quinta-feira, 17 de maio de 2012

"Quero Voltar ao Sporting"

A frase é de Bojinov. Ainda bem que expressa essa vontade pois com contrato até 2016 e sem grande procura no mercado, o Sporting é mesmo a única saída que lhe resta.

Se Sá Pinto o quererá de volta é o grande mistério. É certo que o Sporting precisa de dois avançados para acompanhar Wolfswinkel na próxima época, numa gestão racional de recursos o búlgaro seria sempre um deles. Mas, há sempre um mas, desportivamente Bojinov é um osso duro de roer. Quando não está lesionado, está amuado, quando não está amuado está em baixo de forma, quando fisicamente está bem falham os indices de confiança. Com 2 boas épocas no meio de mais de uma dezena, este nome que chegou a ser um peso pesado no Calccio, Valery Bojinov está num ponto chave da sua carreira. Ou pega de estaca ou lentamente irá desaparecer do mapa.

A lição que aprendemos com Pongolle é que existem jogadores que já atravessaram "the point of no return" das suas carreiras profissionais e que mesmo que já tenham sabido ser grandes jogadores, esqueceram-no pelo caminho e só um milagre poderá restituir o investimento realizado. Quantos treinadores por essa Europa fora não olharão para o CV de Bojinov e torcerão o nariz - a resposta é: todos. Ao Sporting restam os empréstimos a custo zero em clubes de fim de tabela de Espanha, França, Inglaterra ou Itália e mesmo nestes sem promessas de titularidade (no Lecce Bojinov foi poucas vezes titular apesar de ter lutado até à última jornada pela manutenção).

A outra solução depende inteiramente de Sá Pinto. Será sempre mau "forçar" o treinador a rentabilizar um investimento (Domingos teve de o fazer com Postiga, Djaló e...Bojinov) em vez de eleger os melhores, mas os bons treinadores operam este tipo de façanhas e se Wolfswinkel (muito menos experiente) conseguiu crescer, provavelmente um bem focado e humilde búlgaro também o conseguisse. A responsabilização deve ser passada inteira para o lado do jogador, o mau para o Sporting será sem dúvida horrível para ele.

Até breve.

1 comentário:

  1. isto é somente pra baixar o valor do passe, senao vejamos: fazem sempre isto, um clube de italia neste caso pretende o bojinov e o joador dizendo q quer permanecer em italia faz com q o Sporting o venda pelo valor q ele vale....se o jogador ja disser q quer ficar no Sporting, o clube italiano q o pretende vai oferecer menos dinheiro, o Sporting vai sempre pensar q tem de se livrar deste excedente e como ele diz q quer ficar ( nao quer ), so temos de tentar vender pela oferta q aí possa vir..e se mesmo assim ninguem o quiser

    ResponderEliminar