terça-feira, 2 de novembro de 2010

A nova novela do Sporting

Hugo Almeida no Sporting? Não sei porquê, mas cheira-me que isto é mais uma novela, que tem tudo para não dar certo. O jogador ainda tem algum mercado na Europa, deve ganhar balúrdios e ninguém tem a certeza se gostará de vir para o nosso clube. Diz-se que é sportinguista desde pequeno e sendo esse o maior argumento está bem a à vista a probabilidade de vestir de verde e branco.

Falando sobre o jogador, não é daqueles avançados que conquistem a massa associativa, não é muito dotado tecnicamente e além disso não é jogador para 30 golos por época. O seu registo é mais mediano, 15-20 golos numa extraordinária temporada. No Porto nunca foi um titular indiscutível, lembro-me de várias épocas ter começado no plantel principal e depois ter sido emprestado. Um pouco à imagem de Postiga, Tonel, Pitbull ou o nosso Saleiro.

Foi depois de uma boa temporada e algumas aparições que foi vendido, mas não foi por isso que conquistou o seu lugar ao sol. No Werder Bremen é uma segunda opção desde que entrou. Será este o sucessor de Liedson? Não creio. Ainda é jovem é certo, mas não me parece um ponta-de-lança capaz de sustentar o sucesso de uma equipa em termos de golos. Precisa de muitas ocasiões de golo feito para ser bem sucedido e não é excelente em nenhum dos ofícios de avançado (jogo aéreo, remate, desmarcação e killer instinct), só suplantará Liedson no poder de choque e capacidade de elevação, em todos os outros, o levezinho é bem melhor.

Não quero isto dizer que será uma má opção, bem pelo contrário, o que quero dizer é que será bem-vindo se for para dar mais opções no tipo de avançados do plantel. Se for para ser o tal “pinheiro”. Se quisermos que seja o grande avançado, que o Sporting sempre teve, o tal para ser melhor marcador da Liga ou perto disso, estaremos, na minha opinião equivocados. Isto deve ser bem medido, quer na proposta de contrato, quer na verba de aquisição. Admirava-me muito que o clube alemão não o tentasse vender já em Janeiro e nessa condição qualquer clube turco, grego, italiano, francês ou inglês terá mais condições financeiras para ganhar o seu concurso (é internacional, comunitário, 26 anos, enfim…).

Este rumor não é de agora, já no defeso se adiantou o nome deste jogador para o Sporting e para o Benfica, mas o Sporting não tinha dinheiro e o Benfica não vendeu Cardoso. Veremos o que nos reservam os próximos tempos. Para mim será fácil de ver noticias contraditórias já no próximo mês de Dezembro.

Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário