sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ai vamos nós!


Começa hoje. Talvez sem a euforia do ano passado (muito provocada pela chegada de um novo plantel e um novo treinador que tinha levado o Braga à final da UEFA e disputado o título na época anterior). Este ano o treinador já vem da época passada (onde com sucesso recuperou a equipa na Liga, chegou às meias-finais da Liga Europa e recuperou muitos jogadores, menos bem na final da Taça, o Sporting não pode perder troféus quando tem tão grande superioridade sobre o adversário) e a maior parte do plantel transita para esta época.

Das principais lacunas identificadas na época anterior, destaca-se desde logo a vaga ininterrupta de lesões, que foi decapitando a equipa de muitos títulares, jornadas houve em que todos sabiam quais seriam os 18 convocados uma vez que não restavam mais atletas disponíveis. Espera-se que este ano esse problema (é impossível ter uma época sem lesões) se apresente em padrões mais regulares, permitindo a competitividade e rotatividade dentro da equipa.

Ao plantel de 2011-12 no início da época foram reconhecidas as ausências de um central de qualidade reconhecida (depositaram-se muitas esperanças em Rodriguez) e um ponta-de-lança que fizesse esquecer Liedson. O avançado acabaria por aparecer, a juventude de Wolfswinkel foi muito mais rentável que a maturidade de Bojinov, mas a falta de uma voz de comando na defesa foi evidente durante toda a época. Polga fez o melhor que pode, Rodriguez este sempre lesionado, Carriço foi desviado para tapar a falta de um médio defensivo, Xandão e Onyewu revelaram-se úteis, apenas úteis.
Neste Verão espera-se assim pelo tal central (perseguimo-lo há muitos anos) e por um bom “matador” que supra alguma oscilação exibicional ou lesão de Wolfswinkel.

Na baliza, Patrício e Boeck dão mais do que garantias (o português afinal não saiu e espera-se a obrigatória renovação). Nas laterais a saída de João Pereira será colmatada pelo regresso de Cedric, disputando a posição, quase em igualdade, com Árias. Não será de admirar que o clube aproveite alguma ocasião do mercado para adquirir um lateral com mais experiência. Evaldo está a ser sondado, mas o que os interessados estariam dispostos a pagar não daria para adquirir um reforço de igual ou superior qualidade. Mesmo assim acredito que se alguém apresentar uma verba a rondar os 1.5 / 2 milhões de euros, o Sporting já terá uma alternativa em calha. O que acontecerá a um dos mais promissores centrais que o Sporting já formou, falo de Nuno Reis, ainda é um mistério (novo empréstimo ou equipa B talvez deixem a desejar).

No meio-campo os maiores problemas são encontrar clubes para o excedente número de jogadores contratados pelo Sporting. André Santos foi emprestado e para o seu lugar entrou Gelson. O Suíço tem um acumulado de experiência importante e pode fazer mais do que uma posição no meio-campo. De certa forma esvazia a importância de ter Renato Neto no plantel, o que deve apontar para o empréstimo (não acredito numa venda, Neto é um jogador de grande potencial, que pode explodir a qualquer momento). Luís Aguiar e Adrien pareciam ter percursos inversos, a imprensa noticiou amplamente a entrada no elenco do uruguaio e a saída do português, a realidade parece ser completamente oposta, Adrien conta para Sá Pinto e o caso “Académica” parece ter sido (finalmente) sanado. Já Aguiar, deve rescindir.

Espero com alguma curiosidade o que pode fazer o triângulo Rinaudo-Schaars-Elias, agora mais adaptados ao futebol e pais. A primeira versão deverá apresentar Gelson na posição do Argentino, mas em boa verdade, todos esperam o regresso de Fito, El Capitan, tal foi a forma de como conquistou a massa adepta. Nas alas Capel e Jeffren são os favoritos, mas classe de Izma e o talento de Carrilho podem dar luta, ganhando obviamente Sá Pinto e o clube com a riqueza de soluções. André Martins e Fernandez disputarão entre si a vaga de pivot ofensivo.

No ataque, sector muito debilitado em termos de garantias, a continuação de Wolfswinkel é um bom sinal, espera-se que mantenha a evolução tremenda que teve, e que continue a levar dezenas de olheiros europeus aos nossos jogos. Bojinov, Rubio, Labyad, Wilson Eduardo e Pongolle terão obviamente sortes diferentes. Bojinov e Pongolle estarão distantes de permanecer, Rubio e Eduardo estarão dependentes de entradas e Labyad será o falso ponta-de-lança, companheiro de Wolfs numa lógica mais ofensiva. Referencia para Rubio, o atleta parece agradar a Sá Pinto, o que não admira, o chileno tem muitas parecenças com a forma de jogar do ex-capitão, resta saber se o talento será também semelhante.

Qualquer análise que se projecte na próxima época dos leões terá obviamente que referir a importância da Equipa B. Era uma aspiração antiga e cada vez mais lógica, a nossa Academia comprova ano após ano que conseguem continuamente formar jogadores muito interessantes. A entrada de uma segunda equipa no futebol profissional pode ser e será com certeza um forte apoio à poupança em aquisições da equipa principal, podendo até ser uma extensão da mesma, transitando jovens valores no imediato sempre que estejam num pico de forma e confiança assinaláveis.

Em resumo, nas próximas semanas vamos descobrir se chega ou não mais um central e avançado, para entender o quão melhor será este novo elenco, sendo seguro que Gelson e Labyad já são forte candidatos a titulares, e Adrien e Cedric são regressos bastante úteis. A saída de João Pereira é de facto a única perda, o lateral fez um bom europeu e era titularíssimo, muitas das dinâmicas ofensivas (defensivamente nunca foi nem será brilhante) passavam por ele. De qualquer das formas, já se pode constatar uma vantagem, para 95% do plantel jogar com o leão ao peito já não é novidade.

Até breve.

2 comentários:

  1. Gostei da análise do nosso elenco mas em todo o lado eu vejo que esquecem de um jogador,formado em alvalade e que até pode ser titular na próxima época, falo de bruno pereirinha que gosto bastante,nao tem feito um percurso assinalável mas na época passada jogou quase sempre bem quando jogou,lembro-me por exemplo do jogo contra o manchester city,a lateral claro.
    Xandao e Onyewu,na minha opiniao nao sao so úteis mas muito bons centrais ao nível dos centrais dos nossos rivais directos,o unico problema é nao poderem jogar juntos devido as suas qualidades e deficiencias. Se ninguem sair ,vou comprar a gamebox pela primeira vez porque ate nao podemos ganhar nada outravez mas dá gosto ver esta equipa jogar ,este ano entao espero grandes conquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a devida vénia a Violino, permitam-me saudar o Lucas e garantir-lhe que pode apostar na compra da "game-box", porque será uma aposta ganha: VAMOS SER CAMPEÕES!...

      Para o Violino, o meu aplauso pela excelente análise. Como sempre, a lucidez e o sportinguismo pedem meças,

      Um grande abraço

      Eliminar