segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Domingos tranquilos

Ter um treinador que junta Paciência e Domingos só não é um mau augúrio porque de facto é um treinador com algum trajecto de realce no panorama nacional (e até um pouco no Europeu). Mas este último Domingo foi diferente, mais leve, menos cinzento. Tudo graças a uma vitória, que para quem viu o jogo na sua integra, acaba por ser sofrida, mas merecida. Não houve penaltys nem jogadores expulsos injustamente e foi bom não andar a evitar os resumos dos jogos da véspera.

Nesta tranquilidade, a leitura dos comentaristas do nosso futebol deixa de ser masoquista e revela mais interesse. Uma sensação que dura pouco. Na realidade, o que vende neste momento é o "Sporting à beira do precipício" onde nada está bem, nada é bem feito, não há mérito nem qualidade, há defeitos, problemas, erros, más escolhas, dificuldades financeiras. As análises ao jogo centram-se mais no que o Sporting fez mal do que seria espectável e justo. Começo a pensar que entre os diversos "analistas" há muita leitura tendenciosa que levanta moral a uns e insiste em desmoralizar outros.

Quem esteve atento, vi isso num blog leonino e fui até ao site confirmar, até reparou que nas análises individuais do jornal oficial do Porto, Insua fez uma exibição sofrível. Eu não vi essa exibição e penso que só a terá visto quem deseja desmoralizar jogadores que prometem e muito revolucionar o jogo do Sporting. Moutinho e Varela eram jogadores banais e "sofríveis" até vestirem de azul e branco, depois tornaram-se fantásticos. Esta forma de ver a realidade está tão despudoradamente inquinada que se torna lixo tóxico para a mente de quem sabe ser desportista e ver qualidade além da equipa que apoia.

Remeto-vos o link da crónica da partida, leiam e tentem encontrar um elogio ao desempenho do Sporting. Os adjectivos estão ausentes. Parece que tudo foi obra do acaso, mas o melhor é tirarem as vossas próprias conclusões.

http://www.ojogo.pt/27-254/Artigo945874.asp

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário