sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ano novo, equipa nova

Em relação ao post anterior, as notícias parecem confirmar alguns movimentos entre clubes, ainda mais óbvios agora.

Se Onyewu e André Santos são olhados como “pesos mortos” no Coruña, em Alvalade serão sem dúvida bem-vindos. Apesar de a equipa precisar urgentemente de um médio mais criativo, do qual ficou órfão desde a saída de Matias e o não rendimento de Izmailov, trocar Elias por André Santos e Onyewu por Xandão não é o que parece à partida.

Teoricamente a equipa ficaria muito mais fraca. Mas na verdade é difícil imaginar que os agora jogadores emprestados à BBVA jogariam pior que os dois brasileiros. Xandão, apesar do golo do empate na última partida, não consegue projetar a imagem de um jogador seguro, um líder de rectaguarda. Também não o é Onyewu, mas o americano consegue dar outras coisa à equipa, mais agressividade, mais domínio no jogo aéreo e não é de desprezar a ligação que conquistou com os adeptos.

Elias é um caso paradoxal. Já vi algumas comparações com o que sucedeu a Luís Fabiano ou Diego no Porto. Não podiam ir mais ao encontro do que eu acho. O internacional brasileiro é sem dúvida um óptimo jogador, mas peca num grave pormenor – não está minimamente motivado no Sporting. É pena, pois com outro tipo de entrega já estaria a caminho de um Manchester ou de um Real Madrid, o Sporting dar-lhe-ia a projecção e o espaço que nunca teve no Atlético.

Vê-lo-emos daqui por um ano a brilhar noutra equipa, mas com a certeza de que não vale a pena insistir mais na aposta. Olhar para as movimentações de Elias durante uma partida é ver claramente um activo em campo e não um jogador de uma equipa. Neste sentido e até pela escassas oportunidades que teve em Espanha, André Santos pode ser uma aposta feliz. Seria bom para o jogador, bom para a equipa (é um conhecedor do clube e das exigências) e excelente para as finanças do clube. Já provou ter potencial para ser um bom jogador, basta-lhe mostrar, depressa esse estatuto.

Uma coisa é certa, é um luxo para o Sporting, com as suas capacidades financeiras actuais, poder fazer remodelações na equipa. Só possível graças a um filão de jogadores feitos dentro de casa e tantas vezes menosprezados.

Não resolverão todos os problemas, acrescentarão outros, mas uma coisa eu tenho quase a certeza...não farão a equipa perder 0-3 com Videotons.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário