segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pedras no sapato


Em todos os clubes existem pequenos grãos que apesar de não imobilizarem a “máquina” vão moendo lentamente a memoria de quem gosta de estar esclarecido. Eu sempre gostei de saber que quando olho para uma coisa é a realidade que estou a ver e não uma miragem, tenho pouca paciência para propaganda ou outros artifícios de controlo multi-pessoal multi-opinião.

O Sporting já foi pior nesta matéria, mas ainda subsiste uma inclinação trágica para fazer à pressa muitas coisas que deveriam requerer mais paciência e a passo de caracol outras que se revestem de uma urgência evidente. 3 casos.

1-    O processo Djaló

O Sporting “vendeu” 75% do passe ao Nice e alheado do processo de inscrição deste na UEFA ficou sem jogador, sem pagamento e sem 25% do passe. No final de Agosto este processo completará um ano. Entretanto o Benfica inscreveu o jogador (com autorização de todas as entidades) sem adquirir nada ao Sporting ou ao Nice. Conclusão: O Nice gastou zero, o Benfica zero, Djaló encontrou clube (onde ganha mais do que o que auferia no Sporting e um pouco menos do que iria ganhar em França) e o Sporting perdeu um activo sem que ninguém possa apontar um erro processual ao clube. Será assim um caso tão difícil de julgar?

2-    A rescisão de Domingos

Apesar de toda a esperança no treinador mais promissor da nossa Liga e sendo nítido que foi resgatado ao plano de sucessão de Vilas Boas no Porto, não houve Paciência para e no Sporting. Para salvar o que restava da época, a direcção leonina acabaria por colocar Domingos fora do clube, mas na sua folha de pagamentos, permanecendo a pagar um salário avultado até que o contrato termine ou, em alternativa, que o treinador encontre novo clube. Acontece que DP até tem clubes interessados, mas nenhum aceitou cobrir a verba que aufere no “desemprego”. As esperanças que o fizesse no início deste defeso já são diminutas e tudo aponta para que tenhamos de esperar no mínimo mais 3 ou 4 meses, até às primeiras chicotadas psicológicas da época. Certo é que Domingos espera por um clube de igual valia ao Sporting, o que sejamos realistas será o mesmo que dizer que o contrato será cumprido até ao fim.

3-    As renovações

Adrien, Patrício, Cedric, A.Martins e Carriço. Não são 5 violinos, pelo menos ainda não, mas são 5 atletas da formação que se estão a valorizar regularmente. Até Carriço que parecia condenado ao esquecimento e a uma transferência de 1 ou 2 milhões no final desta época, recuperou muito mercado, muito por culpa de um final de temporada repleto de boas exibições....a trinco.
Estes atletas, que parecem dar indicações seguras de vir a ficar no plantel, são muito mais importantes que muita gente imagina. São eles que permitem a chegada de Pranjic, Rojo, Gelson e outros que estarão para chegar. Porquê? Ao fazerem parte das nossas escolas e terem todos a nacionalidade portuguesa fazem com que o Sporting tenha garantido a cota mínima para inscrição na UEFA e ao contrario de outros clubes, estes não são só para fazer número.
E, sejamos honestos, são o produto mais procurado pelo mercado internacional, o que devia dizer mais aos adeptos, que os valorizam apenas quando se mudam para um rival. Devíamos olhar mais para Real Madrid, Barcelona, Arsenal ou outros clubes do top mundial que encaram muito seriamente a valorização das suas canteras. As renovações são o espelho desse caminho e devem assegurar que se conta com esses atletas como se fossem internacionais brasileiros, chilenos ou argentinos.

Até breve.

2 comentários:

  1. Já agora, alguem pode confirmar que o Metalist ao exercer a opção de compra sobre Torsiglieri, pagou o estabelecido que eram 3 M€? Alguem confirma que o Parma pagou 1,8 M€ pela aquisição definitiva de Valdés?

    São 2 questões que nunca consegui ver esclarecidas pelo clube ou mesmo pela comunicação social.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Em relação à renovação de Adrien, tenho dúvidas .Ainda ontem fez um jogo fraco. Já tem a cabeça nos andrades. Não foi por acaso o seu comportamento sempre que jogou contra o Sporting e na final da Taça. O seu comportamento tem sido muito diferente de Cédric! Não é nenhum génio, temos muitas soluções para o meio campo. Por mim, se não assinar, deve ficar um ano sem jogar, nem treinar. Para malandro, malandro e meio!Cumprimentos.

    ResponderEliminar