quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A matemática está na moda

Todos os adeptos benfiquistas andam entretidos com um problema de matemática. O Sudoku será entediante comparado com este novo jogo e promete ser tão difícil de provar como a teoria da relatividade.
Este é o enunciado:

O Real Madrid comprou Coentrão ao Benfica. Mas vendeu 50% do passe de Garay em troca por 5,5 milhões. Sabendo que o Benfica diz que vendeu Coentrão por 30 milhões e o Real vendeu Garay por 12.5 milhões, qual dos dois está a dizer a verdade?

Se quiserem um conselho, não se percam muito em contas...o meu palpite é ambos os clubes estão a distorcer os números, interpretando um negócio que "retira" da imprensa aquilo que não convém. Ao Real interessa dizer que comprou barato e vendeu caro, ao Benfica interessa dizer que comprou a preço de liquidação e vendeu caríssimo. A diferença é que para o Real Madrid 1 milhão de euros é bem menos importante que para o Benfica.

Reformulando o enunciado, ficamos com:

O Real Madrid comprou Coentrão ao Benfica e aos investidores que detinham parte do passe do jogador. O Real Madrid queria desfazer-se de Garay, mas não tinha boas propostas para o fazer. Sabendo que o Benfica precisava urgentemente de contratar um central e que Coentrão já tinha tudo acertado com Mourinho, para que lado deve ter pendido a balança?

Quando conseguirem resolver este, tenho outro ainda mais dificil:

Se Roberto foi comprado por 8.5 me e vendido por valor semelhante. Se o Saragoça diz que não comprou o jogador e Mendes também não, qual foi o grupo de tontos que deu tanto dinheiro por um jogador que já nem valia metade?

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário