segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Um Sporting de fundo de court


Pelo meio dos equívocos e de alguma intranquilidade, o Sporting venceu uma partida. Os problemas ainda não desapareceram, provavelmente não irão ter fim tão próximo, talvez mesmo só na próxima época se consigam eliminar inoperâncias sistemáticas que dificultam a tarefa das transições (ofensivas e defensivas).

O Sporting é um bloco desagregado. Mais uma vez se observa um problema que afectou tremendamente a equipa de Paulo Sérgio e que foi ligeiramente corrigido por Couceiro – a 25 metros uns dos outros os jogadores do Sporting têm memos probabilidade de acertar passes, mais dificuldade de seguir em jogo corrido e a defender dão todo o espaço do mundo para abrir desmarcações. Não é por acaso que a maioria dos golos tem surgido de bolas paradas ou recuperações à entrada da área.

É extremamente fácil defender contra o Sporting. É muito mais fácil ainda qualquer jogador mediano “ler” o posicionamento dos defesas e médios e ocupar as zonas intermédias (entre os 20 a 25 metros que distam uns dos outros) à espera da bola. Domingos tem de “agrupar” mais a equipa. Não têm de jogar uns em cima dos outros, mas para quem tem a posse de bola, ver o companheiro mais próximo a uns bons 20 passos de corrida....é desanimante e torna-se demasiado tentador meter passes longos. Como não temos propriamente um meio campo de Xavi e Iniestas....acabamos com um jogo tipo Ténis, onde a bola fica invariavelmente na rede.

O kick&rush já só subsiste nas divisões inferiores das ligas britânicas e nórdicas, por uma simples razão: é ineficaz contra adversários que defendem e atacam em passe curto. Mas ao contrario dos clubes que ainda praticam assumidamente este tipo de futebol, o Sporting não tem atletas capazes de suster 90 minutos de jogo “precipitado”
e tem jogadores demasiado evoluídos para que não seja ultrapassado este problema.

Todas as equipas têm pontos fracos e fortes. Este plantel do Sporting tem inúmeras soluções e até as mais fracas podem ser rentabilizadas para dar algo de ameaçador aos adversários. Onyewu está a transformar-se num bombardeiro aéreo, deve explorar-se o momento de forma a que os adversários ao recear os cantos, acabem por cometer erros ainda mais gravosos. Este é apenas um exemplo do muito que existe a fazer até que voltemos a olhar para esta equipa como uma “vencedora” natural.

Uma palavra final para a politica de bilheteira do Sporting neste ano. Muito, muito melhor. Jogos à tarde no fim-de-semana? Sim por favor, sempre que possível!! Abertura de portas aos futuros leões? Excelente ideia! Prefiro mil vezes uma gestão de bilhetes a 10 euros com 40.000 pessoas no estádio = 400.000 euros, do que a anteriormente vigente de 40 euros com 10.000 pagantes = 400.000 euros. O income é igual? Não, não é. Ontem vimos que é bastante diferente. É preciso não esquecer que vivemos numa crise global.

Até breve.

1 comentário:

  1. O Varela foi para o Porto totalmente de graça e o Yannick vai para o Benfica completamente de borla.
    Mas como é que isto pode acontecer?
    Só revela o amadorismo que ainda existe na gestão desportiva do Sporting!
    Como é que foi redigido o contrato de desvinculação de Yannick?
    Como é que foi redigido o contrato com os franceses?
    O Sporting não vai ver sequer um só tostão pela saída dum jogador que estava ligado ao clube ainda a meio dum contrato?
    Não é só duma auditoria financeira que o Sporting precisa, mas também duma auditoria desportiva.
    Rever bem os últimos contratos feitos, e tirar ilações.
    A culpa não é só do Sistema.
    É por isso que a Administração do Benfica não teve receio de colocar os sportinguistas no seu Estádio dentro duma jaula, numa manifestação de domínio absoluto sobre o seu antigo rival.
    De certesa que não vão colocar os Portista igualmente dentro duma jaula, pois sabem bem que iriam ter uma resposta violentíssima, quando se deslocassem ao Porto, e têm medo.
    Todos sabemos que os nossos adeptos não são mais violentos que os do Porto, e, se enjaulam os Sportinguista e não enjaulam os Portistas, dá que pensar!!!!!
    Se, quando da vinda do Benfica ao nosso Estádio, não enjalaurmos igualmente os benfiquistas, sobre o pretexto que SOMOS DIFERENTES, etc, etc, ou seja, toda aquela lenga lenga do passado, vão continuar a brincar Impunemente conosco.
    RENASCE SPORTING!!!!!

    DUARTE

    ResponderEliminar