terça-feira, 16 de outubro de 2012

Uma solução

Dos muitos problemas que enferma o Sporting no seu departamento de futebol profissional já temos conta pela imprensa e blogs mais ou menos simpáticos com a direcção. Todos temos consciência que o despedimento de Sá Pinto e escolha do novo treinador está a provocar um terramoto de instabilidade no topo da cadeia de decisões do clube, resultado: o clube parou.

Entende-se que o que quer GL não é o mesmo que Duque e Freitas. Provavelmente porque Domingos seria a escolha de Freitas, Sá Pinto a de Duque e o nome porque se espera de GL. Mas se todos se concentrarem no superior interesse da instituição será mais benéfico. Eu sugiro uma solução, que pode não ser original, mas se levada a cabo com o mínimo de honestidade resolveria todo este blackout institucional.

1. Seria pedido a Freitas a elaboração de uma lista de 10 nomes de treinadores que encaixassem no seguinte perfil:

a) Acessível financeiramente;
b) Disposto a vir para Alvalade imediatamente;
c) Com um passado de notória capacidade para reconstruir tacticamente uma equipa;
d) Sem qualquer passagem por nenhum dos grandes do nosso futebol;
e) Com alguma eficácia a lançar jovens da formação na equipa principal.

2. Numa reunião entre GL, Freitas, Duque, Abel e Oceano, cada um faria uma distribuição de 5 pontos pela lista. Em caso de empate no final, o critério de desempate seria pelo número de troféus conquistados. Se mesmo assim houvesse empate, seria eleito o que previsivelmente tivesse menores encargos para o clube.

3. O resultado vincularia o clube a uma negociação imediata após a reunião. Tendo cada contacto, por base a hierarquia de votos anterior.

Como disse, não é genial, mas resolveria em 10 minutos o problema.

Quanto ao departamento e reorganizações, so tenho uma coisa a dizer: os organigramas são apenas riscos num papel. Num conjunto de pessoas profissionais, competentes e seguras não é preciso parar para melhorar. É preciso sim, acabar com as manias de reuniões e ponderações, dirigir é decidir. Mais nada.
Contratem um bom treinador, tenham coragem de o defender sempre e em todas as alturas, comuniquem permanentemente com os sócios e com total honestidade.

Ganhar não é fácil, mas nem sempre se perde quando se perde. Aprende-se e evolui-se. É isso que falta ao Sporting, gente com coragem para defender aquilo em que acredita.

Até breve.

2 comentários:

  1. Caro Violino,

    Quer-me parecer que as coisas já teráo evoluído a um ponto, sem retorno, em que a exequibilidade desta solução civilizada não é mais possível. Haverá pecados antigos que não o permitirão. Assistir ao programa Prolongamento de ontem trouxe-me a convicção que estará tudo próximo do caos. O saco está mesmo cheio de gatos...

    SL

    ResponderEliminar
  2. A contratação de um treinador não é fácil. Fazem-se pagar principescamente, querem contratos de 2 e 3 anos e alguns até exigem determinados jogadores. E se corre mal logo desde o principio? Portanto temos que ter calma.

    Álamo

    O Seara é craque em fazer crer que sabe o que não faz a mínima ideia (antes da vinda do Domingos, veja quem ele dava a entender quem seria o próximo treinador...). Não acerta uma. E assim evitou que se falasse no verdadeiro "saco de gatos" que é neste momento o Slb. S.Leoninas.

    ResponderEliminar