segunda-feira, 9 de julho de 2012

Um enorme ponto de interrogação


Quaresma? Por muito que o nome provoque a euforia de muitos adeptos, com a situação financeira do clube, qualquer aquisição deve ser ponderada, olhando friamente o custo-beneficio como a única motivação possível para um negócio.

Facto:
Ricardo Quaresma tem 28 anos e aufere um salário no Besiktas que suplanta o dobro do que será o melhor ordenado actual do Sporting. Já por várias vezes o jogador podia ter regressado, mas o salário foi sempre impeditivo.

Facto:
O Besiktas está numa situação financeira grave. Basicamente não tem forma de pagar uma folha salarial astronómica, onde os portugueses Simão, Manuel Fernandes, Quaresma e Hugo Almeida são os mais bem pagos. O plantel da próxima época será constituído de jogadores de salários mais reduzidos, incluindo juniores.

Facto:
Para o lugar de extremo, o Sporting conta com Izmailov, Carrilho, Jeffren, Capel e ainda como recursos Pereirinha e Labyad. Não há qualquer carência no plantel nestas posições. Seria uma maior valia, mas o plantel tem outras posições bem mais desfalcadas.

Facto:
O Sporting tem bastantes jogadores que precisa de tirar da sua folha de pagamentos. Pongolle, Grimi, Luís Aguiar, Bojinov.

Para que Quaresma viesse para o Sporting, 3 acontecimentos teriam de ter lugar:
1-    O atleta teria de prescindir de metade do seu salário;
2-    O Sporting teria de prescindir ou transferir uma das soluções como ala;
3-    O Besiktas teria de prescindir ou trocar Quaresma com o Sporting.

Dificilmente uma será possível, quanto mais as 3. Aliás faria muito mais sentido fazer o mesmo esforço mas com Hugo Almeida, apenas numa lógica de suplente a Wolfs e com um custo salarial muito reduzido (face ao que aufere no Besiktas). O avançado português não é um marcador de golos de top, nem sequer se destaca da média. Quem viu resumos dos jogos do Besiktas este ano, deve ter presente na memoria o festival habitual de golos falhados do ex-portista.

Até breve.

3 comentários:

  1. Se ele tivesse para aí cinco anos a menos, ainda valeria a pena apostar nele...pensando em ganhos futuros...
    Assim com 28 anos...??

    Ganhem juizo (os jornais claro...porque isto é cpnversa de jornal...)

    ResponderEliminar
  2. nao é questao da idade pq ate aos 32 anos ele poderia render 4 anos no seu melhor..o problema é mesmo o salario q nem por sombras vamos lá

    ResponderEliminar
  3. Não iria trazer qualquer valor acrescentado ao ataque do Sporting.
    Só iria trazer mais instabilidade.
    Para ele atuar como primeira opção, quem iria para o banco?
    Carrillo? Capel?
    Carrillo é mais forte fisicamente, tem maior capacidade para ultrapassar os defesas em força, já para não falar no enorme potencial.

    DUARTE

    ResponderEliminar