quinta-feira, 5 de abril de 2012

A "grandeza"


O jeito que dá ter 2 dos 3 jornais desportivos diários como panfletos de campanha.
Depois de ver o Chelsea-Benfica de ontem não podia acreditar hoje na “versão dos acontecimentos” que constam de Record e Abola. Não que me importe com algum (salutar) patriotismo na hora de enaltecer o que é nosso em prejuízo do que não é. Mas convém observar um mínimo de respeito pela verdade.

Dizer que o Benfica foi “enorme” no jogo de ontem é...uma liberdade de estilo face ao que os mais isentos puderam observar. O que eu vi foi um Benfica pouco motivado durante o 0-0, um Benfica baralhado no 1-0, um Benfica a fazer pela vida no 1-1 e um Benfica sem tempo após o 2-1. O Chelsea foi sempre o mesmo: um jogo tristonho, sem qualquer coerência nas movimentações e muito perdulário na finalização.

A grandeza do Benfica foi muito mais provocada por uma falta de confiança londrina e isso foi evidente depois do Benfica empatar o jogo, uma equipa com os jogadores do Chelsea não pode tremer tanto como o fez, o que prova que algo vai muito mal no reino de Abramovich. Os encarnados mesmo com 10 pareceram sempre mais assertivos, mas isso não nos impede de ver a qualidade das exibições dos jogadores do Chelsea, que foi péssima (exceptuo Cech e Ramirez) para um patamar de Liga dos Campeões.

Não vai ser bonito o que os blues vão sofrer às mãos de um Barcelona.

Um pormenor curioso, Jesus desistiu da eliminatória bem antes da sua equipa o fazer. Ao tirar Cardoso, Gaitan e Bruno César, Jesus pensou muito mais no Sporting do que na Champions. Se o Chelsea em acto continuo tivesse marcado e acabado com o jogo esta acção nunca passaria em claro.

A verdade é que foi o próprio Jesus que afirmou querer defrontar o Chelsea, perdeu os dois jogos e frente a uma equipa que é uma sombra velada da equipa de Mourinho e Ancelotti. A grandeza da derrota encontro-a no facto de que com 10 jogadores o Benfica ter tido a hipótese de vencer a eliminatória e não numa qualidade de jogo superior frente a um colosso europeu.

Se hoje à noite as coisas correrem menos bem ao Sporting não sei se teremos o mesmo tratamento, o mesmo nacionalismo, a mesma capacidade para dar palmadinhas nas costas do técnico e jogadores.

Até breve.

1 comentário:

  1. Parabéns violino! Que grande crónica, totalmente coerente e neutra..... Isso que fizeste era para ser feito por um jornalista isento, coisa que não é feita na "nossa" comunicação social...

    ResponderEliminar