sábado, 3 de dezembro de 2011

5 Notas de Um Violino

O Marítimo e o Benfica são as únicas equipas que ganharam ao Sporting (pelo menos com a equipa principal em campo) este ano. Ao contrário de todas as previsões, o Funchal não foi terreno de festa encarnada e a euforia da recepção deu lugar à frustração de mais um ano sem ir ao Jamor. O Sporting, caso vença o Belenenses, terá a oportunidade de mostrar em campo as melhorias desde a derrota caseira para a Liga, precisamente frente a um Marítimo que está a ser a surpresa da época. É por demais evidente que passando os madeirenses, a valia dos adversários é mais mediana (Académica, Nacional, Olhanense...) o que deixa antever um caminho muito mais fácil que o previsto no acesso à final.

As imagens de Jesus a instruir Artur Soares a simular uma lesão no derby, estão a correr a blogosfera leonina, mas curiosamente (ou talvez não) não estão a chegar aos grandes meios da CS. Sem interesse? Eu posso dizer que foi o segundo caso que vi mais claro de conduta anti-desportiva. O primeiro remonta ao célebre Paulinho Santos que em Alvalade simulou uma lesão, e em plena maca a ser transportado para fora das quatro linhas é filmado a comunicar ao banco dos portistas que estava tudo bem, com polegares para cima a rir-se e a piscar o olho. Este, mais recente é bem mais grave, resulta de uma instrução de um treinador que já antes afirmara que o Fair Play é uma treta, pelos vistos leva a ideia à letra. Gostaria de ouvir o que o Sr. Rui Gomes da Silva tem a dizer sobre a relação disto com o tema de que tanto gosta....a verdade desportiva.

O Benfica está em vias de contratar um camião de jogadores estrangeiros de 17 anos. Os números são assustadores, 5 ou 6 uruguaios, 2 guineenses, 1 sueco, 1 paraguaio, 2 brasileiros. Numa altura em que o principal candidato às eleições da FPF quer ver incluídas cotas de inscrições de jogadores portugueses nas fichas de jogo, numa altura em que a UEFA se prepara para impor o mesmo tipo de medidas e outras contra a naturalização espontânea de jogadores, é no mínimo peculiar que este processo não seja visto como uma gigantesca afronta à formação do próprio clube lisboeta. Mais uma vez os arautos da nossa imprensa reagem com passividade, como se tudo fosse verdadeiramente normal.

Outros blogs chamaram à ribalta o nome de Luis Sobral, um cronista do site MaisFutebol. É sinal de inteligência e respeito próprio começar a chamar os "bois" pelos nomes e na galeria de jornalistas anti-sportinguistas há mais este nome que se soma ao Querido Manhã, Rui Santos e outros tantos que optam por alinhar no "sistema" e bater em tudo o que é verde, sem dó nem piedade, nem imparcialidade. Saibamos distinguir o trigo do joio e não contribuir para as audiências de entretenimento quando não fazemos parte do "target".

O grupo da fase final do Euro 2012 onde ficou Portugal é só o mais forte da competição, olhando os rankings mundiais:

Grupo B- Holanda (2º), Alemanha (3º), Portugal (7º), Dinamarca (11º)
Grupo A- Rússia (12º), Grécia (14º), Rep. Checa (33º), Polónia (66º)
Grupo C - Espanha (1º), Croácia (8º), Itália (9º), Irlanda (21º)
Grupo D - Inglaterra (5º), França (15º), Suécia (18º), Ucrânia (55º)

Na verdade o péssimo sorteio pode ser bom. Talvez enfrentando duas grandes favoritas como a Alemanha e a Holanda e revisitando a nossa "conhecida" Dinamarca seja o melhor para recuperar a identidade e dinâmica de selecção de top mundial que já tivemos, até há bem pouco tempo, neste grupo, poderíamos até ser considerados favoritos.

Até breve.

2 comentários:

  1. Mais um grande texto, violino! Quanto à questão do anti-FairPlay praticado pelo jasus, é não deixar esquecer o caso e tentar enviar para as televisões aquela cena que é vergonhosa e que só prejudica o desporto!!! Já há muito tempo que questiono a justiça neste mundo; então a justiça desportiva nem se fala! E nem me refiro à justiça terrestre, refiro-me à justiça divina; e será muito injusto uma equipa tão batoteira ser campeã! Mas em Portugal ou temos uma equipa corrupta ou então um equipa batoteira e normalmente vem o diabo e escolhe eheheh

    ResponderEliminar
  2. Peço licença para trazer a colação um assunto pouco debatido nos blogues Sporting: a coca-cola deixou de patrocinar a formação do Sporting Clube de Portugal, por sinal a melhor do mundo, a única que formou dois FIFA World Player (Figo e Cristiano Ronaldo) e continuou a patrocinar a formação do benfica e porto. Ṕarece-me totalmente desrespeitoso para com Sporting e como tal deixámos (eu e família) de consumir coca-cola, assim como produtos associados Fanta,Nestea etc. Assim como fiz com a sagres e agua do luso quando decidiram só apoiar o benfica. Quem não se sente não é filho de boa gente! Só tomando posições fortes seremos respeitados. O negócio do futebol não é para moles nem fracos!Quem se faz respeitar sobrevive doutra forma morre. E o Sporting é o nosso grande amor...Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar