quinta-feira, 5 de julho de 2012

Um Leão que Sonha


Se Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, o Sporting acabou de descobrir futebolisticamente um novo mundo, repleto de novas oportunidades. Tal como o Reino descobriu um dia que a via do crescimento seria por mar, na direcção de terras desconhecidas, o Sporting entendeu que a sua matriz pode incorporar mais de uma noção de clube futebol. E para que serve um clube de futebol?

Para ganhar troféus? Será essa a única forma de crescimento? Concordo que seja a primordial, mas numa lógica global em que vivemos, desaproveitar a oportunidade de chegar a mais mercados e a novos adeptos (mesmo que apenas vagamente simpatizantes) é aceitar a pequenez, algo que não está no ADN do Leão. A diáspora das Academias já tinha teve início, mas faltava um sinal claro de vontade de “trazer” em vez de só “exportar” o modelo e o nome.

Sunil Chhetri tem 27 anos e mesmo sendo considerado o melhor jogador indiano e um dos melhores asiáticos, estará longe de ser uma mais valia para o plantel principal, mas a se sua chegada à equipa B significa pouco para a alta roda do futebol mundial, para um dos maiores países mundiais e uma das economias mais pujantes é um acontecimento desportivo épico.

Algumas almas cinzentas não deixarão de apontar a reduzida importância que o futebol tem na Índia ou a fraca notoriedade que o futebol português tem no Continente Asiático, mas se estes Novos-Velhos do Restelo parassem para pensar e vissem ou ouvissem a conferência de imprensa de Chhetri realizada em solo Indiano, entenderiam que, mais que as impossibilidades de sucesso desportivo e financeiro, o que o Sporting acabou de fazer foi permitir a concretização de um grande sonho e o provável nascimento de muitos outros milhões de aspirantes a jogadores de futebol. E o que é o futebol senão uma monumental fábrica de sonhos?

Bem-vindo Sunil Chhetri! Viverei o teu sonho!

Até breve.

1 comentário:

  1. Obrigado ! Bela crónica! Se fossem outros clubes a fazer isso eram uns visionários, como é o SCP, tentam desvalorizar, o pior é q mesmo no meio leonino existem pessoas sempre a criticar....

    ResponderEliminar