segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Remodelação Low Cost

Se alguém me dissesse no dia 4 de Janeiro que o Sporting teria alienado os passes de Bojinov, Salomão, Elias, Jeffren, Boulahrouz, Pranjic, Izmailov e desistido do direito de opção de Xandão, provavelmente não ficaria feliz, mas pelo menos teria a garantia de que a remodelação do plantel do Sporting não tinha colocado (ainda mais) problemas ao clube para atingir uma classificação digna até ao final da época.


É para mim óbvio que Patrício, Rojo, Ínsua, Rinaudo, Schaars, Wolfswinkel, Carrilho e Capel são as jóias da coroa e que numa segunda linha necessária estarão sempre Boeck, Cedric, Adrien, Gelson e Viola. Já não tenho tão claro que Carriço, André Martins, Labyad ou Rubio sejam importantes, mas em todos eles existe margem de progressão suficiente para não entrar em precipitações.

Este exercício de lógica desportiva exclui como será mais ou menos óbvio os atletas da Equipa B e Juniores, sendo que Eric Dier serve de ilustração perfeita para nos provar que antes de vender promessas por pouco mais de 1 milhão de euros é vital testar o seu talento na equipa A, pois podem, como no caso do inglês, descobrir-se muitas soluções para os muitos problemas da equipa.

No caso da venda dos 6 atletas acima citados, o Sporting poderia receber qualquer coisa entre 10 e 13 milhões de euros (sem trocas de jogadores), mas admitindo as penalizações do mercado e as percentagens dos fundos, este valor pode descer para 1/3, ou seja, entre 3 e 5.5 milhões, que é talvez a verba necessária para acabar a época com todos os compromissos (relativos à equipa) saldados.

Em termos de substituição, e porque ao saírem 7 atletas, outros 7 terão de entrar, a relação pode ser semelhante a esta:

Bojinov – Ghilas (Moreirense), Baba (Sevilha) ou Robin Ramirez (Tolima)
Elias – André Santos (Dep. Coruna)
Jeffren – Ricardo Esgaio (Sporting B) ou Pereirinha (lesionado)
Boulahrouz – Onyewu (Málaga) ou Nuno Reis (Olhanense)
Xandão – Eric Dier (Sporting B)
Pranjic – Turan (Ordurspor) , Evaldo (Dep. Coruna) ou Michael Pinto (Sporting B)
Izmailov – Renato Neto (Videoton) ou Kikas (Sporting B)

A grande pergunta é, mesmo assim, será que a equipa iria ficar mais frágil? Olhando o aproveitamento recente, a resposta parece fácil. Uma coisa é certa, seria um plantel remodelado quase a custo zero, com a vantagem de recuperar activos em vias de serem perdidos e poder hiper valorizá-los em 4 ou 5 meses.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário