segunda-feira, 30 de abril de 2012

As dúvidas do futuro


Com a época a terminar e com os jornais a debitarem dezenas de contratações e saídas para a próxima época, mantenho firme a certeza que no Sporting mais do procurar o que falta, procurar-se-á o que já se tem. Na época mais atacada por lesões de que tenho memoria, jogadores que podiam ter sido influentes não o foram. Á cabeça, Jeffren, Rinaudo e Rodriguez eram 3 atletas de que se esperava muito e não haviam muitas dúvidas que teriam lugar no onze quase garantido.

O espanhol vindo do Barcelona sempre foi visto como uma promessa de enorme jogador, um dos canteranos que Guardiola lançou a espaços no Barcelona e que brilhou nesses poucos momentos. Nas selecções jovens sempre foi a estrela da equipa e é fácil de entender porque. Jeffren é um jogador atípico espanhol, com um drible estonteante e uma técnica acima do normal. Estará muito mais perto de um modelo de craque brasileiro ou até português. Na falta de um novo Ronaldo, Nani ou Quaresma, todos pensámos ter descoberto na Catalunha o extremo desequilibrador que faltava. 5 ou 6 jogos e sucessivas lesões é o saldo da sua época. No pouco tempo que jogou, mesmo assim, fez algo de diferente. A dúvida que assalta qualquer Sportinguista não é porém se há ou não talento, mas se há ou não condição física que suporte a valorização do investimento. É barato ter um jogador do quilate de Jeffren titular na nossa equipa. É um luxo inacessível ter o internacional espanhol mais um ano no “estaleiro” ou no banco de suplentes.

Rinaudo foi a estrela do Verão leonino. Há muitos anos que um trinco puro (e duro) não vestia a nossa camisola e bem cedo mostrou que os playmakers adversários não teriam tempo nem espaço para nos fazer os estragos que normalmente faziam. O internacional Argentino projectou um meio-campo agressivo e musculado e curiosamente é com a sua lesão que se inicia a queda de Domingos. Vaslui não dirá absolutamente nada a ninguém, excepto que foi onde Fito acabou a época. Era esperado que regressasse à equipa em Março, mas a lesão grave que sofreu não permitiu nem regressos antecipados nem regressos atrasados. O maior ídolo das “curvas” de Alvalade, estatuto que ganhou com uma forma de jogar que eu classifico como “heróica”, tem de facto uma carreira brilhante em risco. Carriço precisou de tempo para emular o argentino, mas consegui-o. A questão que se põe é: será Rinaudo um suplente sequer capaz de ser opção no futuro? É que com o modelo de Sá Pinto a equipa parte às costas de um trinco “a todo o gás”, capaz de varrer todo o miolo. Uma missão de grande desgaste que precisa de mais uma opção sem dúvida. Neto ou André Santos nunca serão esse tipo de “varredor” impulsivo.

Depois de 5 épocas brilhantes no Braga, o Peruano Rodriguez não iria para o Dragão como foi tantas vezes conjecturado pela imprensa, mas sim para Alvalade, seguindo Domingos. Ainda o treinador andava a experimentar duplas e já uma lesão na selecção peruana (aconteceu duas vezes esta época) faria um estrago muito maior que o admitido. El Mudo ficou El Quedado e apesar de algumas tentativas de regresso, a época foi perdida no ginásio. O que seria, na visão de Domingos, o esteio do centro da defesa, foi apenas uma longa e demorada ausência. Pelo que não se vê de soluções aos sucessivos problemas físicos é quase imponderável a sua continuidade. Vender não é uma opção (nunca passaria em qualquer exame médico) mas emprestar ou rescindir sim. Uma lástima para o jogador e para o Sporting. Rodriguez podia ter sido um titular seguro durante muitos anos em Alvalade. O sucessor de Polga ainda não está encontrado.

Teria sido mau que estes 3 jogadores perdessem a época mas infelizmente tiveram “companhia”. Embora não tão graves, houve muitas outras lesões que amputaram o plantel de opções válidas e até um certo ponto podem fazer equacionar a presença de outros jogadores no plantel da época seguinte.

Izmailov, Onyewu e André Santos são casos bastante diferentes entre si, mas partilham um problema sério de capacidade para realizar épocas de grande desgaste como são as do Sporting ou qualquer clube que lute por títulos na Europa.

O russo é do melhor que já passou pelo clube, mas também é dos jogadores com um historial de graves lesões. Ano após ano a esperança por uma época “saudável” do Czar vai-se hipotecando e apesar de um bom final de época não creio que uma oferta de 5 u 6 milhões de euros não convença os dirigentes de uma vez por todas de que mais vale uma transferência na mão do que mais uma época pelo ar.

O americano parecia destinado à rotulagem de flop. Dispensado pelo AC Milan, não convincente na liga Holandesa e com um cadastro de lesões assinalável, Gooch justificaria a “antiga paixão” de Freitas com bons jogos, golos e uma surpreendente capacidade para conter os impulsos suicidas que marcaram uma carreira recheada de lesões. Onyewu nunca será um central completo. É lento e capacidade técnica a roçar o zero, mas com ele em campo não há jogo aéreo adversário e são os defesas contrários que terão pesadelos com a sua capacidade de marcar golos em livres e cantos. O problema é, mais uma vez, a dificuldade em conseguir realizar uma época inteira sem ausências prolongadas. O Sporting não pode ter 6 ou 7 centrais e não há razões para acreditar que o Internacional Norte-Americano venha com o ocaso da carreira a colmatar as debilidades de que há muito tempo sofre.

O português André Santos é um caso diverso. Não são os membros inferiores que afectam a carreira do jovem médio, mas sim o seu afundamento psicológico. Depois de uma época inteira a titular, todos imaginariam que a progressão desta promessa com Domingos fosse meteórica. Não foi. Sem o modelo de 2 trincos, o internacional português caiu numa solidão táctica impeditiva. Em campo pareceu sempre desamparado e disjuntado da equipa, numa (talvez) dificuldade inultrapassável para compreender as novas funções de um trinco clássico. Cedo se percebeu que perdera o comboio das opções de Domingos e nem com Sá Pinto recuperou os níveis de motivação para regressar do mundo dos “mortos tácticos”. E se Sá Pinto não parece capaz de devolver a André o lugar que já foi seu, com o aumento da concorrência espectável, será uma racional medida repensar a presença do atleta no plantel do Sporting. Custa, mas terá de ser.

6 atletas em equação. Todos eles com capacidade demonstrada de ficar, mas com grandes dificuldades, numa gestão eficiente e racional de vestir no próximo ano a nossa camisola. Não sairão todos, mas também não poderemos manter todos. Fica a reflexão.

Até breve.

3 comentários:

  1. Duvidas temos muitas: Polga, Rodriguez, Pereirinha, Andre Santos, Evaldo, Adrien, Nuno Reis, Ribas e Wilson Eduardo.

    Jeffren não é duvida: pelo menos mais um ano fica, vamos ver se passam as lesões.

    Izma deve ficar, mas eu pessoalmente por 7 milhoes vendia sem problema.

    Gooch fica, nem sei de onde vem a duvida.

    ResponderEliminar
  2. Caro Violino,
    A análise parece-me correcta. A dificuldade estará na avaliação, necessariamente subjectiva, das opções dos responsáveis.
    Rodriguez, parece-me carta a devolver.
    Jeffrén, talvez merecesse outra oportunidade.
    André Santos, talvez uma despromoção à equipa B, fosse de tentar, antes do veredicto final, que todos nós quase adivinhamos.
    Rinaudo merecerá sempre todos os riscos. O mistério desta última intervenção cirúrgica não passou e bem, cá para fora, mas andam por aí boatos de um enxerto ósseo do maléolo. Seja como for, a categoria do jogador será aval suficiente para a continuação, na esperança do êxito do bisturi de Pedro Pessoa.
    Onyewu, merecerá também ficar, ainda que para ocupar lugar de titular "às vezes".
    Izmailov, já apresentou garantias físicas para continuar.Muito difícil de admitir a sua saída.
    Polga chegou ao fim da linha. Definitivamente.
    A Sebastian Ribas,só poderá ser facultada a devolução à proveniência
    A contratação de Labyad cobre os riscos da manutenção de Jeffrén e Izmailov e o mais que provável regresso de Adrien e Nuno Reis, reduzem as necessidades à contratação de uma torre de categoria suficiente para pegar de estaca ao lado de Xandão. A subida ao escalão principal de Betinho e Agostinho Cá, na minha modesta opinião, completariam o "puzzle".
    Ai de nós sportinguistas, se desatarmos a alimentar desejos megalómanos que o clube não poderá mais suportar. Teremos de acompanhar quase cinicamente, as especulações que os orgãos do costume hão-de colocar nas primeiras páginas. Isso será muito bom para os adeptos de outros clubes, que não o Sporting, continuarem a "investir" na compra desses títulos sem a menor probabilidade de retorno.
    Fico por aqui amigo. Por respeito ao seu espaço.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  3. André Santos foi o melhor jogador do Sporting na época passada. Para mim é bem melhor que Renato Neto. Não se esqueçam de Diogo Salomão, Adrien, Cédric e Nuno Reis. Os sportinguistas admitem vender bons jogadores a preços (miseráveis) de 3 a 7 milhões de Euros, enquanto o Slb e Fcp vendem os seus jogadores a 30 e 40 milhões! Estes Sportinguistas (?) é que acabam por desvalorizar o valor dos jogadores...S.Leoninas.

    ResponderEliminar