quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fim

Hoje marca o fim de duas coisas aqui neste blog.

O apoio a Sá Pinto e o meu silêncio sobre a gestão profissional do futebol do Sporting.
As explicações são inúteis. Basta ver ou rever o jogo frente ao Videoton.
Os mais incautos tentarão ver o nosso azar, os erros dos árbitros, o mau estado do relvado. Os mais "avisados" não cairão nessas contas fúteis.

As contas a fazer nesta altura são

Ponto nº1 - Qualidade do Plantel

Na baliza o titular da Selecção Portuguesa. Nas laterais, 1 internacional Argentino, 1 internacional Croata,  internacional jovem português e um  internacional jovem Colombiano. No centro da defesa, internacionais Argentino, Brasileiro, Holandês. No meio campo, internacionais Russo, Português, Argentino, Suíço  Holandês, Peruano, Espanhol, Marroquino. No ataque, apesar de ser pouco, há um Argentino cotado pela Europa fora, um internacional Holandês e uma grande promessa Portuguesa e Chilena. Verdade seja dita, ninguém será capaz de olhar para esta equipa e afirmar que não tem soluções.

Ponto nº2 - Currículo

Uma excelente época nos juniores e uma meia-época bastante agradável nos seniores do Sporting. É um currículo muito curto, sem grandes provas de recuperações, sem grande estofo adquirido. Idealmente Sá Pinto teria agora a hipótese de encetar uma verdadeira recuperação e aprender com isso, mas as "curas" que tem tentado, têm feito mais dano que a doença.

Ponto nº3 - Qualidade de Jogo

Zero. Não há automatismos, a equipa joga sempre como se estivesse a iniciar a pré-temporada, sem qualquer ligação entre sectores, sem qualquer estilo ou ideal de jogo. Este Sporting de Sá Pinto é uma manta de retalhos tácticos, uma sucessão de jogadas previsíveis e tudo a uma velocidade exasperante.

Ponto nº4 - Pontos

O pior início de época de sempre. 9 jogos, 2 vitórias, 2 derrotas e 5 empates. Diga-se que todos os jogos de grau bastante acessível. O Sporting ainda não defrontou uma equipa de igual ou superior valia.
Meio da tabela na liga e último lugar na Liga Europa.
Na Liga, após defrontar Maritimo, Rio Ave, Estoril, Gil Vicente e Guimarães, equipas fraquíssimas a que exceptuo a equipa insular, o Sporting tem 6 pontos em 15 possíveis. Ainda por cima com mais jogos em casa do que fora. É uma prestação absurda.
Na Liga Europa apesar de ter encontrado o grupo mais fácil de sempre na competição, o Sporting parece bastante adiantado para deixar Belgas e Húngaros nas primeiras posições, acabando bem cedo a desperdiçar o estatuto de semi-finalista.

Face a tudo isto, pode-se perguntar, alguém faria pior? Não. Apesar do amor ao clube e da história de ligação entre clube e treinador, Sá Pinto é o homem errado no local errado. É um treinador sem capacidade para entender o que deve fazer, não tem culpa. Não é nem nunca será um predestinado como treinador, tal como não é Paulo Bento, Domingos ou a grande maioria do técnicos que treinaram o clube nos últimos 20 anos.

A única coisa que resta a GL e equipa directiva é encontrar a solução para este problema. Ela chama-se bom treinador. Não há muitos, mas também não vale a pena mais "remendos". De que vale montar uma boa equipa se não há alguém para a aproveitar? Querem uma solução de transição? Tem o Manuel Fernandes não têm? Mas desta vez, percam um pouco mais de tempo e sobretudo não cheguem aos adeptos com "Paulos Sergios" servidos de génios. Desta vez não!

Varram o planeta, mas encontrem alguém que tenha provas dadas em ganhar coisas e sobretudo em montar boas equipas. Se não tiverem dinheiro, peçam aos sportinguistas. Tenho a certeza que depois de tantos anos a sofrer com "amadores" até somos capazes de "comprar" bom futebol em Alvalade (e o pior é que não estou a brincar).

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário