segunda-feira, 12 de março de 2012

Futurologia


Tiago, Polga, André Martins, Pereirinha e Ribas. Cinco nomes que por razões diferentes não deveremos ver no próximo ano com o leão ao peito. Tiago e Polga pela proximidade ou mesmo fim de carreira, André e Pereirinha terão de ser emprestados para poderem evoluir (sendo que o último pode mesmo ser vendido) e Ribas por não equivaler a nada que se pareça com um ponta de lança de um grande clube.

Rodriguez, Izmailov, Jeffren, Renato Neto e Rubio. Com bastante mais margem de manobra que os 5 primeiros, mas, também eles a depender do últimos jogos da época para eliminar as dúvidas quanto à sua rentabilidade. Os três primeiros são excelentes jogadores e não fora as sucessivas lesões teriam lugar garantindo no onze e no plantel, mas para as verbas que auferem e pelo valor de mercado que ainda têm terá de ser equacionada a sua dispensa. Já Renato Neto e Rubio, estão a ser pouco utilizados e com o talento que se lhes reconhece o mais provável é que venham a dar seu  lugar a uma alternativa a Rinaudo e a Wolfswinkel.

No total serão 10 atletas a equacionar, sendo que poderão sair de entre 7 a 9, dependendo da opção técnica ou financeira de manter valores jovens e atletas com propensão a lesões.

Olhando posição a posição, o cenário torna-se mais claro ainda:

Guarda-redes:
Patrício e Boeck (Golas e Baptista como opção)

Defesa-direito:
Pereira e Árias (Cedric e Gonçalves como opção)

Defesa-esquerdo:
Ínsua e Evaldo (Turan como opção)

Defesa-central:
Onyewu, Xandão e Carriço (Rodriguez e Nuno Reis como opção)

Trinco:
Rinaudo (sem opção)

Médio centro:
Schaars, Elias (Adrien e André Santos como opção)

Médio Centro Ofensivo:
Matias, Izmailov (Neto como opção)

Ala Esquerdo:
Capel, Carrilho

Ala Direito:
Jeffren (sem opção) -– Labyad (?)

Avançado:
Wolfswinkel, Bojinov (Betinho como opção)


A bold estão as posições que no mercado de Verão serão alvo de reestruturação, mas ao contrario de outras épocas estamos a falar de poucas aquisições. Um central, um trinco e um avançado (contando que o extremo holandês já não escape a Freitas) serão quanto baste para fechar, juntamente com alguns regressos de atletas emprestados, o plantel de 2012/13.

Noutro panorama, o das cedências, a base de trabalho será muito maior, o Sporting possui na sua folha de pagamentos demasiados atletas que não são “matéria” de equipa A. Conseguir alienar estes valores por valores justos será bem mais difícil, até porque muitos deles não poderão (ou não quererão voltar a ser emprestados):

Balde, Wilson Eduardo, , Salomão, Juary, Luís Ribeiro, William Carvalho. Zezinho. Owusu, Pedro Mendes, Miguel Serôdio podem ser facilmente assimilados pela futura equipa B.

Pongolle, Mexer, Valdês, Grimi e Luís Aguiar serão assuntos mais complicados, uma vez que maioritariamente pertencem a uma geração de gestão desportiva que já abandonou Alvalade. Conseguiremos ainda gerar alguma receita que se some ao valor da transferência de Djaló?

Também será neste Verão que teremos de volta a Alvalade a especulação sobre vendas milionárias. Durante mais de 3 anos não havia um único jogador que merecesse os holofotes das mega-transferências europeias. Este ano Patrício, Pereira, Ínsua, Elias, Matias, Carrilho e principalmente Wolfswinkel vão dar que escrever aos mercattores da praxe, esperemos que sem grande confirmação.

Até breve.

2 comentários:

  1. Mas afinal a quem é que foi vendido o Djaló e quem é que vos pagou?

    ResponderEliminar
  2. No fim de semana tinha tentado o mesmo exercicio e aparentemente, de fora é fácil gerir o nosso plantel. As minhas opções andam muito, muito próximo do apresentado aqui.
    Deixa-me partilhar algumas ideias:
    1) Temos aqui uma lista de 23 nomes (e mais 11 como opçao). o plantel nao pode ter mais de 26/28
    2) Eu acho que no proximo ano eram só 2 compras: DC e AV. E gastar ai todas as "fichas"
    3) Por motivos diferentes semelhantes acho que Pereirinha, Carriço e Gonçalves. Se ainda nao "explodiram" ha que dar lugar aos proximos da Academia. Isto tambem se pode aplicar ao Evaldo, deixando o Turan crescer
    4) talvez Wilson Eduardo e Salomao mereçam oportunidades
    5) Não esquecer um jogador (pode ser opcao ao Rinaudo): Joao Mário

    SL
    José B.

    ResponderEliminar