quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O abuso

Já não há adjectivos para classificar a gestão desta direcção do Sporting. Não é fácil, nem simples como alguns opinadores sugerem, mas há falhas gravíssimas na forma e conteúdo de governação.


De todos os erros o que mais me choca é a não assunção pública de um novo paradigma na gestão desportiva. GL de todas as oportunidades que teve apenas salientou uma mudança no orçamento e necessidade de diminuição do investimento na equipa. Como se fosse apenas uma nuance que nada significa na vida do clube.
É um erro de gestão primário comunicar uma rasura ao modelo operativo desconsiderando o que isso implica para os sócios.

Tal como em muitas instituições em Portugal, o Sporting não tem uma liderança de facto. Falha na orientação, falha na definição de objectivos, falha no seu cumprimento. E isso é tudo o que significa liderar. Presidencialista ou não, esta presidência está ferida de morte por uma promessa impossível de cumprir.
GL foi mandatado para gerir uma aproximação a Porto e Benfica, aproximando os sócios da vida do clube.
O que temos agora é um GL a descapitalizar a equipa, a desinvestir na formação, a gerir um departamento de futebol profissional em ruínas. Tudo sem a mais pequena participação ou dialogo com os sócios.

Não me choca absolutamente nada o facto de Izmailov estar a caminho do Porto ou o capitão de todos os escalões Carriço ter sido vendido ao Reading. Esses são negócios que qualquer outra direcção poderia ter de os fazer. O que me indigna mais é a falta de legitimidade de alguém que ignora (ou finge ignorar) que já não estará no clube para ver o reflexo destas operações.

A democracia tem apenas uma regra de ouro: a legitimidade. GL perdeu-a ao descer tantos patamares de ideia competitiva para o clube.

Até breve.

2 comentários:

  1. O que me surpreende é ver 99% dos sportinguistas,a dormir,ou a pensar que o "PAI NATAL "existe.Nunca em em 48 anos de vida,eu assisti a tamanha HUMILHAÇÃO e apatia geral...ACORDEM,JÁ CHEGA.

    ResponderEliminar
  2. "Não me choca absolutamente nada o facto de Izmailov estar a caminho do Porto"

    Não me choca que um adepto do Rio Ave escreva isto, choca-me que um adepto do SCP o escreva, ou talvez não, desde que se deixaram pressionar a vender o capitão e melhor jogador do últimos 5 anos aos corruptos que deixaram de ter estatuto de clube grande. Num clube grande, Moutinho, estava na equipa B ou tinha arranjado uma oferta de um clube estrangeiro!

    ResponderEliminar