segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Uma jogada de 2 para 1


Parece mais ou menos óbvio que o novo ponta de lança está dependente de duas saídas da folha de pagamento do Sporting. Pongolle e Bojinov são dois avançados que partilham a distinção de flops de mercado leoninos e estão a ser “oferecidos” em planos diferentes. Enquanto que Sinama está para liquidação total e a preço de dumping, Valery é um negocio de ocasião para quem o queira.

Ao todo são mais de 10 milhões de euros em que dificilmente receberemos metade, duas apostas de direcções diferentes, mas com o mesmo grau de sucesso, zero. O mais curioso de ambos os casos é que havia de facto matéria que indicava serem dois atletas de difícil valorização. Riscos que correram bastante mal, mesmo entendendo que são inerentes a qualquer contratação.

Do Liverpool até ao Atlético, Pongolle chegou ao Sporting tal como chegou a Huelva, a precisar de jogar e esquecer épocas de suplente. Mas desta vez as coisas não correram bem e acrescido de um grave problema familiar, desaproveitou-se muito e bom dinheiro que daria ainda hoje para adquirir dois avançados de boa qualidade. Empréstimo atrás de empréstimo, o Sporting tem tentado que o seu elevado ordenado não pese nas contas de cada época, já que parece impossível algum clube adquira o seu passe.

Bojinov teve um começo muito promissor, mas quase tão cedo como prometeu, desiludiu e até ao Sporting tem sido um percurso descendente e rodeado de várias polémicas. Ninguém tem duvidas que é um excelente jogador, mas a sombra do seu próprio insucesso impede o búlgaro de se libertar em campo. Tal como o francês, ano após ano fica mais difícil uma recuperação, até porque os clubes por onde passam não têm tempo nem espaço para recuperar o muito que há para recuperar.

Se, por um feliz acaso, o Sporting conseguir colocar ambos os jogadores, recomendo vivamente a Freitas que olhe para estas duas realidades e que pense muito bem antes de abrir espaço e crédito a jogadores “a precisar de recuperar carreiras”. Até os clubes turcos, gregos ou russos estão a abandonar essa via.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário