quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Miragens


Ainda Janeiro não deu entrada e já cerca de 20 jogadores foram dados como possíveis transferências para Alvalade. Quem lê este blog sabe o que penso sobre esta "dança" de nomes. Mas não deixo de me espantar com as justificações dadas por jornalistas e bloggers que há falta de qualquer tipo de argumento razoável arquitectam engenharias financeiras dignas de um iniciante de football manager.

Nenhum clube português tem hoje 5 milhões de euros para gastar. Ponto final. Esqueçam os grandes nomes, esqueçam as "pérolas" e os "craques". O que o trio chamado grande pode fazer neste próximo mês são pequenos ajustes, transacções de pequeno esforço financeiro, o grande foi feito ao terminar Agosto e sabe Deus o que se hipotecou de futuras receitas.
O Benfica disse que não contrataria ninguém, o Sporting admite ir ao mercado mas reserva a opinião de que o plantel está a responder ao que era projectado. O Porto, como é habitual não diz nada.

Todos sabemos que a Jesus falta um lateral esquerdo, que a Vitor Pereira falta um ponta de lança e a Domingos mais um central ou médio defensivo que cubram as ausências permanentes de Rinaudo e Rodriguez. Isso todos sabem, o que não entendem alguns é que não vai chegar para estas vagas nenhum internacional de renome, nenhum titular de uma boa equipa, nenhum jogador com valor de mercado superior a 2 ou 3 milhões de euros. Não é à toa que Xandão pode vir para Alvalade por empréstimo de uma empresa e não pelo São Paulo que dá o jogador como dispensável (talvez por não deter qualquer percentagem do seu passe). Estes são os negócios possíveis.

Não se iludam com nomes como Ninis (certamente acabará na próxima época num Atlético de Madrid ou Arsenal) pois as verbas que aufere um dos jogadores mais bem pagos do Panathinaikos é algo muito dificil
de superar em Portugal, Benfica e Sporting já há muito que sondaram o empresário e desistiram da sua contratação.

Uma palavra para Dauto Faquirá, um treinador que não gosto particularmente, com uma péssima abordagem defensiva e resultadista do futebol (do grupo de treinadores que apelido de "unipontuais"). Agora, uma coisa é ser despedido por maus resultados outra é ser despedido por 1 mau resultado. O Olhanense está  muitos lugares acima do que o plantel possibilita e isso, quer eu goste quer não, é uma verdade que está a escapar à direcção algarvia. Veremos onde irá parar o conjunto de Olhão.

Até breve.

1 comentário:

  1. Tão límpido e cristalino como água!...
    Mas os jornais têm de vender, alguns "bloggers" têm de alimentar os seus egos, as suas vaidades e as suas ambições sem medida ou nexo e a "música" vai tocando, mesmo que o navio já só mostre os mastros.
    A hipótese de Xandão, ou uma outra qualquer segunda via dos processos de David Luis e Ramirez, pode ser a confirmação do velho ditado de "enquanto dura, vida doçura"!... E se Carlos Freitas o conseguir, porque não?!...
    O meu aplauso para o post.
    SL

    ResponderEliminar