sábado, 21 de janeiro de 2012

Avaliações Intercalares


Metade da época decorrida, tempo de análise e alguma projecção para a próxima época.

Patrício – Elemento que mais cresceu na época passada, continua este ano a afirmar-se. Imprescindível. (Há interesse de clubes estrangeiros)

Boeck – Tem aproveitado os “descansos” do titular para mostrar que há um plano B com muita validade na baliza. Para continuar.

Tiago – Está a cumprir o que se pedia. Ajuda no balneário. Acaba contrato. Deixa uma vaga em aberto em 12/13

João Pereira – Continua a ver demasiados amarelos sem nenhum proveito para a equipa. Pior a defender este ano, a braçadeira de capitão é um exagero para o patamar comportamental que tarda em amadurecer. Para continuar, desde que não surja a tal oferta de 7 milhões de euros da clausula de rescisão. (Há interesse de clubes estrangeiros)

Árias – Testado apenas na função de médio direito, teve pouco tempo para que se possa avaliar que tipo de jogador é. Na próxima época (salvo alguma exibição positiva que esteja para vir) deve ser emprestado para rodar. A equipa B pode ser uma alternativa. Deixa uma vaga em aberto em 12/13. (Há interesse de clubes estrangeiros)

Evaldo – Completamente ofuscado por Ínsua, tem servido de cunha para fazer avançar o argentino, e bem...não se pode dizer que tenha estado mal. Deve continuar como plano B.

Ínsua – Claramente uma das melhores aquisições. Joga e faz jogar, marca golos, puxa a equipa para o ataque. Para continuar. Imprescindível. (Há interesse de clubes estrangeiros)

Onyewu – Para quem o viu jogar nos primeiros jogos é uma surpresa como consegui chegar ao posto de central mais seguro do lote. Não se lhe apontam grandes falhas, tem marcado o jogo da equipa pela sua imponente presença física. Não é especialmente rápido o que tem permitido muitas desmarcações dentro da área. Deve continuar como plano B.

Polga – Parecia estar a arrancar para uma época das “boas”...mas em 2 jogos apenas cometeu tantos erros que não restou a Domingos mandá-lo para o banco. Nota-se que perdeu muita capacidade atlética. Acaba contrato. Deixa uma vaga em aberto em 12/13

Rodriguez – Esta a começar a época agora. Para já não começou bem...veremos como evolui, pois será quase na certa titular desde que não volte a lesionar-se.

Carriço – De central a trinco, de titular a suplente. Este ano para o português tem sido péssimo. Restam poucas saídas ao Sporting senão tentar vendê-lo no final da época...ou terá Domingos qualquer coisa mágica que traga o bom central que prometia vir a ser de volta. Empréstimo pode ser uma boa opção. Deixa uma vaga em aberto em 12/13.

Xandão – Ainda uma incógnita, deverá ser testado ao lado de Rodriguez. Pela duração do empréstimo continuará na próxima época.

Rinaudo – Estava a ser dos melhores até se lesionar e Domingos não encontrou substituto durante todo o tempo da sua ausência. Deve continuar. (Há interesse de clubes estrangeiros)

André Santos – Uma época perdida para o médio até agora. A precisar urgentemente de jogar para ganhar confiança. Isso é o mesmo que dizer que deverá ser emprestado no final da época. Deixa uma vaga em aberto em 12/13.

Renato Neto – Pode ser uma das surpresas nestas próximas épocas, não pelo valor, mas pela posição no terreno. É um médio muito completo, polivalente e com muita margem de progressão. Deve continuar como plano B.

Schaars – Foi subindo de produção com as vitórias e descendo com os empates e derrotas. Parece fadado para capitanear a equipa na próxima época. A continuar.

Elias – A contratação mais cara, mantém-se ainda longe do que todos sabem que pode render. Um pulmão inesgotável e muito combativo. Deveria evoluir mais no momento de passe, tacticamente poderia ser mais aproveitado. Deve continuar.

Pereirinha – Com os regressos de Izmailov e Jeffren, o português parece destinado ao desaparecimento da equipa. Claramente não aproveitou as oportunidades. Não resta outra opção ao Sporting que não vendê-lo, mas a quem? Deixa uma vaga em aberto em 12/13.

André Martins – Este sim tem aproveitado as poucas oportunidades que teve. Bom jogador, deverá sair para rodar, agora com muito mais mercado e interessados. A equipa B não é de excluir. Deixa uma vaga em aberto em 12/13.

Matias Fernandez – Melhor este ano. Ainda assim parece sempre “quase” o grande jogador que podia ser. Deve continuar.

Izmailov – Conseguiu recuperar para logo se lesionar de novo. Espera-se sempre muito do russo, veremos o que sucede até ao fim da época. Deve continuar. (Há interesse de clubes estrangeiros)

Bojinov – Muito pouco rendimento. Lesões e agora um processo disciplinar. Ou sai já, ou se nada de transcendente acontecer sairá no Verão. Erro de contratação. Deixa uma vaga em aberto em 12/13. (Há interesse de clubes estrangeiros)

Capel – Já tínhamos saudades de verdadeiros extremos e o espanhol é isso mesmo. Com mais rendimento na esquerda, Capel cumpriu o mínimo que se lhe pedia e foi em muitos jogos dos melhores jogadores em campo. A continuar.

Jeffren – A recuperar após lesão, o espanhol ressente-se de várias leões consecutivas, psicologicamente está “perro”, fisicamente está “aceitável”, era a bandeira do início da época, ainda virá a tempo para recuperar esse estatuto? A continuar.

Carrilho – Projectado como um valor de futuro (como Árias, Rubio e André Martins) o Peruano tem mostrado aptidões extraordinárias para desequilibrar partidas. Há magia naqueles pés. Ainda executa lento, mas quando engrenar na velocidade europeia será uma ameaça evidente às defesas contrarias. A continuar.

Wolfswinkel – Na sombra de Postiga, começou envergonhado. Assim que o português saiu, elevou-se à categoria de homem-golo. Antes de se lesionar vinha a perder confiança, o que é bastante normal, é a primeira experiência fora do seu pais e a responsabilidade num clube como o Sporting é bastante diferente do Utrecht. A continuar. (Há interesse de clubes estrangeiros)

Ribas – É ainda cedo para avaliações, mas fica a ideia de que é um jogador combativo e forte no jogo aéreo. Há quantos anos não temos um avançado que marque golos de cabeça? Pela duração do empréstimo deve continuar na próxima época.

Diego Rubio – Na pré-época encantou os adeptos, chegou a entrar em alguns jogos oficiais, mas desapareceu. Espera-se agora com a lesão do holandês e o castigo do búlgaro mais oportunidades para aquilo que parece ser um grande futuro. Deve continuar, embora a equipa B seja o ideal no caso de não jogar muito mais esta época.


Portanto concluímos que se nada de especial acontecer, o plantel para 2012/13 deverá abrir 8 a 9 vagas. Tiago, Árias, Carriço, Polga, Pereirinha, André Santos, André Martins e Bojinov devem dar lugar a reforços. Existe um condicionalismo, deste lote existem 4 jogadores da formação que não poderão dar lugar a estrangeiros, assim sendo o ideal seria substituir Tiago por um  jogador formado no clube, Árias dar lugar a Cedric Soares, André Santos a Adrien e Polga a Nuno Reis, libertando as vagas de Carriço para um central de outra categoria, Pereirinha para Labyad (?) e André Martins para Ederson (?)

Este mapa faria com que na próxima época o Sporting apenas investisse forte num central, dando estabilidade ao plantel e às finanças. A maior parte dos que chegariam já seriam familiares ao clube, Mas tudo isto é futurologia, a época vai apenas a meio.

Até breve.


2 comentários:

  1. Caro Violino,
    Os meus parabéns pela análise ao plantel.
    Não é difícil concordar com quase tudo e, se em alguns - poucos - pontos, eu terei reservas, será ainda cedo para que sejam consistentes, dada a irregularidade das últimas exibições e o muito que a época ainda poderá revelar.
    De qualquer modo o meu aplauso.
    SL

    ResponderEliminar
  2. A tua análise parece-me muito interessante.
    Tenho opiniões muito próximas, logo, se nao for mt melga, deixa-me partilhar algumas ideias e saber o que achas.

    Contratar por saidas (Patricio, J.Pereira, Polga, Matias, Bojinov) - Patricio e J.P. porque rendem 15/20M. Matias porque nao explode

    Trocas (Golas, Cédric, Nuno Reis, Adrien Silva por Tiago, Pereirinha, Carriço, André Santos), Rodar Árias, Rubio

    Duvidas por lesões recorrentes – Rodriguez, Izmailov, Jeffren

    Opçoes menos prioritárias: Substituir Evaldo, concorrente para Rinaudo e Schaars/Elias


    NEW, Boeck, Golas;
    NEW, Cédric;
    NEW, Onyewu, Xandão, Nuno Reis, Rodriguez(?)
    Insúa, Evaldo/new(?)
    Rinaudo, Renato Neto, New/João Mario(?)
    Schaars, Elias, Adrien Silva, New/Chaby(?)
    NEW, André Martins
    Capel, Carrillo, Labyad, Jeffren(?), Izmailov(?)
    NEW, Wolfswinkel, Ribas

    Rinaudo, Schaars, Elias, Capel, Carrillo, Wolfswinkel: destes acho que 2 vao sair... :-(

    pensar o que fazer com Salomao...

    Obrigado,

    ResponderEliminar