quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sintaxe

Dizer que uma maçã é verde e dizer que uma maçã pode ser verde não é bem a mesma coisa. O discurso de Godinho Lopes para mim enferma de uma nuance crónica de sentidos latos onde ninguém consegue afirmar a diferença entre certeza e vontade.

Eu posso afirmar "O Sporting vai ganhar a Liga Europa" e ser entendido de duas formas possíveis. Na primeira alguém pode entender que apenas expresso desejo por essa conquista, na segunda, a mais pacifica alguém pode entender que tenho a certeza e provas de que a conquista irá mesmo acontecer. Na entrevista de Godinho Lopes faltaram os factos e as provas, sobraram as exclamações tácitas de uma aspiração metafísica.

Gostaria de imaginar que a demagogia não estará a servir de tapete debaixo do qual se escondem há 12 meses os insucessos de um clube que precisa muito mais de uma cirurgia económica do que mezinhas e rezas de motivação.

O meu desinteresse sobre 90% dos temas da entrevista leva-me a pensar se valerá a pena falar de mais alguma coisa enquanto não estivermos certos que o clube segue um plano rigoroso de recuperação financeira e desportiva. Sinceramente nada mais me interessa. Não é o futsal que salvará o clube, não é o Rugby que venderá jogadores por milhões de euros, não é a conquista da Taça de Andebol que colocará o clube e os seus activos na imprensa mundial.

Desculpem-me os ecletistas, mas quem fala a verdade não merece castigo.

Até breve.

1 comentário: