sábado, 14 de janeiro de 2012

Obstáculos

Obstáculo nº1

As Lesões - Como é possível fazer uma época de conquistas, quando metade da equipa titular se lesiona frequentemente? Além da diminuição do talento colectivo em campo junta-se a instabilidade de não ter um "onze regra". Dá-se a hipótese de segundas linhas competirem, mas à excepção de Carrilho e talvez agora Neto, ninguém tem ofuscado os nomes dos lesionados.

Obstáculo nº2

As Arbitragens - É certo que a "perseguição" acabou à algum tempo. mas o efeito que teve nas primeira 6 jornadas deixou marcas no posicionamento da equipa. É curioso que desde que se criou algum afastamento pontual com os 2 primeiros classificados, o nível das arbitragens melhorou, no último encontro frente ao Nacional chegámos mesmo a ter um árbitro (apesar de foras de jogo mal assinalados) rigoroso e competente, porventura não interessará à FPF ter uma final no Jamor Nacional - Oliveirense.

Obstáculo nº3

Os Rivais - Um Benfica sóbrio. Um Porto sofrível. Um Braga oscilante. Um Marítimo surpreendente. Parece que dos 5 primeiros classificados o Benfica é o melhor apetrechado para poder vencer a Liga. A equipa estabilizou (mesmo faltando um lateral esquerdo) e ganha sucessivamente o que o Porto não tem conseguido este ano. Vitor Pereira é um remendo de última hora e será difícil que sem ganhar algum troféu se mantenha no cargo. O Porto investiu forte em contratações, mas a falta de liquidez dos Bancos condena os portistas a malabarismos que deixa muitos atletas à beira da transferência. O Braga recuperou o início pouco rentável que teve, e colando-se ao Sporting, mostra aos leões que é possível fazer uma grande época apenas vencendo os jogos com os "pequenos". O Marítimo apresenta-se este ano como uma boa equipa, talvez a última oportunidade de brilhar, os clubes da Madeira entrarão num ciclo descendente, sem subsídios regionais escandalosos, tenderão a prescindir de manter ou contratar tantos bons atletas como têm feito até agora.

Obstáculo nº4

O Afastamento dos Adeptos - Em recuperação esta época frutos da série de vitórias, melhores atletas na equipa e gestão desportiva coerente, os adeptos vivem mesmo assim tempos de afastamento de Alvalade. O registos de ocupação em jogos caseiros deixam muito a desejar e no último jogo com o Nacional foi evidente a quebra de atendência, numa meia-final de um troféu que será talvez o único a que a equipa poderá chegar. Onde estão as dezenas de milhar que rumavam ao estádio noutras décadas? Envelhecimento? Empobrecimento? Falta de vitórias? Onde estão os Sportinguistas?

Obstáculo nº5

A Crise Económica - Sem margem de endividamento, os Leões têm feito das tripas coração para reforçar a equipa e continuar a pagar a má gestão de dez anos de falhanços. Mas estas "operações" de resgate desportivo terão o seu preço. No final da época o Sporting terá obrigatoriamente de vender 1 ou 2 dos seus atletas mais "vendáveis", será difícil manter Wolfswinkel e Elias, assim como será difícil suportar Izmailov, Jeffren, Rodriguez e Bojinov com o actual contributo que estão a dar (pouco mais que zero).

Nem tudo são dificuldades e o surgimento de boas surpresas pode compensar os danos causados pelos obstáculos criados ao clube. Carrilho, Onyewu, Rinaudo, Insua, Schaars são jogadores que estão a dar boa conta de si na equipa. Mas não só para a equipa principal chegaram bons reforços. Etock está a ser uma agradável supresa nos júniores e Rubio, Árias e Turan parecem material para explorar nos próximos anos. A ascensão dos subordinados de Sá Pinto a uma equipa B poderá ser o passo mais concreto dos leões a uma sobrevivência financeira no futuro.
Noutro plano. Domingos, Freitas e Duque tem realizado um bom trabalho no reposicionamento do clube como potência do futebol português. oxalá que não se desfaça tão cedo o triângulo.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário