domingo, 10 de fevereiro de 2013

O Príncipe Perfeito

Depois do institucional aristocrata Soares Franco, depois de um ingénuo Bettencourt, depois de um equivoco Godinho, quem se seguirá. Idealmente seria um candidato que não repetisse os erros dos seus antecessores. Que fosse um agregador de energias que Franco não soube ser. Que fosse prevenido quanto às facadas nas costas do Sporting e do futebol português que Bettencourt não soube ser. Que fosse decidido e confiante num rumo, algo que Godinho não soube ser.

Será Couceiro?

Está habituado a conviver com os adeptos, com todos os quadrantes do clube, conhece-os bem. É um bom comunicador e parece entender que mais do que mandar um presidente é alguém que deve atribuir responsabilidades e condições para outros consigam ser bem sucedidos. Pelo seu discurso passam muitas experiências, dificuldades do passado em Portugal e lá fora em cumprir missões exigentes. Couceiro deve saber bem o que não fazer na gestão de uma equipa.

Será capaz de juntar uma equipa directiva capaz de convencer os Sportinguistas? Essa é uma pergunta interessante, na minha opinião o maior trabalho de Couceiro por esta altura deverá ser recusar "amigos" e não convidá-los. É óbvio que entre os candidatos que se perfilam, José Couceiro será o mais agregador.
Severino não passa de um espasmo de um pequeno nicho de sócios e Bruno de Carvalho tem uma hoste larga de opositores, os sócios com mais anos continuarão a ver neste candidato demasiada vontade de ruptura.

Couceiro será visto por muitos como a aposta ideal para quem quer mudar a gestão do clube sem agitar demasiado as aguas. Mas não poderá ser rotulado de continuidade, pois como o próprio disse sempre foi opositor do modelo vigente no clube e essa postura parece consistente com o que sempre defendeu para o clube (aposta na formação, valorização dos atletas, técnicos e condições de trabalho, contenção de custos e estabilidade directiva).

Mas como ninguém é perfeito, Couceiro deverá ter os seus defeitos e por vezes dá-me a sensação de alguma brandura, que admito possa ser fruto de uma educação extrema de respeito pelo diálogo e opiniões. Algo que já não estamos habituados, a boa educação, é muitas vezes tão contrastante com outras formas de estar que parecem desprovidas do "sangue fervilhante" tão latino, tão obtuso e inconsequente. Isso em eleições tem um preço e Bruno de Carvalho tentará a todo o custo expor Couceiro como alguém incapaz (por longas afinidades ou por carácter) de "partir os pratos" necessários à mudança do clube.

Neste jogo, veremos quem consegue defender-se melhor dos rótulos. Mas para mim é já claro que existirão duas grandes candidaturas nestas eleições, com pouco a separá-las na verdade, essencialmente uma questão de postura pessoal. Couceiro e Carvalho esperariam decerto um candidato da "banca", mas não deverá surgir em tempo útil alguém que tenha peso junto dos sportinguistas e que aceite o papel designado (Hermínio recusou) e o que seria uma corrida a 3 será um confronto directo, espero que elevado.

Até breve.

1 comentário:

  1. Caro Violino

    Não concordo lá muito com a possibilidade de Couceiro para presidente. Na minha memória ainda está aquela célebre contratação de Cristiano no mercado de Inverno, a saída de Liedson, o falhanço na contratação de Kléber Pinheiro (esse mesmo que à segunda tentativa também não veio cá parar)e o terminar da época apenas com Hélder Postiga. Não parece que como director desportivo tenha feito grande coisa, como treinador falhou no Dragão (o que é difícil) e em Alvalade até que não esteve mal (conseguiu o 3.º lugar ganhando em Braga na última jornada). Prefiro sem sombra de dúvidas a opção Bruno de Carvalho. Não sei bem explicar porquê mas tenho confiança que o Bruno de Carvalho poderá ser o homem certo para levantar o Sporting. Gosto da postura dele e desconfio que com ele ao leme não seremos mais motivo de chacota. Duvido ainda assim que lhe seja permitido chegar a presidente. A ver vamos...

    Aproveito para pedir que adiciones o meu blog à tua lista (http://lovingsporting.blogspot.pt/) e dizer que já sigo o teu há muito tempo. Aproveito a ocasião para dar a conhecer também o meu site (http://lovingsporting.authenticfans.com).

    Saudações leoninas
    Loving Sporting

    ResponderEliminar