terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Nunca te assobiarei


Está sentado no Estádio de Alvalade. Não está a gostar da forma como a equipa se exibe. Teme que se repitam outros desaires. Teme que se repitam outras épocas. O que faz? A cada passe errado – assobia. A cada lance eminente de golo adversário – assobia. A cada contra-ataque que demora em sair – assobia. Como tu outros começam a repetir o gesto. Agora sentes-te apoiado, com razão. Pensas que pressionados os jogadores podem acordar da letargia, podem sentir-se obrigados a correr mais, a jogar melhor, a ganhar o jogo.

Interpretas o teu desagrado como um chicote que desperta o trote do cavalo. Imaginas que a cada vaia fazes um upgrade exibicional ao 11 em campo. Até sabes que pode não ser muito eficaz, mas já não consegues ficar sossegado, a distancia entre aquilo que achas que a equipa pode fazer e a realidade é enorme., talvez....se eles também sentirem isso...afinal ganham tanto dinheiro...

Mas meu caro, estás enganado. A cada vaia, a pouca confiança de cada jogador é drenada, como uma esponja sobre uma poça, a insegurança engorda e o que resta não é um jogador de futebol, é um autómato que se limita a fazer o básico – correr, dar a bola a um colega, ocupar o seu espaço defensivamente, cumprir os serviços obrigatórios. A imaginação, a finta, o instante de surpresa em que se inventa uma nova forma de ultrapassar o adversário...esvai-se a cada assobio.

Quem já jogou à bola, não me canso de dizer, sabe perfeitamente, que um jogador que imagine que os sócios, o treinador ou a direcção não está com ele...vale 30% ou menos em campo. A motivação e os índices de confiança são grande parte do arsenal de qualidades essenciais a um atleta de alta competição. Em jogos colectivos, dispersam-se as responsabilidades, mas acentuam-se as dificuldades de resolução dos problemas.

Sinceramente não posso concordar com a explicação “os sócios têm direito a manifestar o seu desagrado”. Não. Não têm. Muitos dos que assobiam a equipa afirmam que a geração Roquette destruiu o clube, que quis transformar os sócios em clientes, mas comportam-se exactamente como tal, distanciando-se da equipa o suficiente para serem juízes em causa própria. Clientes.

Os adeptos apoiam, estimulam, dão moral, incentivam. Em lado nenhum nas regras ancestrais do futebol vem escrito, que só o fazem se a equipa ganhar ou jogar bem. Não. Fazem-no independentemente da tabela classificativa, seja qual for o grau de futebol que esteja a praticar. Isto é um adepto.

Ao longo dos anos já vi muitos espectáculos traumáticos em Alvalade, já saí várias vezes a meio da segunda parte, já cheguei a não ir a jogos depois de resultados muito negativos, mas nunca assobiei a equipa, nem no geral nem muito menos algum jogador em particular. Isso é o meu orgulho. Ensinaram-me que o Sporting é qualquer coisa muito maior que o momento da equipa, ou que a qualidade dos jogos e aprendi a venerar a camisola verde às listas como das poucas coisas na vida que não se questionam.

Eu sou um adepto, e apoio o Sporting Clube de Portugal. Não o assobiarei nunca, mesmo que não goste de nenhum jogador, mesmo que odeie o treinador, mesmo que esteja a dirigir o clube a elenco mais tirano ou corrupto de todos os tempos. Não confundo o jogo e o clube com as pessoas que vão e vêm.

Até breve. 

5 comentários:

  1. Bem dito! Ser adepto, ser sócio é mesmo isso é apoiar a equipa... Para a fotografia todos querem aparecer! Aposto que 99% dos assobiadores vão para a fila, vão arranjar 1001 maneiras de conseguir um bilhete para o Jamor, enquanto os que apoiam, sofrem mas apoiam, se calhar não conseguem um bilhete...

    ResponderEliminar
  2. Nem mais...ser adepto e ser sócio (e eu sou as duas coisas...), é mesmo estar com a equipa nos bons e nos maus momentos...

    O treinador e os jogadores devem fazer o papel deles...: tudo fazer para ganhar os jogos...
    O adepto só fará o seu papel...se conseguir incentivar a equipa em todas as circunstancias do jogo...e sem nunca desistir...!!

    Eu fico "piurso" quando começo a ouvir os primeiros assobios e perco-me completamente...quando oiço a sucessão de assobiadores, estupidamente a incentivar com os seus assobios...as equipas adversárias...

    Já o tenho referido em vários locais verdes onde de quando em vez coloco os meus comentários...
    Quem já trabalhou, sabe bem como um incentivo ajuda a ultrapassar dificuldades e como uma palavra desajustada...enterra completamente uma pessoa...

    Isso é o que se passa com os jogadores, pois eles também são de carne e osso e têm, sentimentos como qualquer um de nós...

    Um incentivo...ajuda a ter de comer, se necessário...a própria relva...
    Um assobio até faz com que uma bola facil seja perdida de seguida...

    Desculpem-me o epiteto...mas quem vai para Alvalade pronto a assobiar a equipa ao mais leve escorregão...até pode ser adepto verde...mas é garantidamente...: uma besta quadrada...!!

    Força Sporting...tu és o nosso Grande Amor...!!

    ResponderEliminar
  3. Excelente post!Está lá tudo sobre o que é ser sócio/adepto, simples e claro! Espero que os assobiadores leiam este post. Quinta-feira lá estarei a apoiar o grande Sporting e a mandar à MERDA os assobiadores!S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  4. Caro Violino,
    Até que a "voz" te doa, continua amigo!...
    Fomos buscar a Inglaterra o nome do glorioso clube que amamos. Mas trouxemos apenas essas 7 letrinhas mágicas. Deveríamos ter trazido também a cultura, a educação, o "fair-play", o saber estar e a forma fantástica que os ingleses usam para apoiar os seus clubes. Nas horas boas e menos boas. Nas vitórias e nas derrotas. Eles sim, eles são verdadeiramente adeptos e mostram-no todos os fins de semana.
    Pobre mentalidade lusa que presume que a maledicência e o assobio é índice seguro de inteligência e estatuto. Se levassem um espelho para o estádio, talvez percebessem a triste figura que fazem...
    O que vale é que o Sporting é tão grande,tão grande, que nem milhares de "assobiadores" e "alcoviteiros maldizentes" lhe conseguem sequer embaciar o brilho.
    O meu aplauso para a tua luta, para a tua posição, para a tua forma de viver Sporting! Eu também, "NUNCA TE ASSOBIAREI!..."
    SL num forte abraço de leão

    ResponderEliminar
  5. Estou completamente de acordo.Pagar-se um bilhete para ir ver o clube da sua simpatia e só porque o jogo (ou a época) está acorrer, pôr-se a assobiar...é próprio de ACÈFALOS, gente que não conhece mesmo nada do essencial da psicologia humana.Suponho que todos por lá passaram quando eram crianças.De cada vez que o professor nos dizia que o exercicio estava bem, sentíamos orgulho e muita força interior para continuar.As palmas à equipa têm também o mesmo efeito.Evidentemente, que as cavalgaduras que fazem essa triste figura, desconhecem esses detalhes da personalidade humana.Seria bem melhor não pôrem as patas no estádio.

    ResponderEliminar