quinta-feira, 26 de abril de 2012

Romantismo e Dramatismo


Logo à noite acontecerá uma de duas coisas: uma madrugada à espera da equipa no aeroporto ou um sossegada noite de sono. Poucas vezes se deseja perder madrugadas de olhos abertos, mas neste caso seria sinal de mais um marco histórico na já longa idade do clube. Se não for esse o desfecho, ninguém acabará triste ou preocupado, o Sporting fez boa figura, excedeu-se, marcou pontos na alta roda do futebol europeu e verdade seja dita, se tivesse feito uma carreira interna ao nível da europeia estaríamos hoje certamente a fazer contas na disputa do título.

O Atlético de Bilbau não é um monstro, não pareceu assim tão ameaçador em Alvalade, mas o futebol reserva surpresas e a equipa de Bielsa perante o seu público costuma dar um pouco mais o ar de equipa de top. Tal como Sevilha, Getafe, Villareal, Coruna, Atl. Madrid e Valência no passado, a equipa basca é hoje o benjamim de quem gosta de ver bom futebol em castelhano, sem as estrelas de Barcelona ou o orçamento do Real, mas com uma cultura de associativismo singular em todo o mundo.

Muniain, De Marcos, Javi Martinez, Herrera, Susaeta, Aurtenetxe, Iturraxpe todos entre os 19 e os 24 anos são a esperança de um clube que há mais de 20 anos vive à espera de um momento de glória...como este. Confesso-vos que se conseguirem ultrapassar este Sporting de Sá Pinto (com mérito) terão mais um adepto do futebol a torcer por eles. O romantisto basco estará ao rubro em San Mames e não será fácil contrariar uma equipa, que é uma região, que é uma língua, que é um povo e uma ideia.

Mas não há impossíveis e o Sporting, tal como Chelsea e Bayern, não irá pedir licença para terminar com os sonhos de Bielsa. Se sairmos de Espanha com o apuramento, teremos mais uma vez contrariado a lógica das apostas e dos experts, contrariado o drama “leonino” de nunca acreditar totalmente na equipa.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário