quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O balanço

Mais importante que a qualidade da exibição, as notas técnicas ou o denominado "fio de jogo", a vitória era o mais importante que o Sporting podia trazer da Suiça. Quem já jogou futebol ou outro qualquer desporto colectivo certamente reconhecerá que em muitos momentos os atletas querem apenas ganhar e ultrapassar fantasmas. Vencer é um hábito que quando se perde tende a instalar toneladas de dúvidas na mente de cada um. Já o hábito de ganhar exponencia a qualidade da equipa, onde se torna fácil conviver com o passar das semanas.

Amanhã quando cada um dos jogadores do Sporting acordar (tendo jogado ou não) sentirá o mundo um pouco mais leve. Continuará a ser assim ao ritmo das vitórias até se transformar este novo conjunto disperso e desconjuntado num verdadeiro colectivo. De igual modo Domingos sentirá o seu trabalho legitimado, produtivo e verá uma curva ascendente no comportamento da equipa, dando-lhe mais confiança para apostar nas suas convicções em prejuízo do senso comum que é partilhado por um vulgar adepto.

Aos que se colocam do alto da vitória a dissecar a segunda parte do jogo da Liga Europa convido-vos a "descer" à terra e observar que esta equipa não está ainda rotinada numa boa interpretação do contra-ataque e controle de posse de bola passiva. Nos poucos jogos realizados andámos quase sempre atrás do golo salvador, num desespero permanente. É natural que a vencer por 0-2 e perante um Zurich "tolerável" os jogadores tenham sido tentados a "tirar o pé do acelerador" e a deixar passar os minutos. Não sei até se não tiveram instruções para tal ao intervalo.

Seja por inépcia ou intenção, o Sporting abrandou bastante, mas a vitória foi conseguida e vão existir muitos sorrisos na viagem de regresso a Lisboa. Sorrisos maiores para Insua, Rinaudo e Wolfswinkel já que o primeiro confirma ser um argumento de peso no rendimento da equipa, o segundo um lutador de excepção e o último o tal goleador que faltou tantas vezes à equipa. Claro que estão ainda longe de um rendimento de destaque, mas tenhamos calma, ainda à duas semanas se questionavam as suas transferências.

Tenho fé que possamos ir a Vila do Conde resgatar mais uma vitória. Se entrarmos no jogo com a temeridade e dinâmica que vimos neste último, isso será bem mais fácil, Zurich e Rio Ave terão valores aproximados e a equipa nortenha está a começar muito mal a Liga. Haverá Elias e Izmailov bem frescos e duas vitórias no registo da equipa. Passo a passo, com muita desconfiança, nada é fácil no futebol.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário