segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Caminho


Apesar de não ter sido uma exibição nem próxima da que fizemos frente ao Metalist, fico com a ideia de que o jogo frente ao Leiria não foi dos piores que fizemos fora. Isto com muitos suplentes a titulares e em clara poupança de esforço quer dizer muito mais do que a imprensa admite.

Sá Pinto consegue de facto incutir algo de positivo nos jogadores e foi bom ver Carriço, Neto, André Martins e Patrício (André Santos está guardado para 5ª Feira), 5 jogadores da formação a mostrar que não são cartas fora do baralho para a próxima época. A estes juntaram-se Árias, Carrilho e Rubio. O colombiano foi o melhor da partida, o peruano esteve mais apagado e o chileno foi uma espécie de mini-Sá Pinto na frente.

Apenas Patrício, Carriço, Elias, Ínsua e Xandão como habituais titulares não foram poupados e dois deles (o central e o médio) por não poderem participar no próximo jogo da Liga Europa. Olhando a juventude das opções de Sá Pinto e contando que na próxima época serão mais experientes e estarão mais adaptados tenho muitas reticências sobre a probabilidade da chegada dos tais reforços colocados pelo fundo de Peter Kenyon em Alvalade.

Porque grandes jogadores também ganham grandes ordenados, tenho muita dificuldade em entender como vai o Sporting receber 5 ou 6 novos jogadores de categoria mundial com um orçamento semelhante ao desta época. A meu ver e mesmo que isso nos custe alguma dificuldade de crescimento competitivo é necessário ser realista e acreditar que a maior parte do plantel desta época é válido também na próxima.

Faltar-nos-á um guarda-redes que substitua Tiago para somara a Boeck e Patrício, nas laterais Ínsua, Evaldo ou Turan, Pereira e Árias. No centro Xandão, Oniewu, Nuno Reis e Rodriguez dão garantias (Rodriguez pode dar lugar a uma nova aquisição). Na frente da defesa há Rinaudo com Carriço e André Santos como opções. No miolo acho que Neto, Matias, e o regresso de Valdez são boas escolhas. Nas extremas há Capel, Jeffren, Izmailov e Carrilho. Na frente precisamos claramente de um avançado que substitua Bojinov.

Ao todo seriam apenas 2 reforços, um central e um ponta de lança (o guarda-redes como 3ª opção que será não deverá acarretar esforço financeiro). É algo que pode acontecer e seria histórico se o fizéssemos. Apenas 2 contratações, que vendo a lista de transferíveis, podemos pensar que poderiam pagar-se através das verbas recebidas, realizando um ano de investimento zero em termos estritamente financeiros.

O bom trabalho que foi realizado no último defeso só fará sentido se neste próximo lhe for dada continuidade e permitir a muitos jovens a afirmação que trará dividendos no futuro (Wolfswinkel, Carrilho, Árias, Ínsua, Capel, Jeffren, André Santos, Carriço que já pertencem a este plantel e Cedric, Nuno Reis, Adrien, Turan, Pedro Mendes, Wilson Eduardo, Betinho que ainda poderão fazê-lo num futuro próximo).

Até breve.

1 comentário:

  1. Nao concordo com o numero de aquisições e o numero de vendas. Começando pela baliza, Tiago vai sair e o Rui Patrício depois do europeu tambem deve sair por uns 15 milhoes, devem vir o Golas e outro juntando-se ao Marcelo. Depois nas laterais temos o Joao Pereira que vai sair decerteza por uns 6/7 milhoes ,aí vamos ter Arías e Cedric ou podemos contratar outro ou pedir emprestimo.Na outra lateral temos Insua e Evaldo que talvez pode sair.
    Nos centrais temos Xandao que vamos ter de paga-lo no fim da proxima época e Gooch, Polga vai-se embora, Rodriguez talvez e aì ja sao mais dois pois carriço é melhor médio doque defesa.
    No meio-campo a pivot temos Rinaudo e Carriço(o Andre nunca vai ser médio defensivo)a 8 temos Elias , Schaars , Andre Santos e Neto , a 10 Matias e podia voltar Valdés que nunca devia ter saido pela grande época que fez mais pode ja tar velho. Por isso contratava um jogador tipo Javi que ate podia ter 19 anos pra pivot .
    Nos extremos temos izmailov, Carrillo, Jeffren e Capel, contratava só mais um porque nunca vamos ter a certeza da disponibilidade de Jeffren e Izmailov pra proxima época, ou traziamos o Salomao de volta ou o tal Labyad ou ate os dois.
    Na frente temos Ricky e Rubio, sempre gostei do Rubio e ontem fez um bom jogo sempre com raça por isso contratava mais um avançado na casa dos 25/27 anos que ja tivesse um bom historial de golos.
    Concluindo, guarda-redes,defesa direito, dois centrais,um pivot e um avançado, o extremo deve ser salomao ou labyad era bom demais o Quaresma mas pronto,Golas na baliza,Valdez a dez e todos que vierem tem de ser de grande qualidade pra finalmente ombrearmos com benfica e porto

    ResponderEliminar