quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Frankie Goes to Hollywood

O sucessor de Sá Pinto está encontrado. Frank Verkauteren é um treinador belga, de 55 anos, que ostenta no currículo 3 títulos de campeão da Jupiter League Belga e uma Supertaça do mesmo país, ao serviço de Anderlecht e Genk.

Sem conhecer minimamente as ideias deste técnico, a sua relação com jogadores e imprensa, parece-me a escolha possível face ao estado financeiro e desportivo do clube. Tenho apenas uma grande reserva quanto ao perfil (e não quanto ao nome): não é um treinador familiarizado com o futebol latino do Sul da Europa.

Tal como Waseige, terá de se adaptar a um futebol de "guerrilha", pouco ético, incoerente e muito táctico. Espero que tenha mais habilidade que o seu conterraneo, que falhou redondamente a gerir um plantel que nunca o compreendeu.

Frankie tem um passado de relações tensas com a imprensa e as "vedetas" dos clubes por onde passou, mas isso também já foi reconhecido a Van Gaal, Ferguson ou Mourinho e não é por isso que deixam de pertencer à galeria dos maiores técnicos da história do futebol. Talvez até seja eficaz, para superar a fraquíssima exigência táctica a que a equipa tem sido obrigada.

Desconheço a complexidade dos seus desenhos de organização e a rapidez da sua leitura de jogo, mas oxalá tenha isso bem definido, pois doutra forma será trucidado pelas pequenas grandes "armadilhas" do futebol nacional.

Boa Sorte Frankie!

Sem comentários:

Enviar um comentário