Surpresa 1
Bruno de Carvalho mais uma vez, agita estas eleições, ao apresentar ao vivo e a cores o seu treinador Marco Van Basten. Tenho de admitir que não tem muito curriculo, uma presença no Ajax e uma na selecção holandesa. Mas e este mas é muito importante é um treinador que tem uma visão diferente do futebol "não basta ganhar por 1-0, é preciso jogar bem" é a frase que deu inicio à sua carreira. Veremos se BdC ganhar as eleições como será o seu futebol.
Surpresa 2
Godinho Lopes apresentou mais um reforço, Beto. Não é para jogar ao contrário de Garay e Hugo Almeida que serão reforços se GL vencer as eleições. Juntando estes a Drenthe e Adriano da lista de Baltazar, Sogou e Rodriguez (que ninguém desmentiu ao que penso). Já vamos em 6 reforços, dos quais Drenthe, Garay e Adriano (se alguém meter juizo naquela cabeça) seriam fabulosos.
Supresa 3
Abrantes Mendes diz que gostava de ver Balakov como próximo treinador do Sporting. Não é uma confirmação, mas não deixa de ser uma surpresa, AM ter algo para dizer de novo.
Supresa 4
PB lá fez a sua sessão de esclarecimento no meio de tantos problemas técnicos (era para iniciar às 18h30, começou às 19h20). Mas gostei bastante das soluções que propôs e foi muitíssimo esclarecedor nas criticas à direcção anterior e à lista da continuidade. Dá-me a sensação que temos 2 ou 3 candidatos que seriam melhores presidentes que os últimos 3. Recomendo que vejam o vídeo no site scp.pt.
Surpresa 5
Salvador não desmentiu e lá está...Domingos para a candidatura de GL. Apesar do bom Braga e apesar de Domingos poder ser um bom treinador, não me parece que estejamos a falar de um próximo Mourinho. Nesse sentido Rijkaard e Van Basten são mais ruptura e Domingos mais continuidade.
Surpresa 6
Uma equipa falida contra o Leiria. Falida de golos, força, inspiração e motivação. Alguém me explica para que é que o Saleiro entra? As estaticistas da época de Postiga vão ser arrasadoras...acreditem em mim (não é possível falhar tantas ocasiões...simplesmente não é).
sábado, 19 de março de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
Dificuldades alheias
Depois de ver em directo, sem uma única interrupção ou falha no streaming, a sessão de esclarecimento de GL no site do Sporting, eis que chega a vez de Baltasar e...nada...rien...nicles. Não sei se por azar técnico ou falha de alinhamentos de planetas desportivos, mas é caso para dizer que até na internet é preciso ter sorte. Espero que a candidatura de GL não seja a única bafejada pelos deuses da fortuna virtual.
Fica a pergunta, para PB, quantos votos se perderam desde as 18h30? As candidaturas não deveriam estar em pé de igualdade? Se não havia condições para assegurá-la, não deveria ter avançado esta iniciativa. Eu achei que foi tremendamente feliz, mas assim...tenho muitas dúvidas.
Até breve.
Fica a pergunta, para PB, quantos votos se perderam desde as 18h30? As candidaturas não deveriam estar em pé de igualdade? Se não havia condições para assegurá-la, não deveria ter avançado esta iniciativa. Eu achei que foi tremendamente feliz, mas assim...tenho muitas dúvidas.
Até breve.
3 mísseis SCUD (Sogou, Rodriguez e Mateus)
Que alguém ache estes jogadores de qualidade suficiente para substituir Postiga, Vukcevic e Carriço é intensamente preocupante. O Mateus é um Djaló mais pesado e lento, o Sougou é um atleta de corta-mato, uma espécie de Peter Crouch mais baixo colocado na linha e Rodriguez é um bom central, mas muito ao nível de Polga.
Seja quem for que pense ser esta a linha de contratações que vai recolocar o Sporting no caminho das vitórias, está obviamente muito equivocado. Duvido que seja verdade que depois de prometer um Sporting competitivo e ambicioso BdC tenha dado o aval para garantir pré-acordos com estes 3 atletas. Seria o fim da candidatura de BdC, o fim da motivação para muitos votantes na sua lista. Pois não seria 1 sinal de miopia na prospecção mas logo 3 de uma vez.
Tenho “quase” a certeza que será desmentida. Pois não faz nenhum sentido. Aliás será “talvez” mais uma das muitas notícias postas a circular nos media, que visa entupir a comunicação da campanha de BdC com necessidade de desmentidos, um atrás do outro. De tantas mentiras, pode ser que uma ou outra cole na mente dos adeptos, é essa a esperança de quem tem passado a campanha mais preocupado com a lista de BdC do que a sua.
Isto está bonito, está.
Até breve.
quinta-feira, 17 de março de 2011
A riqueza do discurso de Godinho Lopes
Perdoem-me os sportinguistas que apoiam Godinho Lopes, mas não consigo entender onde está o mérito da sua candidatura. Pode até ter pessoas muito válidas na sua lista, mas o que sai do seu discurso é profundamente maçador, uma colecção de frases feitas cheias de nomes e adjectivos à sua pessoa.
Segui atentamente a apresentação da candidatura de GL no site scp.pt. Aqui está o fundamental das suas ideias.
"Blá…blá…blá…tem de suar a camisola….blá…blá….propus um livro que os ex-jogadores não quiseram assinar….blá…blá…fotografias nas paredes da Academia…blá…blá…Vidigal e o Nelson….o filho joga nas camadas jovens…blá…blá…a minha paixão…blá blá….ecletismo…Moniz Pereira…pavilhão….ecletismo….queridos amigos…o clube tem sócios….blá blá…ganhar o título…vitórias….blá blá…André Cruz…tem lá a mulher e os filhos….lista de continuidade…tenho muitos jovens…fui discutir…querido amigo…Galhardas…blá…blá…querido amigo…Ricardo Tomaz…blá blá…Mário Patrício…Figueiredo…blá blá…querido amigo…ops…salva de palmas para Moniz Pereira…blá blá…sou da ruptura…blá blá…foi travagem…88 milhões de euros…Alvaláxia…blá blá…queridos amigos…bla…queridos amigos…o ar triste do meu filho…conversa com Luís Duque….blá…blá…João Lindo Castro…é por dentro que faço as coisas…blá…fui por dentro…em torno dele…blá…blá…queridos amigos…JEB…Nobre Guedes…blá blá…abrir tampas e saltarem coelhos…blá…blá…Duarte Galhardas…não veio para somar por acaso…blá blá…Fundação…Diáspora portuguesa…sentir o pulsar…blá blá…ACP…trazer para o Sporting…blá blá…eu não sou candidato da banca…blá blá…eu não tenho dois chapéus…demiti-me da Somage…defendi o chapéu do Sporting"
Como vêm é coerente, esclarecido e não levanta dúvidas a ninguém. Seriamente, ninguém pode dizer que será um bom presidente do Sporting. Começou o monólogo calmo e pausado e foi lentamente ficando mais agressivo vociferando contra os que o acusam de ser da continuidade, esquecendo-se que, todos os dias, alguns membros da sua lista atacam tudo e todos, por vezes com os mais mesquinhos argumentos. Oh Lopes ninguém dúvida do seu sportinguismo e do seu direito de se candidatar. O que duvidamos é da lógica que obedeceu à razão da sua candidatura e das soluções nebulosas que propõe.O que duvidamos é da aritmética que está por detrás do seu plano financeiro, que cheira intensamente a BES e a BCP, o que é bem pior do que o cheiro a dinheiro russo nesta altura.
Mesmo assim gostei da iniciativa que aplaudo de pé. Fico à espera das próximas candidaturas, esperando que tenham perguntas menos "mansas" para os candidatos (a sessão de Q&A de GL parecia uma conversa em família, completamente inútil).
Até breve.
Segui atentamente a apresentação da candidatura de GL no site scp.pt. Aqui está o fundamental das suas ideias.
"Blá…blá…blá…tem de suar a camisola….blá…blá….propus um livro que os ex-jogadores não quiseram assinar….blá…blá…fotografias nas paredes da Academia…blá…blá…Vidigal e o Nelson….o filho joga nas camadas jovens…blá…blá…a minha paixão…blá blá….ecletismo…Moniz Pereira…pavilhão….ecletismo….queridos amigos…o clube tem sócios….blá blá…ganhar o título…vitórias….blá blá…André Cruz…tem lá a mulher e os filhos….lista de continuidade…tenho muitos jovens…fui discutir…querido amigo…Galhardas…blá…blá…querido amigo…Ricardo Tomaz…blá blá…Mário Patrício…Figueiredo…blá blá…querido amigo…ops…salva de palmas para Moniz Pereira…blá blá…sou da ruptura…blá blá…foi travagem…88 milhões de euros…Alvaláxia…blá blá…queridos amigos…bla…queridos amigos…o ar triste do meu filho…conversa com Luís Duque….blá…blá…João Lindo Castro…é por dentro que faço as coisas…blá…fui por dentro…em torno dele…blá…blá…queridos amigos…JEB…Nobre Guedes…blá blá…abrir tampas e saltarem coelhos…blá…blá…Duarte Galhardas…não veio para somar por acaso…blá blá…Fundação…Diáspora portuguesa…sentir o pulsar…blá blá…ACP…trazer para o Sporting…blá blá…eu não sou candidato da banca…blá blá…eu não tenho dois chapéus…demiti-me da Somage…defendi o chapéu do Sporting"
Como vêm é coerente, esclarecido e não levanta dúvidas a ninguém. Seriamente, ninguém pode dizer que será um bom presidente do Sporting. Começou o monólogo calmo e pausado e foi lentamente ficando mais agressivo vociferando contra os que o acusam de ser da continuidade, esquecendo-se que, todos os dias, alguns membros da sua lista atacam tudo e todos, por vezes com os mais mesquinhos argumentos. Oh Lopes ninguém dúvida do seu sportinguismo e do seu direito de se candidatar. O que duvidamos é da lógica que obedeceu à razão da sua candidatura e das soluções nebulosas que propõe.O que duvidamos é da aritmética que está por detrás do seu plano financeiro, que cheira intensamente a BES e a BCP, o que é bem pior do que o cheiro a dinheiro russo nesta altura.
Mesmo assim gostei da iniciativa que aplaudo de pé. Fico à espera das próximas candidaturas, esperando que tenham perguntas menos "mansas" para os candidatos (a sessão de Q&A de GL parecia uma conversa em família, completamente inútil).
Até breve.
O meu voto
O meu coração, o meu lado irracional dará sempre o voto a Dias Ferreira, pois admiro a sua força, a sua predisposição para o combate e muitas vezes sinto que tem o tipo de sportinguismo que fizeram deste clube enorme e vibrante. Mas nestas eleições joga-se muito mais do que ter um clube apaixonado por si próprio. Joga-se a viabilidade e o futuro do clube.
Neste sentido, com pena minha, DF não soube incorporar a mensagem de futuro, especialmente a da mudança sustentada em rigor. A não existência de programa a 10 dias das eleições e a pouca clareza nas soluções financeiras, faz-me pensar numa gestão semelhante às mais recentes, mais vivida, mais inteligente, mas semelhante.
Não tenho qualquer problema em afirmar que não vejo nenhum problema com a escolha de Futre, não entendo de “traições” ao ponto de rejeitar ainda por mais a um sócio, com plenos direitos, um cargo que pelos vistos até está habilitado a ocupar. Não sei realmente qual será a maior traição: sair do clube com 18 anos e quando se acenam com verbas que podem mudar a vida de toda uma família ou recusar ajudar o clube numa função em que se tem boas soluções.
Para mim a traição de Futre seria dizer não nesta altura e não o que fez em tenra idade, que atire a primeira pedra quem ache que teria feito diferente. Não é de todo essa a fraqueza da candidatura de Dias Ferreira e o próprio deveria assumir isso.
Posto esta ressalva, vamos ao que interessa. A razão. A parte inteligente da coisa.
Apoio clara e inequivocamente o candidato Bruno de Carvalho. Assumo-o e convido todos os que lêem este blog a compreender o meu raciocínio.
1/ Foi de longe o que até agora procurou (ousou) a novas soluções.
2/ Personaliza um discurso de mudança com um novo rumo para construir
3/ Assume um programa com o qual não concordo inteiramente, mas também sei que são linhas gerais e não dogmas fechados a debate.
4/ É o candidato mais em contacto com uma ideia jovem e ambiciosa do clube, rompendo com a ideia de um Sporting “sexagenário”
5/ Tem revelado o tipo de ambição e persistência que faz falta ao clube. Os presidentes anteriores estiveram apagados, sem chama, sem capacidade de motivar e galvanizar os sócios
6/ Apesar de todos os golpes baixos, tem sabido ser ágil e resistente, não perdendo tempo e energia em respostas que não servem para esclarecer nada, apenas desviar o centro do debate e colocá-lo numa posição defensiva, invertendo a situação “atacante” que tem, muito bem, mantido.
Estas são as razões. Chegam-me. Decidi fazer esta declaração antes do anúncio do treinador, para que não se pense que hesitei apenas por esse motivo. Continuo a achar Rijkaard uma óptima solução. Aliás continuarei a comentar a campanha de igual forma, o mais justo possível, pois não sou um braço de campanha de BdC. Mas penso ser mais honesto manifestar a minha pré-intenção de voto antes de entrarmos na fase decisiva do debate.
Até breve.
Neste sentido, com pena minha, DF não soube incorporar a mensagem de futuro, especialmente a da mudança sustentada em rigor. A não existência de programa a 10 dias das eleições e a pouca clareza nas soluções financeiras, faz-me pensar numa gestão semelhante às mais recentes, mais vivida, mais inteligente, mas semelhante.
Não tenho qualquer problema em afirmar que não vejo nenhum problema com a escolha de Futre, não entendo de “traições” ao ponto de rejeitar ainda por mais a um sócio, com plenos direitos, um cargo que pelos vistos até está habilitado a ocupar. Não sei realmente qual será a maior traição: sair do clube com 18 anos e quando se acenam com verbas que podem mudar a vida de toda uma família ou recusar ajudar o clube numa função em que se tem boas soluções.
Para mim a traição de Futre seria dizer não nesta altura e não o que fez em tenra idade, que atire a primeira pedra quem ache que teria feito diferente. Não é de todo essa a fraqueza da candidatura de Dias Ferreira e o próprio deveria assumir isso.
Posto esta ressalva, vamos ao que interessa. A razão. A parte inteligente da coisa.
Apoio clara e inequivocamente o candidato Bruno de Carvalho. Assumo-o e convido todos os que lêem este blog a compreender o meu raciocínio.
1/ Foi de longe o que até agora procurou (ousou) a novas soluções.
2/ Personaliza um discurso de mudança com um novo rumo para construir
3/ Assume um programa com o qual não concordo inteiramente, mas também sei que são linhas gerais e não dogmas fechados a debate.
4/ É o candidato mais em contacto com uma ideia jovem e ambiciosa do clube, rompendo com a ideia de um Sporting “sexagenário”
5/ Tem revelado o tipo de ambição e persistência que faz falta ao clube. Os presidentes anteriores estiveram apagados, sem chama, sem capacidade de motivar e galvanizar os sócios
6/ Apesar de todos os golpes baixos, tem sabido ser ágil e resistente, não perdendo tempo e energia em respostas que não servem para esclarecer nada, apenas desviar o centro do debate e colocá-lo numa posição defensiva, invertendo a situação “atacante” que tem, muito bem, mantido.
Estas são as razões. Chegam-me. Decidi fazer esta declaração antes do anúncio do treinador, para que não se pense que hesitei apenas por esse motivo. Continuo a achar Rijkaard uma óptima solução. Aliás continuarei a comentar a campanha de igual forma, o mais justo possível, pois não sou um braço de campanha de BdC. Mas penso ser mais honesto manifestar a minha pré-intenção de voto antes de entrarmos na fase decisiva do debate.
Até breve.
O sucesso "instantâneo"
Escrevi aqui várias vezes sobre a necessidade de participar nestas eleições como votante mais atento ao programa e projecto de cada candidatura do que às figuras e discurso das mesmas. A campanha está a ser tudo o que não devia ser, o que até acho compreensível. O Sporting está demasiado “ansioso” e “traumatizado” para que exista um diálogo construtivo e racional sobre o futuro.
Ansioso porque se vê com poucos recursos para sair do beco sem saída que é a dívida aos bancos e traumatizado pelas sucessivas direcções que prometem mudar o clube apenas conseguindo endividá-lo mais. A questão do treinador e director desportivo ganharam contornos absolutos no posicionamento do debate, o que também é fruto do fracasso de escolhas anteriores.
Paulo Bento, Carvalhal, Paulo Sérgio dum lado, Pedro Barbosa, Sá Pinto e Costinha do outro construíram duas épocas completamente desesperadas, com futebol e resultados miseráveis. Obviamente não estiveram sozinhos, JEB foi o arquitecto de um plano que falhou a toda a ordem, principalmente porque o Benfica soube acordar mais cedo para uma realidade que nós só agora começamos a desvendar.
Nesta realidade que é o status quo do futebol português, o Porto vence e deixa umas migalhas para Sporting e Benfica irem partilhando à vez. Estes “restos” que são as taças e os segundos lugares (com apuramento para a Champions) são o melhor caminho para a conformação e o enfraquecimento da expectativa e da exigência. A prova desta diminuição é o “flash” de um Braga que consegue roubar um acesso à Champions numa época atípica do Porto.
O Sporting acordou tarde e acordou histérico. Olhou à sua volta e viu um Benfica e um Porto muito distantes da sua realidade. Entendeu o tempo que perdeu a justificar segundos lugares como vitórias, o tempo que perdeu para construir um plano para chegar em primeiro. Nestas eleições estamos a assistir aos planos “instantâneos” para transformar um clube desmotivado e sem músculo, num clube confiante e ganhador.
Esta solução, em que a receita consiste juntar dinheiro a caras novas é tudo menos mágica, é tudo menos certa. Todos os candidatos prometem lutar pelo título na próxima época, eu pergunto como será isso possível? Nova direcção, pessoas novas, ideias diferentes, jogadores novos, treinador novo…ninguém ainda entendeu que isto pode demorar o seu tempo?
Na ânsia de convencer ao voto, os candidatos esquecem-se do principal. A honestidade. O Manchester City recebeu durante dois defesos do melhor que o dinheiro compra, técnicos, jogadores, está a lutar pelo título? Na época passada ficou em 5º lugar a 19 pontos do líder, esta época segue em 3º a 9 pontos. Talvez na próxima época se aproximem mais um pouco, mas será na 3ª época que talvez lutem pelo título.
No Sporting pensa-se que se vai descobrir a pólvora. É o melhor caminho que encontro para a desilusão. Primeiro porque os rivais têm projectos desportivos consolidados e segundo porque a novidade precisa de tempo para dar resultados. E quem é que tem este discurso?
Espero que daqui a um ano não estejamos a falar em “mentira”, em “engano”, erradamente desiludidos com um projecto que precisará de 2 ou 3 anos para ser efectivamente um começo.
Até breve.
quarta-feira, 16 de março de 2011
O que me custa...
Schuster e Manuel Fernandes. Dois grandes ex-jogadores. Um com Godinho Lopes, o que me custa e o outro aparentemente convidado para treinar sob a presidência de BdC o que também me custa. Porquê? Porque Manuel Fernandes é um símbolo do Sporting e preferiu estar ao lado da lista que menos prefiro. Porque tenho orgulho na carreira de um homem que sempre colocou o clube à frente dos seus interesses e agora apoiará um candidato sem chama, sem coerência. É um trunfo muito forte e até inesperado.
Apetece-me dizer “Oh Manel agora é que me lixaste pá!”. Mas como dizia Dias Ferreira (ando a citar muito este senhor…) noutro dia acerca do apoio de Moniz Pereira também a Godinho Lopes “Manuel Fernandes não é de nenhuma lista…é do Sporting e de todos os sportinguistas. Seja qual for o candidato vencedor tenho a certeza que irá existira espaço para que permaneça no clube e terá muito que fazer, sobretudo na formação dos atletas da Academia.
Bern Schuster custa-me por outros motivos. Não é um treinador brilhante. É uma espécie de Quique Flores um pouco mais inteligente, mas ainda assim mais nome que competência. Aliás o fenómeno dos grandes jogadores que dão grandes treinadores é muito mais raro do que pode pensar. Schuster é um exemplo vivo de alguém que passando por Colónia, Shaktar, Getafe e Real Madrid apenas tem uma Liga espanhola no currículo (num ano em que o Barcelona ficou a 18 pontos no 3º lugar, o último de Rijkaard) o que é muito pouco. No Besiktas com uma equipa recheada de estrelas, um dos mais caros plantéis europeus, conseguiu muito pouco ou nada.
Penso, aliás desejo que este tenha sido apenas mais um dos nomes sondados pelo candidato BdC e que eleja melhor, se quiser a minha opinião (vou fazer de conta que sim) dou aqui 3 soluções mais condizentes com o seu próprio projecto.
Michel – Getafe
Bielsa – ex Seleccionador do Chile
Muricy Ramalho – ex Fluminense
Até breve.
Apetece-me dizer “Oh Manel agora é que me lixaste pá!”. Mas como dizia Dias Ferreira (ando a citar muito este senhor…) noutro dia acerca do apoio de Moniz Pereira também a Godinho Lopes “Manuel Fernandes não é de nenhuma lista…é do Sporting e de todos os sportinguistas. Seja qual for o candidato vencedor tenho a certeza que irá existira espaço para que permaneça no clube e terá muito que fazer, sobretudo na formação dos atletas da Academia.
Bern Schuster custa-me por outros motivos. Não é um treinador brilhante. É uma espécie de Quique Flores um pouco mais inteligente, mas ainda assim mais nome que competência. Aliás o fenómeno dos grandes jogadores que dão grandes treinadores é muito mais raro do que pode pensar. Schuster é um exemplo vivo de alguém que passando por Colónia, Shaktar, Getafe e Real Madrid apenas tem uma Liga espanhola no currículo (num ano em que o Barcelona ficou a 18 pontos no 3º lugar, o último de Rijkaard) o que é muito pouco. No Besiktas com uma equipa recheada de estrelas, um dos mais caros plantéis europeus, conseguiu muito pouco ou nada.
Penso, aliás desejo que este tenha sido apenas mais um dos nomes sondados pelo candidato BdC e que eleja melhor, se quiser a minha opinião (vou fazer de conta que sim) dou aqui 3 soluções mais condizentes com o seu próprio projecto.
Michel – Getafe
Bielsa – ex Seleccionador do Chile
Muricy Ramalho – ex Fluminense
Até breve.
O Carnaval de Godinho
Hoje acordamos com a sondagem feita pela lista de Godinho Lopes ao nome de treinador Scolari. Pelo que já li, o nome está a ser chumbado a toda a linha. Parece que GL e os seus comparsas vão ter de continuar a procurar mais nomes, porque este está mais queimado do que 10 Zicos juntos.
Scolari é um óptimo líder de balneário, aglutina razoavelmente os adeptos à volta de uma ideia (normalmente contra alguém) mas é muito fraco tacticamente e não se lhe conhecem proezas de valorizar planteis acima das suas capacidades. É uma má solução até porque será bem mais caro que outros treinadores de enorme capacidade.
A falta de imaginação que mostra esta “solução” Scolari exibe aquilo que mais se teme na lista de GL, o investimento sem critério, sem julgamento de valor, os nomes pelos nomes. Mas enquanto este nome de treinador já é passado as declarações que responsáveis da lista fazem todos os dias roça a mediocridade, exibindo uma impreparação tremenda para governar.
Carlos Barbosa diz que foram JEB e Costinha que provocaram o fracasso recente do Sporting, mas depois diz que Nobre Guedes é essencial porque foi ele que salvou o clube. Tinha o presidente do ACP como alguém mais inteligente, mais honesto intelectualmente. Dizer aos sócios que numa direcção a culpa é toda de 2 pessoas é “vender” a ideia de que os restantes não estiveram lá a fazer nada, apenas dizendo sim aos disparates do presidente e director. Mesmo a ser verdade, é grave, pois a cumplicidade também é crime.
Luis Duque arrasou a equipa actual, quando GL se fartou de dizer que era responsável e nunca iria afectar a confiança dos jogadores no que ainda falta da época. Duque fez até aquilo que ninguém tinha feito até hoje, apontando objectivamente o dedo acusador. O máximo que os outros candidatos tinham afirmado era que a equipa precisaria de reforços, o que parece a mesma coisa, mas não é. É diferente eu dizer que preciso de ovos em casa e dizer que os que tenho não são bons.
Godinho Lopes diz que é independente da banca, a julgar pelas parcas ideias que deu em como “arranjaria” 100 milhões de euros, uma coisa ficou clara, é através da banca que o fará, o que mostra a extensão diminuta da “trela” que o prende aos bancos e à necessidade que tem em agradar aos que o colocaram na posição de candidato. GL é tão independente da banca como um automóvel de combustível. É bonito, tem rodas, rebate os bancos, mas sem gasolina não anda.
Cristóvão, o revolucionário que passou para o lado dos “conservadores” diz que a lista de GL é a que o Porto e o Benfica têm tentado que não ganhe. Nota-se aliás, pelo destaque que as mensagens desta lista têm na Bola, Record e no Jogo. Acho que o que PPC não está a compreender é que são os sócios, especialmente os mais esclarecidos e exigentes que estão a fazer tudo para que GL não ganhe, infelizmente temos pouca capacidade para chegar aos jornais desportivos, e menos capacidade ainda para “alugar” espaços nos media.
Estou indeciso, mas se existe coisa em que estou mais do que certo é na impossibilidade da lista de GL em ter sucesso ao comando do Clube. Não duvido do sportinguismo, da vontade de ganhar e fazer um bom trabalho. Duvido das soluções, do talento para liderar e das ideias desta lista.
Até breve.
Scolari é um óptimo líder de balneário, aglutina razoavelmente os adeptos à volta de uma ideia (normalmente contra alguém) mas é muito fraco tacticamente e não se lhe conhecem proezas de valorizar planteis acima das suas capacidades. É uma má solução até porque será bem mais caro que outros treinadores de enorme capacidade.
A falta de imaginação que mostra esta “solução” Scolari exibe aquilo que mais se teme na lista de GL, o investimento sem critério, sem julgamento de valor, os nomes pelos nomes. Mas enquanto este nome de treinador já é passado as declarações que responsáveis da lista fazem todos os dias roça a mediocridade, exibindo uma impreparação tremenda para governar.
Carlos Barbosa diz que foram JEB e Costinha que provocaram o fracasso recente do Sporting, mas depois diz que Nobre Guedes é essencial porque foi ele que salvou o clube. Tinha o presidente do ACP como alguém mais inteligente, mais honesto intelectualmente. Dizer aos sócios que numa direcção a culpa é toda de 2 pessoas é “vender” a ideia de que os restantes não estiveram lá a fazer nada, apenas dizendo sim aos disparates do presidente e director. Mesmo a ser verdade, é grave, pois a cumplicidade também é crime.
Luis Duque arrasou a equipa actual, quando GL se fartou de dizer que era responsável e nunca iria afectar a confiança dos jogadores no que ainda falta da época. Duque fez até aquilo que ninguém tinha feito até hoje, apontando objectivamente o dedo acusador. O máximo que os outros candidatos tinham afirmado era que a equipa precisaria de reforços, o que parece a mesma coisa, mas não é. É diferente eu dizer que preciso de ovos em casa e dizer que os que tenho não são bons.
Godinho Lopes diz que é independente da banca, a julgar pelas parcas ideias que deu em como “arranjaria” 100 milhões de euros, uma coisa ficou clara, é através da banca que o fará, o que mostra a extensão diminuta da “trela” que o prende aos bancos e à necessidade que tem em agradar aos que o colocaram na posição de candidato. GL é tão independente da banca como um automóvel de combustível. É bonito, tem rodas, rebate os bancos, mas sem gasolina não anda.
Cristóvão, o revolucionário que passou para o lado dos “conservadores” diz que a lista de GL é a que o Porto e o Benfica têm tentado que não ganhe. Nota-se aliás, pelo destaque que as mensagens desta lista têm na Bola, Record e no Jogo. Acho que o que PPC não está a compreender é que são os sócios, especialmente os mais esclarecidos e exigentes que estão a fazer tudo para que GL não ganhe, infelizmente temos pouca capacidade para chegar aos jornais desportivos, e menos capacidade ainda para “alugar” espaços nos media.
Estou indeciso, mas se existe coisa em que estou mais do que certo é na impossibilidade da lista de GL em ter sucesso ao comando do Clube. Não duvido do sportinguismo, da vontade de ganhar e fazer um bom trabalho. Duvido das soluções, do talento para liderar e das ideias desta lista.
Até breve.
terça-feira, 15 de março de 2011
Os candidatos
Dias Ferreira
Esteve ligado à gestão de João Rocha, participando activamente na regulamentação e implementação do primeiro projecto de Liga de Clubes. Foi o braço do Sporting em muitas lutas jurídicas do Clube e participou paralelamente em alguns processos complicados de contratações de jogadores. Participa há muitos anos em painéis televisivos sobre futebol, tornando-se numa espécie de “porta-voz” não oficial do Sporting. Foi pré-candidato às últimas eleições, mas acabou por juntar-se a JEB que lhe ofereceu o lugar de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, cargo que cumpriu com descrição.
É um homem emotivo, apaixonado pelo clube e nota-se que tem há muitos anos a vontade de fazer retornar o clube a um estatuto moral e desportivo muito diferente do que tem sido.
Nestas eleições tem um ponto muito forte e outro bastante discutível. Rijkaard é a melhor proposta de treinador até agora, mas Futre numa posição de director do futebol levanta muitas dúvidas, mais quanto à justiça de atribuir uma posição tão destacada a quem trocou em tempos Alvalade pelas Antas. Esse episódio, com quase 30 anos, está longe de estar esquecido pela maioria dos sócios mais antigos.
Dias Ferreira aposta tudo na recuperação desportiva do clube, como forma de o salvar financeiramente e alicerça na figura do treinador a grande solução, querendo mimetizar no possível o modelo Barcelona – interligação e estabilidade entre formação e equipa principal.
As probabilidades: 1-4
Abrantes Mendes
Antigo membro da direcção de Sousa Cintra (salvo erro) foi após este período uma figura muito contestatária do projecto Roquette. É uma voz que paira nos OCS sempre chamado a comentar os maus momentos do clube, algo que tem feito com algum rigor e clareza. É de reconhecida independência critica, nunca esteve ligado a nenhuma facção de notáveis e participa activamente em todos os debates internos do clube.
É uma pessoa claramente com enorme devoção ao Sporting, mas que faltou sempre um pouco mais de projecção e compreensão dos sócios. Apesar das inúmeras criticas feitas ao longos dos anos, faltou sempre a apresentação de soluções alternativas algo que nestas eleições se torna fundamental.
Apresenta-se ao eleitorado com um discurso fortemente assente na força moralmente correcta da sua figura, na vontade de motivar o clube a novos rumos, mas nunca objectivando as ideias que afirma ter.
As probabilidades: 1-20
Pedro Baltasar
É um empresário de sucesso reconhecido. Apesar de jovem, os seus projectos profissionais assumiram uma maturidade fora do comum, dando-lhe alguma projecção dentro do mundo restrito do empreendorismo. Tem sido um investidor activo nas várias emissões de participação económica da SAD do Sporting, órgão do qual já fez parte como administrador.
Tem sido uma figura muito discreta no clube, mas um sócio com que se pode contar nas alturas de maior aperto de tesouraria. Alguma polémica na compra das suas acções pela SAD, sendo o valor da venda superior ao valor de mercado, não ficando claro e explicito o porquê dos valores da transacção.
Avançou para as eleições com um projecto alicerçado numa dupla aposta em recuperar financeiramente e desportivamente o clube, mas ao passo que lhe é reconhecida alguma competência na componente económica, a vertente desportiva está longe de estar materializada. A “proposta” Zico ficou num impasse, não colhendo nenhuma unanimidade nos sócios. É talvez a candidatura mais forte nas segundas linhas da futura direcção, mas a sua participação em debates não feito muito pelo crescimento da sua proposta. Não está claramente adaptado a um espaço hiper-mediático e apesar de lhe reconhecermos uma visão coerente e inteligente do futuro do clube, torna-se difícil imaginar o que conseguirá fazer na motivação urgente dos sócios.
As probabilidades: 1-6
Godinho Lopes
Até ser nomeado candidato pela estrutura que remanesce da direcção de JEB tinha sido uma figura discreta do clube. Ligado sempre a dossiers de património em constantes direcções, GL entrou e saiu conforme as necessidades do clube. Tem no seu passado uma forte ligação com a construção do Alvalade XXI, o qual passou de símbolo de modernidade e futuro para símbolo de equívocos e despesismo.
Surge nestas eleições como a figura da continuidade o que é uma meia-verdade, pois nunca se lhe conheceu e continua a deixar vaga a noção de apoio ou oposição às decisões da direcção anterior. Para todos os efeitos encabeça uma lista recheada de grandes nomes, muitos com grandes responsabilidades no momento actual do clube.
Com uma agência de comunicação a gerir a sua campanha, parece não conseguir afastar muitas dúvidas sobre o seu projecto, entre as quais se destacam o financiamento, gestão e evolução do departamento de futebol. GL tem ainda a desvantagem de conter na sua lista personagens que há meses se opunham fortemente, não sendo claro o que une esta multiplicidade de opiniões.
Os grandes trunfos da sua campanha são o regresso de Carlos Freitas e Luis Duque, figuras que deixaram imagens diferentes quando saíram. Ao passo que Freitas veria no Braga confirmado um valor que nunca foi evidente no Sporting, Luis Duque deixou uma imagem mais ou menos intacta, ajuda o facto de ter saído pouco após a conquista do último título de campeão.
GL não parece que venha a ser o líder carismático que o clube necessita, e nota-se algum desespero por afirmar qualidades que evidentemente nunca foram o seu forte. É um pormenor que irá decerto escapar à analise da sua grande base de apoio, que são os sócios mais antigos, mais conservadores, os que costumam dar a vitória nas urnas.
As probabilidades 1-2
Bruno de Carvalho
As eleições estão a ser completamente marcadas por esta figura. Do nada, ou assim parece, surge um candidato que de “lebre” passou a favorito em algumas faixas de sócios. Antigo membro da Torcida Verde (e actual diga-se) e mais recentemente chefe de secção do Hóquei Patins (não é uma estrutura interna do clube, o Sporting apenas dá o naming à equipa) Bruno de Carvalho é a figura mais desconhecida do passado do clube, mas muitos dos que o acompanham afirmam ser uma pessoa decidida e ambiciosa, que se encontra há muito a preparar um proposta para o futuro do clube.
A chamada de Inácio para liderar o futebol foi muito menos gravosa que por exemplo a opção Futre, mas não colheu muita simpatia inicial, estando a fazer-se agora um esforço comunicacional para melhorar esse aspecto. Sabe-se que vai apostar forte na escolha do treinador, apesar de muitas notícias apontarem para Domingos Paciência, parece mais inclinado para a escolha de um estrangeiro. Porventura esperará até que GL apresente a sua solução, para mais uma vez “golpear” a candidatura daquele que se tem esforçado para contrapor.
O fundo de jogadores tem sido o seu “cavalo de batalha”, onde aliás parece ter ganhos muitos pontos a favor, quase tantos como os que perdeu com a apresentação das suas listas, que contam com muito pouco para a força desta candidatura.
O grande problema de BdC será convencer os sócios mais antigos e conformados de que não é um aventureiro, uma vez que os votos dos mais jovens e revoltados será inteiramente seu.
As probabilidades: 1-4
Esta é a minha visão. Portanto, ainda indeciso.
Até breve.
Esteve ligado à gestão de João Rocha, participando activamente na regulamentação e implementação do primeiro projecto de Liga de Clubes. Foi o braço do Sporting em muitas lutas jurídicas do Clube e participou paralelamente em alguns processos complicados de contratações de jogadores. Participa há muitos anos em painéis televisivos sobre futebol, tornando-se numa espécie de “porta-voz” não oficial do Sporting. Foi pré-candidato às últimas eleições, mas acabou por juntar-se a JEB que lhe ofereceu o lugar de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, cargo que cumpriu com descrição.
É um homem emotivo, apaixonado pelo clube e nota-se que tem há muitos anos a vontade de fazer retornar o clube a um estatuto moral e desportivo muito diferente do que tem sido.
Nestas eleições tem um ponto muito forte e outro bastante discutível. Rijkaard é a melhor proposta de treinador até agora, mas Futre numa posição de director do futebol levanta muitas dúvidas, mais quanto à justiça de atribuir uma posição tão destacada a quem trocou em tempos Alvalade pelas Antas. Esse episódio, com quase 30 anos, está longe de estar esquecido pela maioria dos sócios mais antigos.
Dias Ferreira aposta tudo na recuperação desportiva do clube, como forma de o salvar financeiramente e alicerça na figura do treinador a grande solução, querendo mimetizar no possível o modelo Barcelona – interligação e estabilidade entre formação e equipa principal.
As probabilidades: 1-4
Abrantes Mendes
Antigo membro da direcção de Sousa Cintra (salvo erro) foi após este período uma figura muito contestatária do projecto Roquette. É uma voz que paira nos OCS sempre chamado a comentar os maus momentos do clube, algo que tem feito com algum rigor e clareza. É de reconhecida independência critica, nunca esteve ligado a nenhuma facção de notáveis e participa activamente em todos os debates internos do clube.
É uma pessoa claramente com enorme devoção ao Sporting, mas que faltou sempre um pouco mais de projecção e compreensão dos sócios. Apesar das inúmeras criticas feitas ao longos dos anos, faltou sempre a apresentação de soluções alternativas algo que nestas eleições se torna fundamental.
Apresenta-se ao eleitorado com um discurso fortemente assente na força moralmente correcta da sua figura, na vontade de motivar o clube a novos rumos, mas nunca objectivando as ideias que afirma ter.
As probabilidades: 1-20
Pedro Baltasar
É um empresário de sucesso reconhecido. Apesar de jovem, os seus projectos profissionais assumiram uma maturidade fora do comum, dando-lhe alguma projecção dentro do mundo restrito do empreendorismo. Tem sido um investidor activo nas várias emissões de participação económica da SAD do Sporting, órgão do qual já fez parte como administrador.
Tem sido uma figura muito discreta no clube, mas um sócio com que se pode contar nas alturas de maior aperto de tesouraria. Alguma polémica na compra das suas acções pela SAD, sendo o valor da venda superior ao valor de mercado, não ficando claro e explicito o porquê dos valores da transacção.
Avançou para as eleições com um projecto alicerçado numa dupla aposta em recuperar financeiramente e desportivamente o clube, mas ao passo que lhe é reconhecida alguma competência na componente económica, a vertente desportiva está longe de estar materializada. A “proposta” Zico ficou num impasse, não colhendo nenhuma unanimidade nos sócios. É talvez a candidatura mais forte nas segundas linhas da futura direcção, mas a sua participação em debates não feito muito pelo crescimento da sua proposta. Não está claramente adaptado a um espaço hiper-mediático e apesar de lhe reconhecermos uma visão coerente e inteligente do futuro do clube, torna-se difícil imaginar o que conseguirá fazer na motivação urgente dos sócios.
As probabilidades: 1-6
Godinho Lopes
Até ser nomeado candidato pela estrutura que remanesce da direcção de JEB tinha sido uma figura discreta do clube. Ligado sempre a dossiers de património em constantes direcções, GL entrou e saiu conforme as necessidades do clube. Tem no seu passado uma forte ligação com a construção do Alvalade XXI, o qual passou de símbolo de modernidade e futuro para símbolo de equívocos e despesismo.
Surge nestas eleições como a figura da continuidade o que é uma meia-verdade, pois nunca se lhe conheceu e continua a deixar vaga a noção de apoio ou oposição às decisões da direcção anterior. Para todos os efeitos encabeça uma lista recheada de grandes nomes, muitos com grandes responsabilidades no momento actual do clube.
Com uma agência de comunicação a gerir a sua campanha, parece não conseguir afastar muitas dúvidas sobre o seu projecto, entre as quais se destacam o financiamento, gestão e evolução do departamento de futebol. GL tem ainda a desvantagem de conter na sua lista personagens que há meses se opunham fortemente, não sendo claro o que une esta multiplicidade de opiniões.
Os grandes trunfos da sua campanha são o regresso de Carlos Freitas e Luis Duque, figuras que deixaram imagens diferentes quando saíram. Ao passo que Freitas veria no Braga confirmado um valor que nunca foi evidente no Sporting, Luis Duque deixou uma imagem mais ou menos intacta, ajuda o facto de ter saído pouco após a conquista do último título de campeão.
GL não parece que venha a ser o líder carismático que o clube necessita, e nota-se algum desespero por afirmar qualidades que evidentemente nunca foram o seu forte. É um pormenor que irá decerto escapar à analise da sua grande base de apoio, que são os sócios mais antigos, mais conservadores, os que costumam dar a vitória nas urnas.
As probabilidades 1-2
Bruno de Carvalho
As eleições estão a ser completamente marcadas por esta figura. Do nada, ou assim parece, surge um candidato que de “lebre” passou a favorito em algumas faixas de sócios. Antigo membro da Torcida Verde (e actual diga-se) e mais recentemente chefe de secção do Hóquei Patins (não é uma estrutura interna do clube, o Sporting apenas dá o naming à equipa) Bruno de Carvalho é a figura mais desconhecida do passado do clube, mas muitos dos que o acompanham afirmam ser uma pessoa decidida e ambiciosa, que se encontra há muito a preparar um proposta para o futuro do clube.
A chamada de Inácio para liderar o futebol foi muito menos gravosa que por exemplo a opção Futre, mas não colheu muita simpatia inicial, estando a fazer-se agora um esforço comunicacional para melhorar esse aspecto. Sabe-se que vai apostar forte na escolha do treinador, apesar de muitas notícias apontarem para Domingos Paciência, parece mais inclinado para a escolha de um estrangeiro. Porventura esperará até que GL apresente a sua solução, para mais uma vez “golpear” a candidatura daquele que se tem esforçado para contrapor.
O fundo de jogadores tem sido o seu “cavalo de batalha”, onde aliás parece ter ganhos muitos pontos a favor, quase tantos como os que perdeu com a apresentação das suas listas, que contam com muito pouco para a força desta candidatura.
O grande problema de BdC será convencer os sócios mais antigos e conformados de que não é um aventureiro, uma vez que os votos dos mais jovens e revoltados será inteiramente seu.
As probabilidades: 1-4
Esta é a minha visão. Portanto, ainda indeciso.
Até breve.
Contar espingardas ou bisnagas?
Godinho Lopes não para de me surpreender e se este candidato ganhar as eleições, só por um milagre o clube ficará melhor do que está neste momento. Não há qualquer critério, só desespero nesta lista, tudo serve para fazer uma notícia numa tentativa desesperada de "mostrar" serviço. Hoje anunciou que irá contar com Nelson, um antigo guarda-redes suplente e Vidigal o ex-médio que fez uma boa época no Sporting.
Ambos farão parte da estrutura técnica do clube. Pasme-se ele apelidou ambos de "referências do clube". Ó Lopes, se estes dois são referências então o que serão Manuel Fernandes, Jordão, Carlos Xavier, Oceano, Venâncio, Inácio, Yordanov ou Liedson? Já agora convém alguém lembrar ao homem que o clube vai ter de pagar a estes dois ex-jogadores ordenados. Sim, não sei para quê, mas vai.
É uma notícia que toca a comicidade, sobretudo para os que conhecem o Nelson e o Vidigal. Aliás penso que GL vai fazer com que o ex-guarda redes interrompa a "brilhante" de comentador da SportTV. Os seus comentários estavam a tornar-se lendários, um pouco como um Gabriel Alves com apenas 40 palavras no vocabulário. Mas GL viu talento, e como é competentíssimo e um líder difícil de enganar, reuniu longas horas com os dois trocando pérolas sobre as suas visões sobre o futuro do futebol e do Sporting. No final GL estava rendido às ideias inovadoras de Vidigal e à visão clínica de Nelson.
Ou muito me engano ou esta sagacidade para recrutar dará ainda mais frutos na escolha de treinador.
Ó Lopes...! Tem juízo pá!
Até breve.
Ambos farão parte da estrutura técnica do clube. Pasme-se ele apelidou ambos de "referências do clube". Ó Lopes, se estes dois são referências então o que serão Manuel Fernandes, Jordão, Carlos Xavier, Oceano, Venâncio, Inácio, Yordanov ou Liedson? Já agora convém alguém lembrar ao homem que o clube vai ter de pagar a estes dois ex-jogadores ordenados. Sim, não sei para quê, mas vai.
É uma notícia que toca a comicidade, sobretudo para os que conhecem o Nelson e o Vidigal. Aliás penso que GL vai fazer com que o ex-guarda redes interrompa a "brilhante" de comentador da SportTV. Os seus comentários estavam a tornar-se lendários, um pouco como um Gabriel Alves com apenas 40 palavras no vocabulário. Mas GL viu talento, e como é competentíssimo e um líder difícil de enganar, reuniu longas horas com os dois trocando pérolas sobre as suas visões sobre o futuro do futebol e do Sporting. No final GL estava rendido às ideias inovadoras de Vidigal e à visão clínica de Nelson.
Ou muito me engano ou esta sagacidade para recrutar dará ainda mais frutos na escolha de treinador.
Ó Lopes...! Tem juízo pá!
Até breve.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Três dúvidas "rascas"
1/ Porque é que para subscrever um fundo de 50 milhões de euros, terá um candidato de ir à Rússia, não poderiam Roquette, Baltazar e Sousa Cintra (só como exemplos) fazer a mesma coisa?
2/ Será que lhes foi apresentado o fundo?
3/ Se foi porque não aceitaram e se não lhes foi apresentado, o porquê?
Até breve.
2/ Será que lhes foi apresentado o fundo?
3/ Se foi porque não aceitaram e se não lhes foi apresentado, o porquê?
Até breve.
Cheque...check?
Pelos vistos da Rússia. Não sejamos inocentes, os fundo de jogadores de muitos clubes asiáticos, europeus e sul-americanos têm, todos, origens bastante duvidosas. Não é à toa que nenhum jogador propriedade ou co-propriedade de empresas ou fundos poderá ser transferido para a Premier League. Mas o puritanismo do campeonato britânico tem sido facilmente contornado, bastando ao clube que vende comprar aos investidores a parte que lhes cabe e depois sim vende-lo.
Ao que parece há muito medo pelo dinheiro vindo da Rússia, o que é estranho uma vez que ninguém se assusta com o dinheiro angolano do fundo do Benfica. É evidente que o fundo de jogadores do Sporting patrocinado por BdC não poderá nunca ser fruto de lavagem de dinheiro, mas mais uma vez parece que existe muita inocência nesta discussão. Alguém imagina uma operação deste género, tão mediática e aberta ao conhecimento do público, realizada amadoramente expondo um “crime”a olho nu?
Considero óbvio que BdC sabe que não pode pisar em ramo verde, e imagino que ao viajar para a Rússia vá com a consciência de que o dinheiro que trouxer de volta tem de ser financeiramente comprovado como legal. Não existe espaço para “criatividades” nem “originalidades” quanto a esta matéria. Arriscar o bom nome do Clube seria bastante mais caro do que 50 milhões.
Espero eu e imagino que todos, boas notícias a partir das 17h00, pois um fundo desta ordem, racionalmente construído no beneficio total do Sporting seria essencial para BdC ou qualquer outro candidato que vença as eleições. Como diz Dias Ferreira e muito bem, todo o trabalho de cada candidatura é feito para o usufruto do Sporting e não do candidato que o produziu.
Gostava que se encerrasse este assunto de uma vez por todas, pois existe muita matéria para discutir e o debate está estrangulado há semanas neste vai e vem de verbas.
Como atrair mais sócios? Como captar os jovens? Como agregar sócios, simpatizantes, espectadores e praticantes? Como manter o futebol e modalidades sem prejuízos comuns? Como racionalizar um clube ao dinheiro gerado? Como projectar uma mudança de paradigma do clube do 3º lugar? Como recrutar melhor nas camadas jovens? Qual o plano de carreira para os jovens da Academia? Que novas fontes de rendimento existem por explorar? Qual o peso do Sporting na Liga e na FPF neste momento?
Estas são só algumas perguntas que ainda não vi programa algum abordar sem ser superficialmente.
Até breve.
Ao que parece há muito medo pelo dinheiro vindo da Rússia, o que é estranho uma vez que ninguém se assusta com o dinheiro angolano do fundo do Benfica. É evidente que o fundo de jogadores do Sporting patrocinado por BdC não poderá nunca ser fruto de lavagem de dinheiro, mas mais uma vez parece que existe muita inocência nesta discussão. Alguém imagina uma operação deste género, tão mediática e aberta ao conhecimento do público, realizada amadoramente expondo um “crime”a olho nu?
Considero óbvio que BdC sabe que não pode pisar em ramo verde, e imagino que ao viajar para a Rússia vá com a consciência de que o dinheiro que trouxer de volta tem de ser financeiramente comprovado como legal. Não existe espaço para “criatividades” nem “originalidades” quanto a esta matéria. Arriscar o bom nome do Clube seria bastante mais caro do que 50 milhões.
Espero eu e imagino que todos, boas notícias a partir das 17h00, pois um fundo desta ordem, racionalmente construído no beneficio total do Sporting seria essencial para BdC ou qualquer outro candidato que vença as eleições. Como diz Dias Ferreira e muito bem, todo o trabalho de cada candidatura é feito para o usufruto do Sporting e não do candidato que o produziu.
Gostava que se encerrasse este assunto de uma vez por todas, pois existe muita matéria para discutir e o debate está estrangulado há semanas neste vai e vem de verbas.
Como atrair mais sócios? Como captar os jovens? Como agregar sócios, simpatizantes, espectadores e praticantes? Como manter o futebol e modalidades sem prejuízos comuns? Como racionalizar um clube ao dinheiro gerado? Como projectar uma mudança de paradigma do clube do 3º lugar? Como recrutar melhor nas camadas jovens? Qual o plano de carreira para os jovens da Academia? Que novas fontes de rendimento existem por explorar? Qual o peso do Sporting na Liga e na FPF neste momento?
Estas são só algumas perguntas que ainda não vi programa algum abordar sem ser superficialmente.
Até breve.
Subscrever:
Mensagens (Atom)