segunda-feira, 12 de março de 2012

Cada vez pior


E já está. Ao aprovar hoje o alargamento da Liga de 16 para 18 clubes, a Liga acabou de vez por provar que o nosso futebol está a dar passos certos para a ruína.
No imediato a medida vai desvirtuar completamente a competição. Do Guimarães para baixo (6º lugar) não há mais nenhum objectivo para conquistar, fique-se em 7º ou em 16º, à parte de algum prestígio (coisa que nunca preocupou muito a maior parte dos clubes pequenos) não há qualquer diferença, não há portanto motivação.

Muitos pontos se “venderão” de hoje em diante. Alguns por jogadores, outros por favores futuros na arbitragem, mas a maior parte por dinheiro fresco. De certa forma há uma pequena satisfação pelo Sporting não estar a disputar este título. Será por ventura o mais “sujo” de todos os tempos e Porto, Braga e Benfica irão disputá-lo na maior “chafurdice” desportiva de que há memoria.

No longo prazo, a Liga Portuguesa fica com mais umas dezenas de jogos desinteressantes, mais uns clubes sem estruturas e se a medida suplementar de já não ter de apresentar comprovativos orçamentais for em frente, então teremos uma Liga que promove a mediania, a má organização e a penúria em vez de primar pelo inverso. As vítimas serão os 3 grandes, que dificilmente conseguirão manter-se perto do top europeu com receitas directas e indirectas a ficar cada vez mais longe do pretendido.

È o futebol que temos. Está cada vez pior.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário