segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Salvar a pele

Uma derrota em Olhão e o Sporting teria ficado em zona de despromoção, com o pior ataque da prova. Face ao que já vi dos clubes de metade da tabela para baixo, tal seria uma ofensa trágica ao valor dos atletas do nosso plantel.

Mas ganhámos. E bem. Não foi uma exibição de uma equipa segura, confiante e moralizada, mas a espaços foi uma equipa que estava concentrada em fazer bem as coisas. Atendendo ao momento da equipa até foi uma pequena surpresa, facilitada pelo golo aos 3 minutos (não se pode ter sempre o azar do jogo), mais evidente no que o Sporting não deixou o Olhanense jogar.

Dá-me a sensação, que com o tempo e especialmente mais vitórias muitos dos Patinhos Feios do plantel vão tornar-se mais esclarecidos (Labyad, Adrien, Rojo, Insua) e mostrar que o passado pode ser presente e futuro. E já que falamos em futuro, é de salientar a entrada de Zezinho e a segurança de Miguel Lopes. Ambos podem fazer esquecer os "azulados" vultos de Izmailov e Moutinho.

Com tanto que se denegriu as vantagens portistas do negócio de troca, pode ser que num dos acasos do futebol, ML seja bem mais útil a Jesualdo que MI para Vitor Pereira. Só é pena (e aqui reside o pecado da negociação do Sporting) que a valorização do lateral beneficie o Porto. No futebol nem sempre 1+1=2 e de tão mal amado que foi o Professor na Luz e nas Antas, talvez tenha descoberto um grande que o valorize por aquilo que sabe fazer, sem fantasmas de Mourinhos por perto.

Hoje o Sporting soube salvar a pele, quem sabe na próxima semana saiba mais qualquer coisa. Pelo sim pelo não, vale a pena apoiar a equipa em Alvalade sem dramas e com a certeza de que nada fica direito em 2 jogos. A manutenção ou saída de GL não tem de ser gritada aos "ouvidos" da equipa. Irá existir uma AG para esse fim.

O que desejo até ao fim da época, mais do que recuperações relâmpago e balofos pedestais para salvadores de ultima hora, é que o Sporting defina uma nova direção com gente competente e motivada a endireitar o clube. Desejo que se identifique o treinador certo, as vendas e aquisições certas, para que Jesualdo volte para o cargo para que foi contratado. Cada coisa no seu lugar, com a sua função.

Os próximos anos são de cinto apertado, bem apertado e de olhos postos na organização do clube e nos valores da formação. Não me choca passar uns anos a "partir pedra" para que o Sporting recupere o seu lugar na galeria dos candidatos por mérito no campo e não por importância social. Um aviso aos "sonhadores turbo" - esta e talvez as próximas duas épocas vão ser tão difíceis como as últimas. Não vale a pena ficar sugestionado por uma série de vitórias, elas serão tão normais como os ocasionais desaires inesperados.

Devagar se vai ao longe. Cada vez respeito mais este ditado.

Até breve.

1 comentário:

  1. "A manutenção ou saída de GL não tem de ser gritada aos "ouvidos" da equipa. Irá existir uma AG para esse fim."

    Isto.

    "O que desejo até ao fim da época, mais do que recuperações relâmpago e balofos pedestais para salvadores de ultima hora, é que o Sporting defina uma nova direção com gente competente e motivada a endireitar o clube. Desejo que se identifique o treinador certo, as vendas e aquisições certas, para que Jesualdo volte para o cargo para que foi contratado. Cada coisa no seu lugar, com a sua função."

    E isto.

    ResponderEliminar