quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A base caiu

Já por várias vezes referi neste blog a excessiva importância "politica" da Juve Leo nas decisões de poder do clube. Eu como muitos outros sócios estranhamos o alinhamento da claque em altura de eleições (está por explicar o comportamento de alguns "conhecidos" da Juve na madrugada da contagem de votos) e o porquê de tantas reuniões bi-laterais entre direcção e ultras.

A "retirada" da mais antiga claque portuguesa, especialmente numa altura em que paira no ar um abandono dos orgãos sociais à presidência de GL, não é o que pode parecer à primeira vista e só em parte se deve à crise de resultados. É claramente um sinal de que o regime caiu. Não tenho ideia da medida anunciada ter sido usada no passado, mas o que é certo é que mostra até que ponto chegou o desnorte do clube.

Apesar da manobra, que ainda não consigo relacionar o desfecho, ou a quem se destina o apoio que agora se retira a GL, a verdade é que é neste momento muito difícil a alguém que ame o clube sequer ver os jogos, quanto mais apoiar a equipa. Há um lado de mim que me diz que esta é a altura de mostrar ainda mais apoio, ainda mais convicção e ajudar um plantel a que todos já viraram as costas (inclusive alguns dos jogadores já dão mostras de falta de empenhamento e agressividade - apostados numa saída sem dúvida).

Mas o outro lado, mais "justiceiro" e não tão idealista leva-me a pensar que quem trouxe o clube até este estado de calamidade talvez já não tenha mais para dar e que deva dar lugar a um novo e definitivo projecto. Sim, GL não tem projecto, como não tem sequer soluções a vulso para jogar. Está nas mãos da equipa e do que esta consegue jogo a jogo e...isto não é um sintoma de poder, é um sintoma de fraqueza.

Quem é o responsável pelo departamento de futebol? Quem decide renovações, vendas, aquisições, rescisões? Um advogado numa direcção em part-time? Quem defende a equipa? Godinho Lopes? Quem é o superior de Vercauteren? Quem o apoia? O que está a acontecer à equipa B? (a perder gás a cada semana que passa)? O que se passa com os restantes escalões de formação? (alguns resultados surpreendentes/péssimos).

Há demasiados sintomas de que o clube está prestes a mergulhar num cenário de ruptura financeira completa, o que não deve estar dissociado da previsão de quebra de receitas nos próximos tempos (não ida à Champions em 13-14, eliminação prematura da LE depois de um fraco encaixe - o Sporting tem 2 pontos, quebra de receita de bilheteira brutal nas próximas semanas, venda de merchandising quase inexistente e especialmente a desvalorização dos passes de muitos jogadores, com os investidores a pedir "cabeças".
Tudo isto vai estar na mesa de voto nas próximas eleições, porque já não tenho dúvidas, a presidência de GL durará até ao fim do derby.

Até breve.


Sem comentários:

Enviar um comentário