quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Retoques

Parece que será em Dezembro que o Sporting fará o “trabalho de casa” que ficou por fazer na pré-época deste ano ao falhar claramente na missão de encontrar um jogador alternativa a Wolfswinkel e um central que seja efectivamente forte na marcação individual (Carriço, Rojo, Boulahrouz e Xandão são defesas que preferem marcação zonal).

Confesso que há um dado que não encaixa no enquadramento destas notícias. Um grande dado – as finanças do clube. É que por mais que seja bom o esquema de utilização dos fundos, o clube terá sempre de investir em mais dois atletas. Se é entendível o esforço no ataque, não entendo que tipo de central poderá chegar que seja assim tão melhor que o que temos na equipa B.

Quanto à entrada no onze, o investimento pode ser rentabilizado de formas bem diferentes. Se um novo central poderia ocupar a “vaga” que nem Boulahrouz ou Xandão reclamaram definitivamente, já no ataque o cenário é bem diferente. Vercautaren tem preferido actuar com apenas um ponta-de-lança e recorrido a Viola para alargar a frente. Das duas uma, ou o Belga não aprecia particularmente o argentino ou entende-o como ala, o que lhe retira espaço, quando Carrilho, Capel e Jeffren serão sempre apostas mais consensuais.

A meu ver, e visto os objectivos da época desportiva terem sido desbaratados bem cedo, urge rentabilizar todas as contratações realizadas para que uma de duas coisas aconteça: confirmar a utilidade dos jogadores ou “prepará-los” (dando-lhes alguma visibilidade) para serem transferidos. Mas esta é apenas a visão de alguém que supõe que a capacidade de investir da SAD é pouco mais que zero. Pode não ser o caso e então o panorama será sempre muito diferente destas considerações. Resta esperar.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário