sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Avançados


Ao contratar Bojinov, Freitas sabia que no que estava a apostar. O talento é grande, desenganem-se os que pensam que o búlgaro é o que temos visto esta época, mas o jogador atravessa uma enorme crise de confiança. Nada sai bem, e não é a primeira vez que isso sucede numa carreira já longa, pontuada de momentos bastante diferentes. O risco implícito num atleta com este historial é enorme. Pode sair um goleador, como pode sair um empecilho.

Uma coisa Valery nunca foi - jogador de equipa. É um finalizador, que prefere vir das linhas, perito em movimentar-se sem bola. Como já disse nada disto se tem verificado em Portugal. Acresce agora o factor indisciplina a uma série já longa de más exibições. O que fazer? Bom...se Freitas e Domingos ainda acreditarem na capacidade de Bojinov regressar a boas exibições e com bastante humildade fazer as pazes com a restante equipa, podem sempre dar-lhe uma “férias” de bola, uma boa multa pecuniária e daqui a uns tempos tentar pouco a pouco chamá-lo à equipa. Se tiver chegado ao fim da linha a fé no jogador, há que tentar salvar a vertente financeira.

Emprestar o jogador já em Janeiro a uma liga “recuperadora” de avançados pode ser uma boa escolha. Escócia, Holanda, Bélgica, Turquia ou Rússia podem ser bons destinos. Nunca por nunca, enviar o atleta para Espanha, Itália ou França, pois todos sabemos o que sucedeu com Pongolle...em ligas mais competitivas, não jogar será proibitivo pensando numa venda a curto prazo. Vender no imediato é extraordinariamente difícil, principalmente se quisermos recuperar o valor da sua aquisição.

Outro dado em equação é o que pode suceder no caso da sua saída. Com Wolfswinkel e Ribas colocados (cada vez mais) na frente das opções, Domingos pode fazer mão ainda de Rúbio e Betinho, dois jogadores com muito futuro, que num cenário de valorização são muito mais promissores que Bojinov. O problema é que o búlgaro é o único jogador no plantel capaz de dividir a frente de ataque com outro avançado, como falso-ponta de lança. Wolfswinkel também o fez a espaços no Utrech, mas rendeu sempre mais como elemento mais fixo.

Não sei o que acontecerá, mas acredito que com o que sucedeu ontem, Domingos terá agora carta branca para (no mínimo) deixar Bojinov fora das próximas convocatórias. Do pior, o melhor...talvez seja a hora de apostar firme em Ribas e Rúbio. Dois jogadores totalmente diferentes, mas que me parecem capazes de dar muito à equipa. Pelo que já vi do uruguaio, é muito forte no jogo aéreo e abre muitos espaços, uma entrega ao jogo total e muito poder físico. Rubio é um killer, um rato de área, veloz e astuto. Bom toque de bola. Precisa apenas de estar mais em jogo, mais envolvido, a sua timidez é algo que não tem ajudado à sua afirmação, mas com 18 anos é normal que suceda.

Wolfswinkel não faz falta...é essencial. Com Rinaudo e Wolfs de fora...o Sporting ficou irreconhecível, vive às custas de Ínsua e Pereira, Capel e Carrilho. Não pode. Mesmo funcionado as linhas, é no centro que se marcam golos.

Até breve.  

1 comentário:

  1. Pereira! Qual, o João?
    Está uma nulidade, perde bolas atrás de bolas e pelo 2º ou 3º jogo consecutivo leva amarelo por bocas... ainda por cima sendo capitão. E por falar em capitão, onde estava ele a puxar dos galões na hora da marcação do penalti.

    Gosto muito do seu blog, e não me leva a mal, pois foi só um desabafo de um Leão doente...

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar