domingo, 25 de setembro de 2011

O Jogo Certo

A "pressão" do treinador Bruno Ribeiro nem teve tempo de aparecer. Mais uma vez o Sporting entrou com estrondo na partida. Nos primeiro dois remates marcou 2 golos. O Setúbal reagiu sempre e também teve as suas oportunidades, a mais clara, diga-se, dada pelo árbitro ao não assinalar mão de um jogador setubalense que assim recuperou um alívio do nosso guarda-redes.

Antes de mais nada interessa dizer aos "buscadores" de azia, que Patrício esteve bem mais confiante neste ultimo jogo com duas grandes defesas e não vi razão para a "campanha" de criticas que se iniciou ontem (mas vinha a ser preparada antes) com o único destino de colocar Eduardo a jogar na baliza da selecção. A vergonha é algo que não assiste aos analistas do nosso futebol e como todos os jogadores leoninos jogaram bem...havia que inventar algo.

Aos 15 minutos 3-0. Um festival de precisão e foco no objectivo: matar o jogo. Só não ficou realmente defunto porque ambas as equipas procuraram mais golos. Honra seja feita o Setúbal, foi bem mais atacante que o que eu estava à espera, mas analisar a táctica de uma equipa que perde 3-0 aos 15 minutos de jogo é dispensável. Seja como for o espectáculo foi quase tão bom nos últimos 75 minutos, falou concretização para as inúmeras grandes jogadas de golo criadas, quase todas assentes na vontade indomável que mostrar aos sócios e aos próprios que tipo de jogadores temos.

E temos bons jogadores. Insua, Elias, Capel, Wolfswinkel, Rinaudo encheram o campo secundados por boas exibições de Pereira, Carrilho, Schaars e Patrício. Rodriguez, Onyewu e Polga estiveram razoáveis (é preciso trabalhar o "saio eu, sais tu" para evitar triangulações perigosas em frente à área, mas essa não é uma culpa exclusiva dos centrais) e o volume de ataque dos leões foi tão alto que se torna inglório concluir seja o que for do processo defensivo.

Este foi um jogo em que o resultado não espelha a exibição. O 3-0 é curto para tantas ocasiões criadas, Wolfswinkel deslumbrou-se e uma exibição monstruosa do guarda-redes Diego evitou um resultado histórico. Aliás, deu-me até a sensação que no último quarto da partida, a equipa tirou o pé do acelerador e geriu (bem) a partida. A pior equipa foi, mais uma vez o trio de arbitragem, com muitas faltas por assinalar e livres perigosos (convenientemente) esquecidos. Não houve tendência para prejudicar o Sporting, mas como foi o que mais atacou...contou mais com a tolerância ao empurrão.

A próxima partida é frente à Lazio e se o Sporting mantiver este nível exibicional, será mais fácil vencer e assegurar liderança prévia no grupo. Depois Guimarães e mais um teste difícil, o clube do Vitória é bem mais solido que o de Machado, mas com um Sporting a este ritmo, pode-se acreditar, pode-se ter confiança num bom resultado.

Para quem esteve no estádio ontem foi dia de festa. Este tudo certo. Até o jogo.
Até breve.

3 comentários:

  1. Olá a todos, criei um fórum hoje e como sabem ainda tem poucos registados, por isso peço a todos vocês que se registem lá para debatermos várias opiniões, ainda é um fórum grátis mas se tudo correr bem passará a ser domínio pago, e ainda podem ser moderadores do fórum, aproveitem!

    http://extremefootball.portugueseforum.com.pt/

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Noite Épica no sábado... Há tanto tempo que não presenciava ao vivo uma noite assim...!!! Foi mágico... Foi tão perfeito que até pareceu estranho... (Um bem haja tb ao """meu""" Vitória... - Assim se faz um futebol a sério...)

    E é tão bom dizer que o melhor jogador em campo foi o... SPORTING...!!!

    Assim vamos lá... todos a remar para o mesmo lado...!!!

    É um jogo para colocar, permanentemente, nas sessões de video a dar aos jogadores...

    ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E, claro, GLÓRIA... A fórmula é tão estupidamente simples que não se entende por que não é SEMPRE aplicada...!!!

    ResponderEliminar