Todos os clubes europeus investem conforme a perspectiva de retorno que a próxima época pode prever. Ir à Champions ou ir à Liga Europa é o que mais difere na escolha de contratações. Nesta altura a maioria dos clubes dos maiores campeonatos europeus já tem esse desfecho nítido. Chegou à altura de começar a abrir processos negociais para compras e vendas.
Esta é uma fase que ao iniciar-se “fecha” aos clubes com menos capacidade de investimento o acesso a bons jogadores em final de contrato. Dora avante não mais serão permitidos contactos com um bom jogador sem que existam mais interessados. É como a diferença de ir a um hipermercado ao dia 23 e a partir do dia 1. O Sporting parece ter tentado ser mais célere esta época, mas à excepção de Carrilho, todos os outros atletas preferiram adiar o compromisso para agora poderem escolher de entre mais clubes.
Volta-se à estaca zero. É necessário, pois o Sporting não conseguirá competir com os clubes médios de Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha que oferecem mais mediatismo e mais condições económicas. E voltar ao início dos processos de negociação é o mesmo que dizer que voltamos o foco para jogadores dos campeonatos brasileiros, argentinos, chilenos, e paraguaios. Não é o mesmo que internacionais suecos, não é o mesmo que ex-internacionais brasileiros e argentinos.
Para Carlos Freitas que deve ter definido o lote de jogadores a comprar há muito tempo (a falácia de “estar à espera do treinador” fica perfeitamente desmentida com a compra de Carrilho) é também uma nova fase, porventura mais complicada pois uma coisa é um jogador em final de contrato, outra é a compra de um passe. Mas não há tempo para lamentações, apenas se pode olhar em frente e a falta de noticias sobre Bobo, Alex Silva, Wendt e outros só demonstra que a imprensa não sabe onde param os “olhos” do nosso director desportivo.
Penso que nas próximas duas semanas, as segundas escolhas vão começar a surgir e a politica de comunicação da direcção irá começar a desviar a atenção dos outrora “confirmados” trunfos eleitorais, para outros alvos, que deverão ser colocados num pedestal para que os sócios “comam” a casca a pensar que é melhor que a própria fruta.
O tempo dita tudo. O tempo, esse grande inimigo do Sporting.
Até breve.
Caro Violino,
ResponderEliminarComo sempre, mais um post com o discernimento a que nos habituou. Estou de acordo com o que diz, apenas tenho a reserva de que a não divulgação de qualquer contratação, não obedeça a uma estratégia com vista à estabilidade do plantel até ao jogo de Braga. Aguardemos.
Aproveito para lhe propôr a troca de links entre este e o meu recentemente criado blog "Leoninamente !!!..." (http://leoninamente.blogspot.com/). se possível.
Sou seguidor registado de "Verdeaslistas" e tomei a liberdade de o "linkar" na minha lista de leitura. Se entender fazer o mesmo com o meu, ficaria grato e reconhecido. Para quem agora começa, seria reconfortante e estimulante ser "linkado" num blog com a categoria e expansão do seu.
Saudações leoninas.
Álamo