terça-feira, 9 de outubro de 2012

A lotaria anda à roda

Por esta altura e se não me falha nenhum nome, a nossa roda da sorte já tem as seguintes casas:

Scolari, Luis Henrique, Valverde, Bielsa, Co Adrieense, Van Marwijk, Rijkaard, Tigana, Cajuda, Leonardo Jardim, Van der Gaag, Blanc, Reja, Manzano, Redknapp, Eriksson, Balakov...

Sinceramente apenas Bielsa e Co Adrieense seriam interessantes. Do resto da lista vários "enganos". Para se saber o que se pretende há que explicar porque prescindimos de Sá Pinto.

Eu penso que a razão principal se prendeu com a dificuldade em construir uma equipa. Um equipa tem uma ideia de jogo, um plano de jogo, modelos tácticos (normalmente 2) e variantes de jogo. Tem uma ideia de 11 titular e de possíveis substituições conforme as mudanças pretendidas. Uma equipa tem uma preparação técnica de bolas paradas em ataque e defesa, de marcações e desdobramentos ofensivos. Mas a de Sá Pinto não tinha. Ou então não foi capaz de o exibir, o que vai dar quase no mesmo resultado.

Sendo assim, o próximo treinador do Sporting não pode ser um leigo no campo técnico e táctico de construção de uma equipa. Figuras de proa, capitães de imprensa, divas de banco é tudo o que não precisamos. Scolari, Manzano, Eriksson, Blanc e Marwijk são isso mesmo.

Outra dificuldade de Sá Pinto, recuperar animicamente a equipa, dando-lhe a confiança necessária para ultrapassar sucessivos desaires. Algo que também não vejo em Luis Henrique, Gaag, Rijkaard, Tigana, Jardim ou Balakov. Depois na lista há detalhes de malvadez, como Redknapp (seria trucidado pela manha de pequenos clubes) ou Reja e Valverde (ultrapassados em pelo menos 10 anos nos conceitos tácticos que aplicam).

Ou seja, de uma lista de quase 20 nomes, 90% seriam erros de casting, e dentro dos 10% aproveitáveis, 50% não está disponível. Sobra os trais 5%, Co Adrieense. Mas isto é apenas uma opinião. Haverá quem veja em Scolari a solução para a indisciplina (alguém me pode elucidar os gritantes casos exibidos pela equipa?) ou a promessa de ouro na ambição de Luis Henrique (com uma carreira tão semelhante à de Sá Pinto que me baralha). O que ninguém sabe ao certo é para que lado cairá a escolha.

Da minha parte aponto para o pior, tudo o que for acima é lucro. Esta direcção tem sido rica nas desilusões e eu estou um pouco farto de "defender" pontos de vista e racionalidades, quando na cabeça de quem dirige, muitas das vezes, não parece haver nenhumas.

Até breve

2 comentários:

  1. Para mim, Frank Rijkaard. Tem tudo o que nós precisamos, quer tecnica, quer tacticamente. É de longe o melhor dos nomes elencados. E quanto ao motivar um balneário, pelo menos iam ter a chamada "tesão do mijo" de treinar com um campeão da europa...

    ResponderEliminar
  2. o valverde ta ultrapassado na tua cabeça...seria a melhor opção

    mais ultrapassado ta o co adrianse...

    ResponderEliminar