sábado, 6 de novembro de 2010

Sporting TV

Com o estudo de viabilidade económica a dar claramente luz verde ao projecto do canal de televisão do Sporting, espera-se agora um sinal oficial que faça arrancar o projecto. Penso que é uma excelente novidade já que ter um meio de comunicação próprio como um canal de televisão é mais uma forma de estar presente na vida dos seus adeptos. Ter um jornal, ou um canal de rádio são meios mais “curtos” e com menos impacto.

Hoje em dia qualquer instituição de massas deve comunicar para crescer, expandir, com o maior número de interessados possível, o site de internet, o facebook, o twitter são meios de última geração e estão muito mal rentabilizados por não haver projecção de conteúdos relevantes e dinâmicos, que interajam com o público. Embora a TV seja um meio predominantemente comercial, não é de menosprezar a sua capacidade para gerar espaços de debate e informação aos sócios e simpatizantes.

Gostaria no entanto que o nosso canal não significasse o mesmo que o Benfica TV, uma autêntica plataforma de propaganda, sem o mínimo de isenção, sem o mínimo de respeito pelo fenómeno desportivo, completamente ao serviço de estratégias de insulto, desinformação e outras formas de “lavagem cerebral”.

O Sporting pode e deve mostrar como fazer de um canal um meio fantástico de reflexo da vida do clube e da paixão dos seus adeptos, não é preciso muito, basta eleger alguém que saiba alguma coisa de tv para dirigir o canal. Felizmente temos muitos sportinguistas mediáticos, bons comunicadores, que podem ajudar uma direcção a construir um projecto de média sólido e duradouro.

O lucro vem depois, assim que o canal se constitua uma referência para os sportinguistas, mas não só, aliás esta foi a brecha do Benfica ao pensar que apenas poderia criar um canal que apelasse a uma faixa mais “bairrista” do seu público, desprezando a qualidade em primazia da clubite – resultado – hoje Benfica Tv significa muito pouco do que o seu potencial poderia conseguir, é um mau serviço de entretenimento, com parâmetros de excelência muito próximos de alguns canais religiosos. Amador, sem vivacidade, completamente inútil para quem tenha um QI superior ao de um pato de borracha.

Sei que somos diferentes e capazes de um outro modelo, mais capaz de rentabilizar o aspecto comercial e institucional que uma estação permite, e permite tanta coisa…haja imaginação e motivação para não transmitir banalidades e peixeirada.

Até breve.

1 comentário:

  1. Pensei,pensei e pensei....mas que tipo de programas a Sportingtv poderá transmitir sem ser faccioso e propagandista, e não consigo encontrar. Elucida-me por favor.

    ResponderEliminar