, Peixe, Paulo Sousa, Vujacic, Capucho, Yordanov, Cadete, isto só de memória…havia outros. Não vencemos o campeonato por alguma infelicidade e burrice de Queiroz que deixou solto João Pinto, o melhor jogador do Benfica na altura.
Mas à parte da infelicidade, havia a capacidade de ir buscar bons jogadores, especialmente no estrangeiro. Balakov, Yordanov, Valckx eram muito bons e não era preciso ser um grande olheiro para compreender a classe técnica de Krassimir, a disponibilidade e entrega de Ivahilo e a calma gélida aliada a um rigor impressionante de Stan. Gostaria de saber quem viu exactamente o quê em Pongolle, em Grimi ou em Farnerud, isto só como exemplo.
Baralha-me que com milhares de jogadores pela Europa à procura de dar o salto para um clube de maiores dimensões e outros salários, não descobrimos nenhum romeno, búlgaro, eslovénio, croata, sérvio ou polaco para melhorar os nossos plantéis. Não me digam que não há destes jogadores, a Alemanha, a Suíça, a França e a Bélgica vão todos os anos às compras e é vê-los a ir para o Arsenal, o Bayern, o Lyon dois ou três anos mais tarde por muitos milhões de euros.
É um problema de empresários? De falta de olheiros no leste? Tradicionalmente o Sporting não se dá muito bem com os mercados Brasileiros e Argentinos, só me vêm duas excepções à cabeça, Liedson e Duscher. O resto…foi muito mau. O que é estranho para um clube que tantos valores descobre em território nacional. Não seria boa ideia enviar os nossos prospectores em algumas viagens pelo leste? Pelo norte da Europa?
Costuma-se dizer que quem não tem cão caça com gato, mas nos últimos anos nem cães, nem gatos, dão-nos pedras da calçada para enfiar nos pés. Penso que seria a hora de começar a colocar gente certa no lugar certo e alguns dos responsáveis pelo sucesso da Academia, com missões mais internacionais. É urgente que o plano de reforços seja encarado como uma tarefa transversal e não continuar com uma atitude bicéfala na procura de mercados. Todos ganhávamos. A equipa muito mais.
Até breve.
Mas não, só tem piorado. Safa-nos a rentabilidade dos escalões de formação, esses sim têm sido fonte dos grandes reforços ultimamente. Na tal época de sonho e pesadelo de 93/94 tínhamos só…Figo, Balakov, Valckx, Juskowiak, Cherbakov, Nelson, Paulo Torres, Peixe, Paulo Sousa, Vujacic, Capucho, Yordanov, Cadete, isto só de memória…havia outros. Não vencemos o campeonato por alguma infelicidade e burrice de Queiroz que deixou solto João Pinto, o melhor jogador do Benfica na altura.
Mas à parte da infelicidade, havia a capacidade de ir buscar bons jogadores, especialmente no estrangeiro. Balakov, Yordanov, Valckx eram muito bons e não era preciso ser um grande olheiro para compreender a classe técnica de Krassimir, a disponibilidade e entrega de Ivahilo e a calma gélida aliada a um rigor impressionante de Stan. Gostaria de saber quem viu exactamente o quê em Pongolle, em Grimi ou em Farnerud, isto só como exemplo.
Baralha-me que com milhares de jogadores pela Europa à procura de dar o salto para um clube de maiores dimensões e outros salários, não descobrimos nenhum romeno, búlgaro, eslovénio, croata, sérvio ou polaco para melhorar os nossos plantéis. Não me digam que não há destes jogadores, a Alemanha, a Suíça, a França e a Bélgica vão todos os anos às compras e é vê-los a ir para o Arsenal, o Bayern, o Lyon dois ou três anos mais tarde por muitos milhões de euros.
É um problema de empresários? De falta de olheiros no leste? Tradicionalmente o Sporting não se dá muito bem com os mercados Brasileiros e Argentinos, só me vêm duas excepções à cabeça, Liedson e Duscher. O resto…foi muito mau. O que é estranho para um clube que tantos valores descobre em território nacional. Não seria boa ideia enviar os nossos prospectores em algumas viagens pelo leste? Pelo norte da Europa?
Costuma-se dizer que quem não tem cão caça com gato, mas nos últimos anos nem cães, nem gatos, dão-nos pedras da calçada para enfiar nos pés. Penso que seria a hora de começar a colocar gente certa no lugar certo e alguns dos responsáveis pelo sucesso da Academia, com missões mais internacionais. É urgente que o plano de reforços seja encarado como uma tarefa transversal e não continuar com uma atitude bicéfala na procura de mercados. Todos ganhávamos. A equipa muito mais.
Até breve.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Top - Jogadores Sporting
Mais três jogos (Benfica, Nacional e Levski) e muitas mexidas no top de performances na equipa do Sporting. O líder ainda é Evaldo, mas bem perto do lateral surge agora Carriço que promete manter-se bem lá em cima no resto da época. Para 4º lugar salta Vukcevic o que é natural com as últimas exibições, muitas foi mesmo o melhor jogador. Coelho está em queda, assim como Liedson e Djaló. Este último deu um trambolhão enorme o que reflecte o pouco que fez desde o jogo com o Brondby fora e a vitória na Figueira da Foz.
De salientar também as subidas de Salomão e Pereira e a lenta ascensão de Postiga, que já entra nos 11 primeiros. Grimi, Mendes, Izmailov, Cedric Soares, Tales e Hildebrand ainda não actuaram oficialmente e por isso ocupam os últimos lugares. Zapater e Torsigleiri estão a participar a espaços e o pouco que tempo de jogo deu-lhes naturalmente alguma ascensão.
No bom caminho: Carriço, Postiga e Vukcevic
No mau caminho: Djaló e Liedson
A observar com atenção: Salomão, Polga e Abel
Valores bem seguros: Evaldo, Patricio e Maniche
No lodo: Grimi
Veremos as alterações daqui a mais 3 jogos.
Até breve.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

