domingo, 17 de fevereiro de 2013

Jorge Jesus

Já há meses que corre nas bocas de muitos Sportinguistas a ideia que Jorge Jesus poderá vir a ser treinador do Sporting. É no mínimo muito improvável. As razões são óbvias e são tantas:

1/ JJ está entre os 30 treinadores mais bem pagos do mundo. Não sei se o seu sportinguismo é suficiente para aceitar vir ganhar menos de metade para um clube que não vai poder oferecer-lhe luta por títulos.

2/ O interesse do Porto pelo treinador dos encarnados é tão notório que Pinto da Costa decidiu manter um "adjunto" no banco só para ganhar tempo até que a águia de entregue de mão beijada o próximo treinador. Já aconteceu no passado e será natural que volte a acontecer. Depois dos insucessos gritantes de Domingos no Sporting e Depor será sempre o natural candidato à "cadeira de sonho/pesadelo" do Dragão.

3/Depois de Braga e Benfica, o próximo passo natural de JJ deveria ser, se quiser manter a progressão, um clube estrangeiro. Não é certo que seja do tipo "emigrante" e muito menos que se adapte a uma realidade futebolistica fora do país. Tal como outros treinadores portugueses (Manuel José, Cajuda ou Jaime Pacheco) vai descobrir já tarde a via internacional e nunca terá o balanço de Mourinho ou Vilas Boas.

4/De alguma forma é evidente que o ciclo JJ no Benfica está a terminar. Se não vencer nenhum troféu principal (Liga Europa ou Liga) será a Direção a marcar este fim. Se porventura vencer uma das mesmas, a situação pode inverter-se e ser o próprio JJ a sair pelo próprio pé, com uma conquista importante terá mais impacto a sua mudança para outro emblema. As recentes pré-contratações na Holanda de Djuricic e Suleiman podem ser um indicativo de que já não é o treinador encarnado quem está a aconselhar estas transferências, não são o tipo de jogadores que lhe encham o olho e parece de alguma forma estar distante do processo.

Face a este panorama e entrando o Sporting numa longa travessia do deserto, o risco de uma aposta por Alvalade seria no mínimo estranha. Jesus não tem o perfil de treinador de formação e o seu carácter essencialmente prático e objectivo "precisa" de talentos de iguais características para poder funcionar. Esse tipo de jogadores não existem ainda no plantel do leão e não vai haver formas de os contratar. O Sporting nunca iria sequer ao mercado nacional adquirir 10 jogadores que cumprissem o modelo linear deste treinador.

5/ Será mais natural ao Sporting que contrate um treinador jovem e ambicioso, que não pese na estrutura financeira e que esteja familiarizado com o aproveitamento de talentos de formação. Depois da experiência com Vercauteren, será provável que venha de realidades latinas (Portugal, Espanha, Itália, Argentina ou Brasil).

6/ Imaginar JJ a conviver com um Manager Jesualdo Ferreira será no mínimo caricato. Ainda mais estranho se for Couceiro por exemplo o vencedor das eleições.

Fora estas conjecturas, sei que numa realidade alternativa JJ poderia fazer um excelente trabalho no Sporting. Mas neste timing que se avizinha, não seria bom para nenhuma das partes que os caminhos se juntassem. Ser sportinguista e estar num rival não pode ser o único critério para validar um treinador.

Até breve

7 comentários:

  1. O post é bom, mas permito-me discordar.

    Jorge Jesus é sobretudo um treinador que potencia as qualidades e o potencial (passe a redundancia) dos jogadores que tem ao seu dispor. O Benfica tem ganho muitos milhoes pela valorizacao explosiva que certos jogadores teem tido, mesmo em anos em que nao ganha campeonatos.

    O Sporting precisa exactamente de um treinador com essas características. A matéria-prima, como ficou ontem patente, é de excelente qualidade e precisa apenas de ser inserida no modelo futebolístico adequado. Nao duvido que o Jesualdo seja um treinador certo para o momento actual; mas também nao duvido que o JJ fosse ainda melhor.

    1) O salário é um grande óbice. Mas nao vejo porque é que o Sporting nao poderia ter uma estratégia em que o treinador, de qualidade técnica indiscutível, fosse o melhor e mais bem pago funcionário da seccao de futebol. Nao me custa mesmo nada imaginar pagar 3 milhoes por ano a um treinador que no final da temporada me permita vender um André Martins ou um Adrien Silva por 15 ou 20 milhoes.

    2) Lutar contra o Porto neste caso só mesmo pelo sportinguismo do homem. De resto, JJ sabe que no FCP nao só vai ser campeao várias vezes como se arrisca a ganhar provas europeias sem espinhas.

    3) Seria o passo "natural", mas duvido (como tu) que tal aconteca. Já nao tem idade nem perfil para aventuras no estrangeiro. Mas tem-se em muito alta estima e isso é capaz de lhe ser fatal se de facto arriscar a emigracao.

    4) 100% de acordo. Os adeptos também parecem ter perdido a paciencia com ele.
    Já dei a minha opiniao quanto ao perfil - JJ parece ter um particular prazer em trazer jogadores desconhecidos e sub-valorizados para a ribalta. Queres melhor clube para o fazer do que o SCP? O jogo de ontem do Zezinho é uma excelente demonstracao disso.

    5) Só peco aos céus que quem vier nao faca isso. O Sporting precisa de alguém com experiencia para poder moldar uma equipa de jovens. E precisa de um treinador portugues porque a realidade nacional é muito peculiar. Posso estar errado, mas trocar Jesualdo por um treinador espanhol, argentino ou italiano (a menos q seja o Guardiola) pode ser o maior erro de gestao desta altura.

    6) Duvido que a figura de manager se mantenha com a nova Direccao. Esse foi apenas mais um do inenarrável chorrilho de erros do Godinho Lopes.

    SL
    Petinga

    ResponderEliminar
  2. Faltou um argumento, se Jesualdo tem a sorte de apurar o Sporting para a Liga Europa ou Champions, quem tera coragem de o despedir?

    Nos próximos anos, a unica juventude que eu quero ver em Alvalade tem de estar no relvado. Chega de Paulos Sergios e Vercauterens.

    ResponderEliminar
  3. Nos "prós" em favor da hipótese de ele poder vir a treinar o Sporting, apenas junto um:

    - A sua vontade, como Sportinguista, de querer treinar o seu clube do coração. Jesus já não vai p'ra novo e no estrangeiro - sem aptidão reconhecida para línguas estrangeiras e sem um "look" moderno" - creio que estaria limitado a clubes "médios".

    Juntando a sua vontade com o seu romantismo - que é notório, por exemplo, na forma como coloca as suas equipas a jogar -, acho que não seria descabido ver Jesus a aceitar treinar o Sporting na próxima época.

    (Descobri o teu blog há umas semanas - com o post que descrevia a "história" do Sporting - e gostei muito. Parabéns!)

    SL

    ResponderEliminar
  4. A Culpa é do Hassan! Um blogue para todos os clubes, todas as ligas e todos os cromos.

    Passem por lá, se gostarem adicionem-nos à vossa blogroll.

    aculpaedohassan.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. o jesus era optimo mas concordo que neste momento é uma hipotese irrealista.

    já quando dizes que o proximo treinador do SCP é X, não podia discordar mais...

    qualquer presidente que dispense os serviços do prof Jesualdo nesta fase da vida do SCP é o primeiro passo para o novo abismo.

    este é o treinador ideal para os proximos 2 3 anos do SCP, a sua competencia, exigencia e a qualidade na aposta e desenvolvimento de jovens é o que o clube precisa.

    ResponderEliminar
  6. Epá... esqueçam fulano e/ou cicrano...!!! Compreendo e valido os argumentos...mas enquanto não houver uma estrutura FORTE... MESMO FORTE... e BLINDADA... ninguém... nem mesmo os Guardiola's se safam por estas bandas...

    Metam na cabeça que o que o SPORTING precisa desde há muitos anos é ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA...!!! o resto são balelas e por"M"enores...!!!

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo... Esta hipótese finta quaisquer apostas até hoje feitas para o lugar. E na minha opinião é totalmente improvável que JJ venha a ser treinador do Sporting pelas várias razões aqui expostas. Mas realmente, o possível cenário com JJ, Jesualdo e (eventualmente) Couceiro juntos é difícil de imaginar. Não creio nesta opção.

    ResponderEliminar