quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Excelentes excedentes

Quando leio que Paulo Sérgio vai aplicar a regra da rotatividade no jogo de hoje com o Gent e olhando para os convocados imagino o que será feito de Grimi, Tales, Tiago e Cedric. Estes quatros jogadores estão obviamente fora de qualquer plano de escolha, que nem mesmo quando a sobrecarga de jogos e lesões é real é ultrapassado. Então o que será que estão a fazer no plantel?

Izmailov, Liedson, Pedro Mendes, Polga e Fernandez, 5 titulares, estão fora das contas (de 26, passamos para 21) Pereira, Postiga, Evaldo e Maniche vão descansar (de 21 passamos para 17) e mesmo assim, esta companhia de proscritos não entra nas contas de PS. Repito-me, o que estarão a fazer no plantel? Não seria melhor, mais rentável, mais motivador e até honroso ir pontualmente aos juniores buscar estes excedentes?

Sei que as aritméticas de treino obrigam a números fixos de atletas disponíveis, mas à semelhança dos períodos em que as selecções retiram jogadores à equipa, seria óbvia a vantagem de ter um plantel mais curto e mais “aberto” aos valores da Academia. Podia até revelar-se alguém nestes períodos, o que não seria a primeira vez.

Não entendo esta lógica de ter 26 atletas porque sim, sem obedecer a qualquer lógica, a qualquer racionalidade. É que ainda se fossem atletas que comprovadamente ultrapassavam em muito o desempenho de um júnior…De que vale ter uma Academia certificada, se não existe uma ligação estreita entre os planteis de seniores e juniores? As leis do futebol português e europeu permitem, aliás estimulam, a que um clube recorra aos seus escalões de formação para compor equipas, uma das quais incide especialmente no registo e inscrição das competições, porque não fazer uso das mesmas?

Sei que se levantam muitas questões, nomeadamente sobre o conhecimento dos atletas entre si, a adaptação aos esquemas de jogo e de treino, mas preciosismos à parte, no final das contas quantos jogos oficiais farão Grimi, Cedric e Tales esta época? De que serviu o ordenado pago a cada um deles? O que acontecerá ao seus valores de mercado?
Gostaria que no mercado de inverno Costinha e PS reflectissem um pouco nestas questões e “emagrecessem” este plantel de óbvios excedentes, fazendo entrar 1 ou 2 jogadores que fossem titulares de caras…“oportunidades” e “saldos” já tivemos de sobra no Verão. O resto…se temos uma das melhores academias do mundo, não será que teremos também alguns dos melhores juniores (vou ser comedido) europeus?

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário