sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Uma lufada de ar

Para quem estava a ficar asfixiado pelo insucesso, a começar a perder a calma e a disparar para tudo quanto é sítio...a vitória frente ao Nacional e consequente apuramento para a Final da Taça de Portugal é uma verdadeira lufada de ar...um espaço precioso para poder levar oxigénio aos pulmões, mas mais importante ainda, oxigenar o cérebro.

Não muda absolutamente nada no cenário cinzento do nosso futuro, mas pelo menos não o tornámos para já verdadeiramente negro. Os jogadores, finalmente, estiveram ao nível que deviam estar sempre, a render o que deveriam render sempre. Patricio defendeu, Xandão dominou o espaço aéreo sem inventar ao contrário de Polga que inventou bastante (a rever a utilização do brasileiro, não está bem), Elias foi o leva e traz que desapareceu há 10 jogos, Matias colocou em campo toda a sua arte e ainda ajudou a defender quando foi preciso, Capel e Carrilho abriram muitos espaços na defesa, Wolfswinkel marcou.

Com esta entrega e sobretudo disponibilidade para errar o menos possível, coragem e humildade, o Sporting nunca perderia a quantidade absurda de pontos que tem perdido. Esse é um facto que merece toda a reflexão do crescente número dos críticos de Domingos. À massa de jogadores novos que entrou esta época no clube deve ser dada a responsabilidade efectiva de corresponderem às ambições e necessidade (muita) de vencer deste projecto. Algumas afirmações de alguns jogadores na imprensa suscitam-me dúvidas se a ideia que têm do peso da camisola que vestem é a mais correcta.

Para já, a época não parece que irá trazer grandes evoluções ao que têm sido as últimas épocas, a conquista da Taça está mais próxima, mas não será este troféu que dará aos adeptos a confiança total na validade da revolução operada. Isso depende muito mais do apuramento para a Champions e de uma excelente campanha na Liga Europa, onde passando o Légia, terá pela frente Porto ou City.

Mas como enquanto o pau vai e vem, folgam as costas, é hora de saborear a vitória na meia-final da Taça e acreditar que com a mesma garra, é possível sair da Madeira mais perto do Braga. Um passo de cada vez, uma lufada de cada vez.

Até breve.

1 comentário:

  1. è interessante a análise, "apenas esquece" um pormenor muito importante...

    Como se pode exigir que a equipa tivesse feito antes o que fez contra o Nacional...

    Se entretanto 7 dos jogadores mais influentes, com o Rinaudo "à cabeça" estiveram sem poder dar o contributo à equipa...?

    O Matias por exemplo está a fazer o melhor desde que chegou ao Sporting, mas é bom não esquecer que antes da última lesão já estava a jogar muito bem, depois esteve fora da equipa e quando voltou...já tinha perdido alguma pedalada...

    Agora voltou o Rino, parece que vem aí o Schaars...mas foi-se o Capel...e "ainda não chegou" o Jeffrén...!!

    Estou mesmo maribando para o que fazem os mais directos adversários, mas será que sem a ajuda dos árbitros e sete dos mais influentes jogadores nas respectivas equipas...estariam como estão...?

    Duvido...!!

    Viva o Sporting...e acreditemos que melhores dias virão a seguir...!!!

    ResponderEliminar