quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

5 notas de um Violino


Se a imprensa fica admirada com a maturidade e potencial de André Martins, aposto que ficará mais surpreendida ainda com as caracteristcas de Renato Neto. Para mim um dos grandes jogadores do futuro do Sporting (juntamente com Betinho, Nuno Reis, Rubio, João Mário e Carrilho) terá já esta época uma oportunidade de ouro para demonstrar aquilo que se anteve nele há anos – um médio moderno, completo e sobretudo de motivação colectiva. Se será um Lampard, um Kaka, um Deco ou um Raí é por agora um mistério, a realidade é que os bons jogadores fazem sempre falta e Neto já é um jogador muito considerável.

O facto de André Martins na época passada não se ter imposto no Belenenses não é matéria de admiração, é a prova da incompetência técnica do clube lisboeta e a demonstração de como não ter um staff técnico competente pode arruinar um clube. O jogador da formação do Sporting vale hoje provavelmente mais do todo o plantel do Belenenses. Quantos erros destes foram cometidos nos últimos anos naquele clube histórico? Vender bons jogadores jovens por 100 mil euros não é salvar as finanças do clube, é precisamente o inverso, é enterrá-las definitivamente.

Recomendo aos amantes da “ciência desportiva” que vejam o filme “Moneyball”. O filme que aborda a importância de compreender a estatistica no baseball pode e deve ser matéria de reflecção para muitos “sábios” de trazer por casa que confiam nos olhos vêem e não nos factos que cada jogo demonstra. Existem treinadores como Mourinho que entenderam cedo que o sucesso está na informação e no detalhe. Dá trabalho, mas compensa largamente passar horas a rever números, percentagens, probabilidades. Pode-se por exemplo entender porque é que Onyewu é um central tão útil, ou porque é que com a ausência de Rinaudo, o Sporting perdeu capacidade de dominar massivamente os jogos. Vem-me à memória atletas como De Francheschi ou Vidigal, Afonso Martins ou Paulo Torres. Poucos deram o valor às suas prestações na estatística (passes certos, assistências, bolas ganhas, faltas sofridas, faltas cometidas, golos, ataques participados), poucos deram por terem sido excelentes jogadores que mereciam outro valor na gestão desportiva do clube.

O regresso de Capel à Roja não será supresa, mas justiça para com a época fantástica que o sevilhano está a realizar. É verdade que não será o melhor elemento para participar no tiki-taka “made in” Barcelona, mas desperdiçar o momento de forma de Capel éde uma miopia que em nada respeita o passado recente da formação espanhola. O Sporting já entendeu a importância de um extremo como o Diego, oxalá por alturas do Euro que o seleccionador espanhol valorize essa componente.

O relvado de Alvalade está novamente “doente”. É simplesmente inacreditável que, chegando à conclusão que é a arquitectura do estádio que provoca a debelidade permanente do terreno de jogo não nos ocorra perguntar porque raio é que o senhor Tomás Taveira é considerado um bom arquitecto. O valor astronómico que entrou nos seus bolsos daria pelo menos para não ter cometido erros de aluno de primero ano de faculdade. Passando essa questão, voltamos à estaca zero, ou seja, relva natural ou artifical? É essencial responder de uma vez, a hesitação custa o valor de uma boa contratação todos os anos.

Até breve.

3 comentários:

  1. O filme Moneyball é realmente muito bom no que toca a noções de gestão desportiva, só grandes "génios" com grande capacidade psicológica e mentalidade visionária conseguem levar acabo um projecto desse tipo

    SL

    ResponderEliminar
  2. Aqui, do meu lugar de leão, aplaudo freneticamente, cada nota desse fantástico instrumento que fez história em Alvalade e, pelo que vamos saboreando, vai fazendo tanto pelo nosso Sporting!...
    Obrigado amigo e um bom ano de 2012

    ResponderEliminar
  3. Não estou no curso de arquitectura, mas tenho quase a certeza absoluta que eles não dão climatização interior de relvados de futebol especificamente, e muito menos no primeiro ano. Nestes casos costumam contratar especialistas para tratar disso. No entanto, um arquitecto com tanta fama como o Taveira, mesmo não tendo sido ele tem lá o seu nome assinado, não devia ter cometido um erro tão crasso, nós é que saímos prejudicados (é o costume..)

    ResponderEliminar