segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Descubram as Diferenças


No meu último post já tinha feito referencia aos muitos obstáculos que este época trouxe à nossa equipa. Ontem em Braga, estiveram quase todos presentes. Uma equipa em decréscimo de confiança, muitos titulares lesionados e em condições deficitárias, alguma improvisação inevitável (Ínsua não é um ala), bolas no poste, oportunidades perdidas, muita imaturidade de recém-chegados à nossa “manhosa” Primeira Liga e um adversário inteligente.

Perdemos, como poderíamos ter empatado ou ganho. Nunca fomos inferiores ao adversário, pelo menos ao ponto que se possa dizer que se ajusta às exibições o resultado. Se quiserem ver a diferença entre os anos anteriores e esta época, tomem nota: com Paulo Sérgio e afins, o Sporting perdeu todos os jogos em que merecia perder e empatou e venceu alguns outros onde fez muito pouco para arrecadar os 3 pontos. Esta é a grande diferença.

A Matemática é uma grande ciência, mas no futebol não expressa tudo. Perder com um Barcelona 1-0, não é o mesmo que perder com o Benfica pelo mesmo resultado. Empatar um jogo em que se esteve a perder 0-2, não é o mesmo que empatar depois de estar a ganhar 2-0. No final serve tudo o mesmo. Mas o final é algo que ninguém ainda conhece, não vale a pena “abanar” o fantasma da época no lixo, nem sequer é justo deixar “arrefecer” a Papa Cerelac.

É verdade que em poucos jogos “desligámos” a eficiência e banalizaram-se os erros de outros tempos. É uma queda abrupta, que deixou que Benfica e Porto descolassem definitivamente e até o Braga tenha ganho 3 pontos de avanço. Facto. A razão por tão grande despistagem? Talvez o grau de dificuldade das partidas, as sucessivas lesões, a perda de fôlego de atletas base (Capel, Polga, Pereira), mas não poderemos afirmar que é justo o que está a acontecer à equipa. Não quando se empenha e joga o suficiente para ter melhores resultados.

O futebol é rico em injustiças, mas distribui lealmente o prémio a quem trabalha e se foca num objectivo sério. Não tenho dúvidas que a maior brecha no conjunto de Alvalade é a imaturidade colectiva da equipa e as lesões de jogadores fundamentais. Ambos os problemas podem ser resolvidos de várias formas. O que não traz solução absolutamente nenhuma é “pedir cabeças”.

Quem for ao arquivo deste Blog pode constatar que fui dos primeiros a pedir que se despedisse Paulo Sérgio. Hoje sou dos primeiros a reconhecer que essa medida nada adianta. Precisamos de dar margem de erro a um novo projecto, e durante esta época ainda muitos equívocos irão acontecer. Mas, ao invés do passado, devemos estar confiantes no caminho seguido. Chegaram ao Sporting bons atletas que têm bastante margem de progressão. Chegaram com esses alguns que não valerão tanto a pena manter. No final desta época será feita mais uma triagem, afinar-se-á um pouco mais a mira e estou certo que certas gaffes defensivas serão corrigidas.

A diferença este ano é que quando perdemos ficamos desiludidos com Domingos e com o jogadores, porque esperamos sempre mais, porque acreditamos que têm a qualidade suficiente para poder fazer bem melhor...e se há potencial...é uma questão de tempo e maturidade para começar a dar frutos. Pareceu poder começar mais cedo, mas a realidade mostrou que teremos de esperar um pouco mais.

O que não podemos esperar é não estar na final do Jamor. Ganhar ao Nacional é o próximo jogo de importância capital, esse objectivo e o 3º lugar são o mínimo aceitável, qualquer coisa abaixo disso é ter uma equipa, não em “construção” mas, em “negação”.

Até breve.

2 comentários:

  1. O jogo do Sporting é sempre o mesmo, pelas laterais. As equipas já sabem e anulam as jogadas. O que sei é que o Braga tem novo treinador, só 4 jogadores da outra época, a defesa já foi reformulada várias vezes (só nós fomos lá buscar j.Pereira e Evaldo). Têm menos de metade do nosso orçamento e estão à nossa frente.Essa da papa cerelac já não pega!Falta

    ResponderEliminar
  2. Anonimo:
    1- o Sporting usa tanto as laterais como o porto ou o benfica..nota se mais no Sporting qd jogava o Rinaudo e o Sporting podia livremente lançar o Capel ou o jogador q estivesse do outro lado..atualmente, isso nao sucede com tanta frequencia, como tal, nao tem nexo algum o q dizes..se fores a ver as estatisticas do porto, lança muito o hulk e la vai ele pela lateral e tal..

    2- só 4 jogadores da outra epoca? mas acontece q os novos jogadores do braga ou sao brasileiros ou ja passaram pelo futebol portugues, enquanto q os do Sporting vai la ver um peruano novito, um chileno novito tb, 2 holandeses, um bulgaro, 2 espanhois, 1 americano etc.. e depois tem a questao de por a jogar todo este conjunto de jogadores cada um com o seu futebol diferente e faze los funcionar como equipa.
    3- nao é o braga q está a jogar melhor..é o Sporting q andou a perder estes ultimos jogos e fez com q uma equipa mediana, braga, nos alcançasse e isso faz com q tudo e todos nos equiparem ao braga.

    ResponderEliminar