domingo, 22 de abril de 2012

Desprezo

Com 3 jogos e 9 pontos em disputa (mesmo que 3 sejam disputados em confronto directo e contando que o Sporting vence o Nacional) o Braga terá assegurado o 3º lugar. O ditado diz "quem tudo quer, tudo perde" e perante a hipótese muito real de conseguir um acesso a uma final europeia o meu bom senso diz-me que a partida na Choupana é pouco mais que irrelevante na história leonina desta época.

A fé de Sá Pinto na capacidade da equipa não se pode sobrepor à realidade do futebol moderno. Os jogadores "poupam-se" e será mais proveitoso lançar em campo uma equipa que queira provar algo ao treinador, reservando a "equipa de S. Mames" para quinta-feira. Será mais ou menos óbvio que Patricio, Pereira, Insua, Xandao, Polga, Carriço, Schaars, Matias, Capel, Pereirinha e Wolfswinkel sejam os titulares, o que quase facilita a missão de Sá Pinto neste Domingo.

Não sei o que vai na cabeça do treinador do Sporting, mas depois da recusa do Nacional em antecipar a partida, existe uma motivação extra leonina para dar uma lição ao patético presidente do clube insular que todos sabemos nunca recusaria o mesmo tipo de pedido se ele viesse "vestido" de azul. Mas esse é um "engodo" a que o Sporting deve responder oferecendo a vantagem a quem tão pouco se preocupa com o sucesso do português apesar de dizer tantas vezes o contrário. A mesquinhez só pode ser combatida com desprezo e nada melhor que uma 2ª equipa do Sporting para fazer o "serviço". Não há nada a perder e a humilhação de perder com os suplentes verde-e-brancos seria uma boa "vingança".

Boeck, Arias, Evaldo, Carriço, Onyewu, Andre Santos, Neto e Izmailov, Carrilho, Ribas e Jeffren serão os prováveis titulares, mas na minha opinião nem sequer Carriço e Jeffren deveria jogar, pois serão opções válidas para a 2ª mão da meia-final da Liga Europa. Tenho pena que Sá Pinto não tenha convocado Ilori pois seria mais do que sensato proteger o melhor "trinco" disponível de alguma lesão. A não ser que actue Xandão no lugar...mas o problema manter-se-á sempre .

Seja como for e com que equipa for, o sabor da vitória na Madeira saberá a muito pouco perante o "prato principal" que será servido no País Basco. Essa partida sim, significa muito para o futuro do clube e estar na final da Liga Europa será aquilo que mais azia dará a dirigentes tão pobres com os do Nacional, que a imprensa portuguesa, tantas vezes hiper-patriótica, suporta com aparente cumplicidade.

Até breve.

1 comentário:

  1. Caro Violino,
    Completamente de acordo. Essa gente não merece mais e seria uma excelente oportunidade para que os novos se pudessem afirmar!... Para mais, o árbitro Xistra foi visto no Funchal, logo...

    Um abraço

    ResponderEliminar